São Paulo é uma cidade que, como qualquer outra grande metrópole, sofreu muitas transformações ao longo do século 20. Porém, poucas cidades chocam tanto pelos contrastes entre o passado e o presente como a capital paulista.
Para mostrar o quanto esta transformações foram profundas (e nem sempre benéficas), fizemos uma seleção de 12 antigos cartões postais paulistanos do passado, produzidos entre 1921 e 1967, para mostrar uma São Paulo que praticamente não existe mais.
1 – Cidade sem trânsito
Quem poderia imaginar, nos dias de hoje, uma vista tão tranquila e quase deserta da movimentada Avenida 9 de Julho ? No lado esquerdo do postal o Edifício Brasilar ainda em construção, e no lado direito ainda não existia o famoso Edifício Joelma.
2 – Carros mais coloridos
Pode parecer bobagem, mas a ausência de carros das mais diversas cores nas ruas contribui com o visual frio e acinzentado da capital paulista. Neste postal do Largo do Arouche cor é o que não falta. Ao fundo, bem no horizonte, o Edifício Itália em fase final de construção.
3 – Sai um cartão postal, entra outro
No mesmo lugar, dois ícones da capital paulista. No postal, a antiga e inesquecível Vila Normanda, um verdadeiro pedaço da Europa em São Paulo, ainda de pé, e que seria demolida alguns anos mais tarde, para a construção do Edifício Itália. Qual você prefere ?
4 – A dor de um parque que sucumbiu
Responda rápido: Quantas vezes você desfrutou do Parque D. Pedro II ? Se você tem menos de 40 anos é bem possível que nunca tenha aproveitado. Uma área verde que tinha tudo para ser o mais belo parque urbano do Brasil, hoje tem horários que dá até medo de passar. Mas no passado, como mostra o postal a seguir, era um lugar com uma beleza de tirar o fôlego.
5 – Cadê as faixas de trânsito ?
Neste incrível cartão postal da Praça da Bandeira (peraí, cadê a praça ?), uma amostra de que o trânsito paulistano já dava seus primeiros passos rumo ao caos, com a total ausência de faixa de pedestres, além de pessoas e carros trafegando para todos os lados sem muita orientação.
6 – A “Broadway” paulistana
A Lei Cidade Limpa, criada na gestão do Prefeito Gilberto Kassab foi bastante benéfica para a cidade. Mas é impossível não gostar da Avenida São João neste raro postal colorido da década de 60, e também não lembrar da Broadway em Nova Iorque.
7 – Tardes tranquilas no aeroporto
Os mais jovens não tiveram este prazer, mas quem teve não esquece. Passar a tarde no café do Aeroporto de Congonhas observando o sobe e desce dos aviões devia ser uma grande diversão… para todas as idades.
8 – Jardins do Museu Paulista
Neste belo postal colorido da década de 50 o calçadão do Museu Paulista, hoje uma meca para os skatistas, ainda não existia e ali era liberado ao trânsito de veículos. No lado direito uma publicidade de marca de cigarro nos jardins do museu.
9 – Onde estão todos ?
Neste postal Avenida Brigadeiro Luís Antônio da década de 20, uma via absolutamente deserta. No lugar do ruído dos ônibus articulados de hoje, apenas dois bondes circulando e algumas poucas carroças.
10 – Um centro mais charmoso…
Embora muitos apreciem os modernos prédios paulistanos que foram construídos tanto na Rua Líbero Badaró, como na Praça do Patriarca, é inegável que a região era muito mais charmosa quando ainda existiam os Palacetes Prates e o antigo prédio do Mappin, que foi demolido para dar lugar a um arranha-céu de um banco.
11 – O Palácio 9 de Julho
Na época deste postal, o magnífico Palácio das Indústrias tinha este outro nome. Porém o que mais chama a atenção nesta imagem é a beleza e a elegância da região, que foi arrasada com obras viárias mal planejadas, como o Viaduto Diário Popular. Será que veremos novamente a região tão bela como nesta imagem ?
12 -Calçadas mais estreitas…
Por fim, neste postal da década de 30, um Largo São Francisco não muito diferente dos dias atuais. Se o prédio permanece o mesmo, as calçadas era um tanto quanto diferentes, muito estreitas.
Você também pode gostar do seguinte artigo:
Comments