A região da Barra Funda que está mais próxima da Marginal do Rio Tietê tem muitos galpões , contudo passeando por ali é possível encontrar bons conjuntos residenciais perdidos entre as ruas repletas de construções comerciais, como este a seguir:

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Localizado na Rua Solimões, este sobrado poderia até passar com apenas mais um, entre os vários que existem espalhados pela Barra Funda. Entretanto há alguns detalhes na fachada que o tornam um tanto quanto interessante.

Chama a atenção, especificamente, o pórtico sobre o portão da casa, que é feito em um formato não muito comum nas casas paulistanas. Tem quase o formato de uma entrada de igreja. Muito interessante e peculiar.

Atualização 17/12/2014:

Fiquei muito feliz ao passar novamente pela rua Solimões alguns dias atrás e constatar que este sobrado, que já era bonito antes, foi completamente recuperado e recebeu uma nova pintura, de muito bom gosto.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Embora eu não saiba se a casa trocou de proprietário, que deu um novo visual a casa ou se foi apenas recuperada, é uma grande satisfação ver o sobrado com vida nova, através de um excelente serviço de pintura e de uma cor bem escolhida, que deu um belo destaque nos detalhes da fachada e nas janelas.

Cada imóvel antigo recuperado e pintado dá um novo ar não só para ele, mas para seu entorno também. O curioso é que voltei neste imóvel exatamente um ano depois que fotografei pela primeira vez. Meus parabéns aos proprietários !

Abaixo mais duas fotografias desta residência:

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Sobre o autor

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, é presidente do Instituto São Paulo Antiga e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comentarios

  • REGINAGONCALVES 08/01/2014 at 13:00

    muito bacana esse sobrado

    Reply
  • Luiz Henrique de Souza Alineri 08/01/2014 at 17:42

    É bacana e muito interessante.É meio árabe

    Reply
  • vita francisco de oliveira 12/01/2014 at 17:17

    muito intereçante éssa casa na rua solimões na barra funda,gostei,tem umas na rua anhainha tambem…

    Reply
  • Thiago 08/02/2014 at 13:39

    Este sobrado tem de peculiar o fato do ecletismo de estilos em sua fachada. O pórtico é em um estilo Gótico, com o “ondulado” em alto relevo lembra o estilo Art Decó, e a marquise da janela da parte inferior lembra o estilo modernista, típico de casas dos anos 50 e 60. Sem dúvida uma bela construção!

    Reply
  • Luiz Curi 14/01/2015 at 20:49

    Pessoal, ficamos muito felizes de ver que gostaram da reforma da nossa casa. Essa casa foi construida por meu bisavo em meados dos anos 20 e minha avó morou nela até uns 3 anos atras quando ela faleceu. A casa como podem ver ficou largada e resolvemos ficar com ela. Ela foi construida em estilo arabe mesmo (ele era libanês). A casa hoje pertece a meu pai e minha mãe e foi toda reformada com projeto feito por mim, presevando todo o estilo porem, realizando algumas mudanças internas. Fiquei muito feliz em ver que gostaram das escolhas das cores. O intuito era trazer os detalhes a tona e usar uma cor moderna ao mesmo tempo trazendo vida nova.

    Reply
    • Douglas Nascimento 16/01/2015 at 12:05

      Olá Luiz, como vai ?
      Sua casa é uma graça e vocês estão de parabéns. Vou depois acrescentar as informações que deu aqui sobre seu avô para aprimorar o texto.
      Se você tiver fotos antigas dela seria muito legal, parabéns pelo projeto bem executado de reforma.

      Reply
      • allan salles 02/06/2015 at 15:47

        Essa casa pertence a familia curi ….Celso curi e seu irmao fauze curi .

        Reply
    • poisonivy1802 09/08/2017 at 21:45

      Parabéns, Luiz.
      A casa é realmente linda e sendo paulistana, agradeço por preservá-la.

      Reply
  • allan salles 02/06/2015 at 15:41

    kkkk adorei ….Essa casa pertenceu a dona leonidia Curi …Foi construida pelo pai dela ..Hoje pertence a celso curi seu filho . obrigado pela foto da casa …Realmente ela muito bonitinha por dentro tbem …

    Reply
%d blogueiros gostam disto: