O bairro do Pari é repleto de construções antigas interessantes. Na Rua Hannemann 170 este belo sobrado da década de 40, em estilo colonial, chama a atenção por sua beleza e traços arquitetônicos completamente distinto de seus vizinhos.

No andar superior, sob as janelas centrais, é possível observar um lindo mural de azulejos portugueses decorando a fachada.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Veja mais fotos do imóvel (clique na miniatura para ampliar):

ATUALIZAÇÃO – 23/03/2015:

Infelizmente uma parte considerável dos proprietários de imóveis antigos brasileiros não tem uma noção do valor que suas propriedades possuem quando preservadas. Seja o motivo disso uma baixa instrução pessoal, falta de cultura ou a completa ausência de informações acessíveis a estes o fato é que eles acabam por desfigurar preciosidades de maneira que não seria necessário.

Este imóvel foi deformado e deixou de ser uma preciosidade da rua para ser um imóvel comum e de gosto duvidoso. Um puxadinho (será que é regular ?) foi construído acima do antigo andar superior e a única coisa que sobrou é o mural de azulejos.

Crédito: Google Street View

Sobre o autor

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, é presidente do Instituto São Paulo Antiga e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comentarios

  • vania 20/07/2009 at 10:36

    Douglas,
    Ouvi sua entrevista na CBN e vim correndo procurar o imóvel do Pari, bairro onde nasci e morei até 6 meses atrás.
    Andando pelas ruas do bairro, sinto muitas saudades das grandes casas que foram derrubadas para dar lugar ao comércio. Infelizmente, esse bairro foi tomado pelos comércios e seus moradores abandonando suas antigas residencias.
    Parabéns pelo seu trabalho! Obrigada por salvar um pouco da memória do bairro onde nasci.

    Reply
  • Clela Person Lammardo 30/04/2010 at 22:08

    Sempre achei esse sobrado lindo. Esta semana o fotografei outra vez. Ele já está diferente foi reformado, descaracterizado, pintado de cor laranja. Só foi mantido o painel de azulejos pintados.
    Clelia Person Lammardo

    Reply
  • Mariana Araujo 20/01/2015 at 17:36

    Foi pintado de um tom de pessego e verde. A porta verda da lateral removida. Na parte inferior funciona uma loja de guarda-chuvas. Ainda bem que o azulej portugues permanece.
    Passo em frente com bastante frequencia.
    Alias vi em outros dois sobrados antigos na Rua Sao caetano azulejos identicos.
    Os sobradeos devem ser da mesma época.

    Reply
  • William Lima 20/02/2015 at 02:21

    mais um destruido, perdeu toda importancia arquitetonica para virar apenas mais um prédio funcional

    Reply
%d blogueiros gostam disto: