Sobrado Demolido de 1896 – Rua Wandenkolk, 485

O bairro da Mooca é sem dúvida um dos mais ricos de São Paulo em relação à memória urbana. Pelo bairro é possível se deparar com as mais difentes construções. São casarões suntuosos, casas de operários, vilas, fábricas, moinhos e passarelas ferroviárias importadas da Inglaterra.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Mas um dos imóveis que mais chama a atenção no bairro é também um dos mais antigos que ainda resiste, em pé. Trata-se deste belíssimo sobrado ainda do século XIX, do longínquo ano de 1896, localizado no número 485 da rua Wandenkolk e esquina com a rua Cel. Bento Pires.

O imóvel em duas fotos antigas sem data e de autor desconhecido (clique para ampliar).
O imóvel em duas fotos antigas sem data e de autor desconhecido (clique para ampliar).

Até pouco tempo atrás o sobrado esteve ocupado no andar superior para moradia. Há alguns meses ele foi esvaziado e deste então ele está com uma placa de vende-se que não é muito animadora. O imóvel e seu simpático vizinho de cor amarela e azul são construções centenárias e que aparentemente não estão tombadas pelo patrimônio histórico, estando assim vulneráveis a demolições ou eventuais descaracterizações.

Um sobrado tão belo e de linhas tão sóbrias não só precisa como merece ser preservado.

Confira outras fotos do sobrado (clique na miniatura para ampliar):

Atualização – 22/08/2012:

Há poucos dias recebemos a informação de que o imóvel começou a ser demolido. Por mais que não quiséssemos acreditar em tal crime contra a memória arquitetônica da Cidade de São Paulo, fomos até o local para conferir e constatamos que a triste notícia era real. O velho sobrado de 116 anos, um dos mais antigos e históricos imóveis da Mooca foi demolido.

O andar superior e inferior foram todas destruídos, restando apenas as paredes do andar térreo agora apenas servindo como um muro. Apesar de odiosa e repugnante, a demolição infelizmente foi legal pois o imóvel não era tombado pelo poder municipal. Abaixo a foto do imóvel como encontramos:

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Casas da Rua Isabel

Tenho muito apreço pelo bairro da Vila Esperança. Quando nasci, em 1974, após sair da então Maternidade São José do Belém foi ali que fui

Leia mais »

12 respostas

  1. uma obra robusta. Bem restaurada ficaria uma beleza.
    E depois??? Alugando o inquilino nao cuida como deveria. O Estado, por sua vêz, “tomba”, mas, nao compra e nem sei se concede isenção do IPTU. Afinal, será que o proprietario se contentaria em possuir um imovel antigo, bonito e bem restaurado, apenas por
    diletantismo,(amor a arte).-

  2. É constrangedor ver um obra arquitetônica assim abandonada,infelizmente nossos governantes e também nosso povo,não dá o devido valor a essas riquezas,deveriam deixar que alunos de arquitetura pudessem restaurá-los e fariam um trabalho que valeria como a monografia final de curso,assim resolveria os problemas,a restauracão da obra e daria experiencia (real) O FUTURO ARQUITETO.

  3. É triste ver como as construções paulistanas da virada dos séculos 19 para 20 (durante a primeira república) são maltratadas e desprezadas tanto pelos entes públicos quanto privados…

  4. Realmente os imóveis ficariam lindos com uma restauração, infelizmente não é da cultura do brasileiro preservar, sou morador da Mooca e vejo quantos prédios de alto padrão estão sendo erguidos, ninguém se preocupa em preservar a história, isso é triste. Exemplo da rua Cassandoca onde hoje existem várias torres residenciais.

    Parabens pelo site!

  5. No Google Maps este sobrado ainda está de pé e dá para vê-lo de outros ângulos… Olha as janelas… Era moda em 1896 !!! Q pena…..

  6. Moro nessa rua, espero que a empresa que fez isso mantenha o muro (pinte-o e dê maior “sustentação”), e não apenas faça uma coisa qualquer passível de pichações ridículas.

  7. O imóvel foi definitivamente demolido. Há uma muro de arrimo sendo erigido, com sérios sinais de ser uma construção irregular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *