Quando pensamos na Rua Il Sogno di Anarello localizada na Vila Mariana, a primeira coisa que surge em nosso pensamento é o famoso e restaurante que leva o nome da rua fundado por Giovanni Bruno (1935-2014). Mas por ali também existem algumas construções antigas interessantes, como esta:

clique na foto para ampliar

Localizados nos números 26 e 36 estes dois sobrados geminados são bastante interessantes e com uma arquitetura pouco usual ali naquela região.

Apesar do sobrado do número 36 estar um tanto quanto alterado, com grandes na porta e em uma das janelas e uma famigerada janela de alumínio no andar superior, a residência do número 26 mantém-se totalmente preservada nos aspectos originais, chamando atenção para o pequeno portão de madeira que restringe o acesso à diminuta área entre a calçada e a porta de entrada do imóvel.

Portãozinho de madeira é um detalhe de época (clique para ampliar)

Ambas as residências possuem porão e as janelas que aparentemente iluminam as escadas dos sobrados compartilham a mesma moldura na fachada, algo muito elegante. Eu acredito que se ambos fossem pintados da mesma cor ficariam mais interessantes, mas as cores bem distintas escolhidas também deixam a fachada muito agradável.

Veja mais fotos (clique para ampliar):

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, é presidente do Instituto São Paulo Antiga e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • MARISA CRISTINA 12/12/2019 at 14:10

    Nasci em sobrado muito parecido com esses, a porta do sobrado rosa era igualzinha, e eram 3 sobrados germinados e fica em Sorocaba existem ate hoje

    Reply
  • andre santana 12/12/2019 at 18:09

    Uma curiosidade: _São do mesmo dono???São lindos!!!

    Reply
%d blogueiros gostam disto: