A Bela Vista é um dos bairros mais acessados pelos leitores do São Paulo Antiga. A riqueza arquitetônica do bairro se faz presente em todas as suas ruas, com as mais distintas variações arquitetônicas.

No número 45 da rua Dr. Penaforte Mendes, diante de um edifício comercial abandonado que já catalogamos aqui, encontramos esse lindo sobrado antigo, que apesar de estar com uma fachada mal conservada, é um belo exemplar das tradicionais e simpáticas casas antigas que existem no bairro.

Ela é habitada e precisa um pouco de atenção na fachada. Muitas vezes os proprietários não conseguem arcar com os custos de manutenção de imóveis antigos como esse. Porque não se criar incentivos para que proprietários que comprovarem efetivamente não terem recursos para arcarem com fachadas possam manter seus imóveis belos e preservados ?

Veja mais fotos do sobrado (clique na miniatura para ampliar):

Sobre o autor

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, é presidente do Instituto São Paulo Antiga e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comentarios

  • Cris 30/01/2015 at 15:09

    Além de nao existir nenhum incentivo, ai do proprietário se seu imóvel for tombado. O governo nao ajuda financeiramente e ainda nao é possível reformar, somente restaurar e o custo fica todo para o dono do imóvel.

    Reply
  • Eduardo 26/08/2019 at 16:45

    Passei ontem a noite em frente aos sobrados desta rua e constatei que do número 17 (esquina) ao 57, incluindo o nº 45 desta matéria, infelizmente estão com tapume na frente, indicando possível demolição para construção de prédio. Uma pena. Lamentável.

    Reply
  • antonio alberto 23/05/2020 at 22:12

    Minha mãe era conhecida dos proprietários….me lembro que esta janela fechada havia uma sala de som cheia de discos…onde ele orgulhava-se de me mostrar…….rua penaforte mendes…..la tem muitas historias que sei….minha infância foi la…

    Reply
%d blogueiros gostam disto: