Casas Demolidas – Rua Júlio Marcondes Salgado, 115 e 117

Sempre nos preocupamos com casas antigas em áreas com poucos terrenos a disposição para a construção, pois tornam-se alvo fácil da especulação imobiliária. Entretanto, muitas vezes a área destes imóveis antigos não é grande o bastante para permitir um novo empreendimento. Apesar disso, não significa que eles estão protegidos. O espaço pode não ser suficiente para um prédio, mas pode abrigar um estacionamento ou um galpão comercial.

Foi o que aconteceu com estes dois imóveis antigos vizinhos demolidos na Rua General Júlio Marcondes Salgado, em Santa Cecília.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Localizados nos números 115 e 117, tratava-se um antigo sobrado centenário e mais outra casa menor, igualmente antiga.

O imóvel maior, à esquerda, por muitos e muitos anos funcionou como um cortiço, tendo sido desocupado em meados de 2011. Desde então, estava fechado e com suas portas e janelas emparedadas, sendo que ainda resistiu a um incêndio no final do mesmo ano. Apesar de abandonado e bem deteriorado era possível de ser restaurado, mas o fato de não ser tombado como patrimônio histórico determinou seu fim.

Crédito: Google Street View

Já o imóvel menor, na cor azul, permaneceu aberto até quase no final do ano de 2011, pois funcionava um pequeno comércio. O piso superior estava ainda completamente original em sua porção exterior, já o piso ao nível da calçada há muito perdera sua porta de entrada original, substituída por uma porta comercial de aço.

Após a total demolição de ambos os imóveis, um galpão comercial foi erguido no local. Na rua Gen. Júlio Marcondes Salgado ainda sobrevivem algumas casas antigas, sabe-se lá até quando.

Atualização:

Um leitor entrou em contato e nos enviou o link do incêndio que ocorreu no casarão em 2010. As cenas são fortes.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Casa Abandonada e Emparedada

Localizada próxima da famosa Vila Itororó, esta casa abandonada na rua Monsenhor Passaláqua está com o seu interior lacrado por esta parede de blocos na entrada.

Leia mais »

8 respostas

  1. Isto vem acontecendo não somente em cidades maiores. Nas pequenas (o caso da minha Rio Claro/SP) é um imóvel atrás do outro e não há proteção alguma. A história é apenas um lixo para aqueles que cedem às tentações do dinheiro.

  2. Se eu tivesse dinheiro, derrubaria apenas a casa azul, deixando no lugar um jardim gramado com uma ou duas árvores e a casa grande reformaria. No meio, aonde ficava o portão vermelho até cabe um carro.

  3. Precisamos preservar as que ainda restam em alguns pontos da cidade, como na Liberdade e Bela Vista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *