Sobrado – Rua Perpétuo Júnior, 152

A Perpétuo Júnior, no alto de Santana, é uma pequena e sinuosa rua que serve de ligação entre as ruas Dr. Zuquim e José Debiaux. Aqui é possível ainda encontrar alguns belos sobrados antigos, alguns bastante conservados e outros deteriorados como este localizado no número 152.

Apesar de estar em situação de penúria, com suas portas e janelas seladas com blocos, é possível notar que trata-se de um imóvel grande e bem construído. As janelas amplas revelam cômodos grandes e confortáveis e na sua entrada é possível notar dois lindos murais de azulejos servindo de decoração.

Segundo um vizinho, o maior problema desta rua e que empurrou alguns dos imóveis ali localizados à deterioração é justamente o fato desta rua servir como ligação a duas importantes vias do bairro, uma que sobe e a outra que desce para o centro de Santana. A proibição de estacionar carros na rua e a dificuldade de se encontrar um local para eventuais visitantes estacionarem seus veículos afugentou muitos dos moradores originais.

Qual será o destino deste belo sobrado ?

Confira outras fotos deste imóvel (clique na imagem para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Conheça o local através do mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Prédio da Mitra Arquidiocesana de São Paulo

Este antigo edifício pertencente à Igreja Católica e corre risco de ruir. Saiba mais detalhes sobre esta construção que está em uma área onde há desde 1975 um projeto para erguer um novo edifício de 25 andares para abrigar a Mitra Arquidiocesana de São Paulo.

Leia mais »

6 respostas

  1. Que coisa! eu querendo menos que isso, e essa casa maravilhosa cheia de tijolos no lugar de janelas, o triste é pensar que talvez houve um tempo que essas casa poderia estar cheia, com uma grande famila, pois qual seria o motivo de se ter uma casa grande assim?

  2. É uma pena que este sobrado esteja tão deteriorado. Não digo em sua fachada que está até conservada, mas no interior dele. Dá para perceber que no segundo andar a pintura está totalmente desgastada, aliás, só tem praticamente cimento. Parece que o imóvel está abandonado há um bom tempo.

  3. O nome correto da rua que a Perpétuo Jr. liga com a Dr. Zuquim é José DebiEux. Sou morador da região e tenho acompanhado a desapropriação de vários imóveis para a construção de um túnel que faz parte do prolongamento da Av. Cruzeiro do Sul até a Av. Engenheiro Caetano Álvares no Mandaqui. Apesar do projeto já ter sido divulgado por alguns jornais, muitos moradores de Santana e das imediações ainda desconhecem o local exato por onde esse túnel passará. Provavelmente o imóvel da foto em questão será demolido para a construção do túnel. Agora é esperar e acompanhar o andamento das obras.

    1. Rafael,os moradores das ruas,jose debiex,benvinda aparecida abreu leme,perpetuo junior,e arredores deveriam se unir para pedir a prefeitura mais atenção aquela região que está abandonada,fica até perigoso transitar a noite por la,casas abandonadas sendo invadidas,um cortiço caminhando para mini favela,sem plantio de arvores nestas ruas embora a secretaria de meio ambiente esteja plantando arvores em toda santana,calçadas esburacadas,tudo pixado.É preciso cobrar da prefeitura que se construa condominios populares como o singapura para estas pessoas,pois vai ajudalas e a todos que ali residem uma vez que os imoveis destas ruas tem uma baixissima avaliação comparada aos arredores como voluntarios,dr zuquim e demais.Isto é prejuizo para nós.Precisamos exigir uma definição da prefeitura sobre este tunel e liberar as areas que não forem afetadas a fim de que haja investimentos imobiliarios nestas areas.

  4. É muito triste ver esse imóvel desta forma, no início dos anos 1990 foi uma academia de bale, durante alguns anos eu e minha irmã frequentamos. Era um imóvel bem grande, espaçoso, com salas amplas onde dançamos muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *