Curiosidades

22 ônibus paulistanos para matar saudades

Comments (80)
  1. Mauro Scripomic disse:

    Nossa agora viajei, ainda mais nesse assunto, o meu predileto, ônibus, eu sou um apaixonado por ônibus, lindas fotos e belas postagens ainda mais mostrando ela, a lida e amada São PAulo.

  2. Bacana o artigo Douglas. Ando bastante de ônibus desde pequeno, seja nos ônibus “comuns” ou nos trólebus. E apesar de gostar bastante dos modelos Caio Gabriela (1975-1984) e Caio Amélia(1980-1988), o modelo que mais me marcou foi o Caio Vitória(1988-1995).

    Ah, e o ônibus com motor O-364, não foi fabricado pela CAIO, mas sim pela própria Mercedes-Benz. Ela fabricou carrocerias Monobloco entre 1961 e 1996

    1. Celso disse:

      Bem observado. A MB também fabricou carrocerias de ônibus. Já a Caio é provavelmente a encarroçadora mais antiga ainda em atividade e a pleno vapor.

  3. Bruno disse:

    Doulas parabéns ótima matéria, apenas uma correção na foto 10 o ônibus em questão não é da Caio é um ônibus do tipo monobloco que eram fabricados inteiramente pela Mercedes-Benz na fábrica de Campinas que hoje é uma central de distribuição de peças.

  4. A Foto nº 12 vi em outra pag como sendo um trolebus do RJ, Viaduto de Cascadura em 1966, mas é uma bela foto adoraria que fosse mesmo do meu bairro <3

    http://rioantigo.buzznet.com/photos/transportes/?id=1604298

    1. Oi Lais!
      Sim foi um erro nosso aqui, mas já o trocamos por um CMTC Grassi/Villares!

  5. Alexandre Fontana disse:

    Gostar, eu não gosto muito não, mas andei bastante, principalmente nos elétricos já que eu morava e ainda moro perto do antigo ponto final do elétrico Tucuruvi que ficava na R.Major Dantas Cortez esquina com a Av.Guapira. Inclusive vi muito alguns desses modelos de elétrico das fotos circulando por aqui. Mas a foto que me fez viajar no tempo foi a do Nações Unidas da década de 80.

  6. Godoy disse:

    Meu é motorista de ônibus aposentado, e dirigiu os modelos 8, 9 e 10, nas viações Pirituba, Gato Preto, Santa Brígida e TUSA. A Viação Pirituba e a TUSA não existem mais. A Viação Santa Brígida e a Viação Gato Preto hoje formam o Consórcio Bandeirante, e atuam na região Noroeste da cidade de São Paulo.

  7. Marcelo disse:

    Muito bacana esse artigo! Reforço as informações do colega Maurício quanto ao O-364O e acrescento que o SCANIA K112CL (THAMCO) – APELIDADO DE FOFÃO (1988), prefixo 11.011 iniciou suas operações em 1.987 na gestão do prefeito Jânio Quadros.

  8. Toffo disse:

    Uma correção: a foto 12 não é de São Paulo, e sim do Rio. O sistema trolebus no Rio de Janeiro durou cerca de 9 anos, entre 1962 e 1971. A linha Freguesia era da zona norte carioca, não da paulistana. Quanto às fotos 6 e 7, as datas são, respectivamente, 1968 e 1967.

    1. Oi Toffo!
      Sim foi um erro nosso aqui, mas já o trocamos por um CMTC Grassi/Villares!

  9. Gostaria de viver um pouco essa época, gostaria de estar bem ali onde foram tiradas essas fotos, pra sentir como era o tempo nessa época,… conversar, saber os pensamentos das pessoas que viveram nesse tempo.

  10. Legal a postagem. Só um detalhe a foto 12, dos elétricos, não é de SP, é do RJ. Na Freguesia do Ó não tinha ônibus elétrico. Essa é uma foto do RJ. Em rápida procura no google achei a linha 620 (Freguesia – Taquara).

    1. Oi Marcello!
      Sim foi um erro nosso aqui, mas já o trocamos por um CMTC Grassi/Villares!

  11. Carla Silva disse:

    Amei a matéria Douglas. parabéns!! A linha que mais amo e ando até hoje é a do trólebus 2100 Praça da Sé / Term. Vl. Carrão!

    1. A que eu mais andava era a antiga 702P Lgo São José do Belém – Pinheiros, que a Marta destruiu… 🙁

  12. Maria Helena Viotto disse:

    Muito bacana, só faltou o Penha/Lapa.

  13. DANIEL PICINIM PEREIRA disse:

    TENHO 65 ANOS NAO ME LEMBRO DE ONIBUS ELETRICO PARA FREQUESIA DO O

    1. Colocamos uma foto errada, do Rio de Janeiro, mas já corrigimos! 🙂

  14. Amigo Douglas…uma boa tarde !
    Espetacular essas fotos, e gostaria de colaborar
    pois tenho algumas fotos dos onibus da E.O.P.I.
    (Empresa de Onibus Parada Inglesa)

  15. Renato Romano disse:

    Os ônibus elétricos são verdadeiros Highlanders… Era comum as carrocerias e sistemas de tração serem reaproveitados e veículos ‘novos’. Tem eixo dos anos 70 rodando até hoje!

  16. ernani disse:

    São bem poucos os que estão expostos no museu dos transportes na av. Cruzeiro do Sul em São Paulo.
    Poderiam ter reservado mais ônibus destes, para serem expostos em museus da cidade.
    Existia um bonde camarão exposto lá no museu dos transportes.
    Uma ocasião estive lá e disseram que estavam reformando o tal bonde. Acontece que nunca mais o tal apareceu. O que foi feito?

    1. SavianoMarcio disse:

      Se não me engano foi para Santos onde foi (será) restaurado.

  17. ernani disse:

    Dos bondes, restaram apenas tres expostos lá no museu dos transportes.
    2 (bondes pequenos abertos) e um fechado com bancos de palhinha, o tal apelidado de “gilda”. O camarão que era da linha Santo Amaro, não vi mais.!

  18. wagner monteiro disse:

    Que viagem no tempo, mas eu gostei e deu muita saudade, foi do Papa-filas, passando em frente do Mappin, no Anhangabaú. Show

  19. Wagner C.S.Arcuri disse:

    O trólebus da linha Freguesia, é do Rio de Janeiro. Não é Freguesia do Ó. E em São Paulo, nunca houve esse tipo de trólebus.

    1. Foi um erro, mas já o trocamos por um CMTC Grassi/Villares!

  20. Britto disse:

    Sensacional! Parabéns! Vou encaminhar para meu amigo Mario Custódio, especialista em ônibus. Ele vai amar. Valeu!

    1. MARIO CUSTÓDIO disse:

      Obrigado pela consideração BRITTO.
      Ao DOUGLAS, PARABÉNS!
      Colocou até uma foto de minha autoria, o O-362 da MONUMENTO, que tirei no PARQUE DOM PEDRO II no final dos Anos 70 (1978).
      Senti-me honrado.
      Saudações a ambos.
      MARIO CUSTÓDIO

  21. Britto disse:

    ET.: Dificílimo escolher, mas fico com a foto 18, pois considero a linha Cardoso de Almeida – Machado de Assis a mais paulistana de todas!

    1. Concordo com você! É a linha das linhas!!

  22. João Guimarães filho disse:

    Como não se emocionar vendo essas fotos…minha infância foi em boa parte dentro da garagem da A.V Brasil Luxo na Zona Norte, minha irma trabalhou desde os 16 anos de idade, Sr Belarmino e Toninho Marta sempre permitiram minha presença na garagem, uma grande paixão pelos ônibus…felizmente andei nos modelos Jaraguá,Bela Vista, Gabriela, Amelia e por ai vai..Striulli da CMTC,ACF BRILL,indo da Cásper Libero para Tucuruvi…da minha infância..lembro como hoje..e felizmente tenho fotos…os ônibus da Brasil Luxo descendo a antiga rua 4 junto com os 355 da CMTC la no Jardim Peri…como esquecer o som dos freios…demais.!!!
    Tenho uma galeria no site ONIBUS BRASIL…com muitas fotos para se recordar..João Filho Guimarães.
    Douglas..mais uma vez..parabenz ! ! !

  23. derwolfstein disse:

    Ola, muito legal… ônibus sempre a melhor opção para o trabalhador, minha cidade é pequena faço um trajeto de aproximadamente 7 km… de ônibus para ir para o trabalho, mas não podemos esquecer o nosso amigo motorista a quem nos confiamos a vida no dia a dia, parabéns pela matéria Douglas!!!

  24. José disse:

    Saudades! Muitas saudades!

  25. Quantas vezes a minha familia n pegava a linha 1428 (Sta. Terezinha / Casper Líbero) para irmos para casa, depois de fazer compras no Mappin ou na Mesbla…. Tinha também a linha Mandaqui / Pinheiros, que no ponto final (Pinheiros) tinha uma pastelaria bem simples, mas quer servia o melhor pastel de queijo que já comi na minha vida…. tinha recheio com uma fatia de queijo bem grossa, que puxava a cada mordida. Tudo mudou, a pastelaria deu lugar ao novo Lgo. da Batata e as linhas foram suprimidas…. Mas deixaram lembranças boas.

  26. Luis Fernando Ramos disse:

    Foto 22 – Lembro da minha infância e já aos 14 anos no o meu primeiro emprego como office boy na Paulista. Pegava o “onibus eletrico” no ponto final no Tucuruvi as 6:15 (na Major Dantas ) e descia na Augusta esquina com a Paulista as 7:30, isso em 1986, não esquecendo também que na volta optava em pegar o 701U JAÇANÃ da CMTC nos saudosos O362, que descia Consolação voando. Bela materia mais uma vez!!

  27. MARIO CUSTÓDIO disse:

    Obrigado pela consideração BRITTO.
    Ao DOUGLAS, PARABÉNS!
    Colocou até uma foto de minha autoria, o O-362 da MONUMENTO, que tirei no PARQUE DOM PEDRO II no final dos Anos 70 (1978).
    Senti-me honrado.
    Saudações a ambos.
    MARIO CUSTÓDIO

    1. Ah, Mario como vai ? Não tinha os créditos da foto… vou creditar!
      Peguei essa linha 1x só na minha vida 😀 Abraços

      1. Britto disse:

        Então parabéns Mario, pois foi a foto escolhida pelo Flávio Gomes em seu blog, que me levou à matéria…

  28. Simone Valerio disse:

    Parabéns, Douglas! Fui usuária da linha Praça da Sé – Gentil de Moura, no final dos anos 80 e inicio dos 90. Dentro do ônibus elétrico lá ia para a faculdade, estudando para as provas! Bons tempos. LINDO seu trabalho.

  29. João Guimarães filho disse:

    Em 1982,eu morava na Av Nova Cantareira e estuda na escola Candido Portinari em Santana…certa vez consegui entrar no ônibus da CMTC que fazia Tremenbe a Cidade Universitária O-352 , este vivia lotado em qualquer horário. Só consegui descer 3 pontos depois da escola próxima a Marginal Tiete…terrível…hoje as pessoas andam em ônibus modernos e ainda reclamam.

  30. Emerson de Faria disse:

    Exceente matéria, Douglas, aliás como sempre. Desses ônibus antigos o que mais me marcou foram os GMC ODC, originalmente diesel, convertidos para elétricos nas oficinas da CMTC (tinham inclusive um letreiro em cima da janela traseira onde se lia Troleibus nacional fabricado pela CMTC), com equipamentos Siemens ou Villares, creme claro com listras azul marinho e no meio o dístico da CMTC. Quando criança morava na Água Rasa, na Rua Anália Franco, bem no comecinho dela, atrás da Avenida Sapopemba, e quando íamos a casa de meu tio que morava na Vila Formosa, descíamos a pé até a Avenida Regente Feijó, e lá tomávamos ele (às vezes também um Mercedes Benz O-362 monobloco e motor traseiro, também da CMTC, aliás a frota toda dela àquela época era desse modelo). Já adolescente, quando trabalhava de office boy no centro da cidade, eu pegava ele numa linha que subia a Augusta, cruzava a Paulista, descia e seguia pela Rua Colômbia. A grande curtição é que quando ele chegava lá embaixo, num longo trecho de reta, o motorista acelerava ele e o mesmo tremia tanto que parecia que ia desmontar! E as luminárias internas eram um show à parte: coloridas, verdes, azuis, vermelhas, amarelas, bastaria colocar um globo de vidro no meio do carro e fazer uma rave!!! Isso sem contar o som do motor, que parecia gemer o tempo todo, você andava pela calçada, ouvia aquele som distante, e quando parecia que uma ambulância ou viatura de polícia ia surgir da esquina, eis que o velho trolébus, com sua frente com uma capelinha, seus farois redondos e um gancho abaixo deles e rodas raiadas, surgia. Bons tempos…

  31. Claudio Bassi Elias disse:

    O nº7 é um Massari/Alfa Romeo da Cia. Auxiliar de Transportes Coletivos(CATC) que sucedeu a Viação Cometa (Urbano) na Zona Leste: Vila Formosa, Vila Invernada, Sapopemba, São Rafael, Jardim Grimaldi e Guilherme Giorgi. No Centro os pontos eram: Belém, Paiçandú e Pça. Clóvis.

    1. Ricardo disse:

      Olá Claudio Bassi, ia fazer um adendo à foto nº 7 quando li o teu post exatamente com a informação que ia passar. Muito obrigado por esclarecer os fatos dessa empresa, extinta e substituida por outras muito ruins, na minha opinião.

  32. Renato Marques disse:

    Legal recordar. Sempre morei em Santos, e na minha infância ficava fascinado ao ver em São Paulo a diversidade de tipos de ônibus existentes. Ficava na casa de minha irmã na Rua Cardoso de Almeida, e adorava ver o bonde 19 subindo e descendo a ladeira. Com 12 anos, certa tarde, dei uma” escapada ” , peguei o 19,fui para o Centro, e de lá, até o Jóquei Clube, só para andar de ônibus elétrico, que naquela época ainda não circulava em Santos. Voltei as 19 hs., e no dia seguinte, fui ” recambiado” de volta a Santos. Que baita bronca que levei… Quanto ao bonde ” desaparecido ” acho que ele não veio para Santos. Temos aqui um Gilda, que logo vai ser reformado,e passará a circular na linha turística, que já conta com outros 8 bondes. Este Gilda foi resgatado em Bertioga, numa colônia de férias do Estado, em péssimo estado. A única hipótese de ser o ” desaparecido”, é ter vindo de São Paulo para Bertioga anteriormente. De toda forma,é um Gilda, e parece que o sumido não é desse tipo.Informo a todos, que em Santos,no Centro comercial, temos bondes circulando de terça a domingo, das 11,oo hs às 17,oo hs. inclusive com guias turísticos durante o passeio de aproximadamente 1 hora pelo Centro histórico. Vale a pena ver e curtir.

  33. Renato Marques disse:

    A foto 3 deve ser de 1963-1965. Monoblocos Mercedes Benz iguais a esses circularam
    aqui na minha cidade (Santos) ligando-a com São Vicente.

  34. Só faltou um trólebus ai, o que fazia a linha Pça. Clóvis/Vila Prudente – 3160 da CMTC que atualmente faz ponto final no Parque D. Pedro. Aliás, os que eu me lembro ai são os trólebus e os ônibus da CMTC (exceto o fofão que eu só via na TV e nunca vi um pessoalmente) e o da Viação Monumento, que apesar de ser muito pequeno eu me lembro das letras pintadas nas laterais do ônibus.

  35. Joaquim Jorge H.D. do Amaral disse:

    Amigo Douglas. Que viagem. Valeu mesmo. Gostaria de, se possível, fotos do saudoso Morubixaba da Viação Cometa, uma verdadeira lenda na linha Rio-São Paulo nos anos 50 a 70. Gostaria de vê-lo na antiga Rodoviária de São Paulo. Desde já agradeço. Joaquim Jorge.

    1. Renato Marques disse:

      Joaquim Jorge H.D.do Amaral, existem fotos do ” morubixaba ” em sites sobre ônibus rodoviários antigos, eu já vi. E se não me engano, no próprio site da Cometa. Realmente,esse ônibus foi uma lenda como você bem falou.
      Eu adorava viajar nele para o Rio de Janeiro. Depois, uma fábrica brasileira fez uma carroceria muito parecida,
      cujos ônibus circularam entre Santos-São Paulo,na extinta empresa Zephir.

      1. Joaquim Jorge H.D. do Amaral disse:

        Grato Renato por sua resposta. Grande abraço. Joaquim Jorge.

  36. Rafael Mingues disse:

    Absolutamente sensacional, ver a evolução dos ônibus em SP.
    Seria muito interessante se a prefeitura disponibilizasse mais linhas de ônibus elétricos e a instalação de bondes modernos pelo menos no centro da cidade, seria incrível vê-los novamente circulando pela cidade e o planeta iria agradecer.

  37. eder disse:

    Boa noite !!Douglas show essa matéria , os mais legais o articulado e o fofão bem diferentes pra época

  38. William disse:

    Bela iniciativa Douglas !! Show de bola.

  39. Quero só deixar uma Observação da figura 18,lá diz Cardoso de Almeida / Machado de Assis,o Correto seria: Cardoso de Almeida / Largo São José do Belém,sei disso porque na epoca adorava pegar essa linha,pouca gente sabe mas nessa epoca existiam 2 linhas Cardoso de Almeida, uma era a 216-Machado de Assis e a outra 706-Largo São José do Belém,Veja que o Nº que está na capela é o 706,tenho fotos com esse mesmo Nº no sentido Largo São José do Belém

  40. EDSON JOSE disse:

    MUITO BOAS RECORDAÇOES DOS TEMPOS ANTIGOS DO TRANSPORTES

  41. Reginaldo Galuzzi disse:

    Mais uma matéria excelente! Parabéns!

  42. Luciana Candido disse:

    A linha Pinheiros Mandaqui era de ônibus elétrico, depois trocaram pro convencional e a linha foi desativada em 2013 🙁

  43. NoNo DaEnie disse:

    Demais, mas eu achei que mostraria a evolução dos ônibus até hoje! Depois da década de 90 houve 2 ou 3 modelos de ônibus marcantes na década de 2000!

  44. Ronaldo disse:

    Voltei ao passado, conheci quase todos, exceto a FNM “papa filas”, na minha infância, até adolescência servíamos das linhas da aviação Estrela Dalva (Elmo) e Brasil Luxo (Belarmino), …bons e ingênuos tempos.

  45. marcelo silva disse:

    Cardoso de Almeida – Machado de assis, andei muito neles para chegar na Interlace, em meados da decada de 80.

    1. Essa linha existe até hoje, vou toda Terça-Feira para Perdizes e vejo os trólebus lá.

  46. Armando disse:

    Tenho saudades do tremendão da cmtc que fazia vila medeiros à jabaquara. …

  47. Della Crocce disse:

    Gostaria q alguma pessoa me desse a informação de q empresa nos anos 60, cor amarela e preta, fazia a linha do largo da penha SP para o lutoral sul. Onde é hoje o Shopping Penha. Quando tinha oito anos, meu tio me levava para o litoral passear. Tenho saudades dessa época e gostaria de rever as imagens e voltar lembrar da melhor fase de criança. Aguardo.

    1. Renato Marques disse:

      Della Crocce,
      Tenho quase certeza tratar-se da ” Viação Santa Rosa “, cujo final era na minha cidade de São Vicente-SP., na Praça 22 de Janeiro (Biquinha) juntinho da praia. Tinha um incrível movimento
      aos domingos, com turistas de um dia. Passava pelo ABC antes de chegar a São Paulo. Não havia ainda rodoviária em S.Vicente, e a agência ficava lotada nesses dias, até 22/23 horas.
      Renato Marques
      São Vicente SP

    2. Renato Marques disse:

      Della Croccce, consultei pessoas da ” velha guarda ” de São Vicente, e realmente era a Viação Santa Rosa. Há muito tempo essa empresa foi comprada pelo Expresso Brasileiro, e há uns
      5 anos a Cometa passou a operar a rota. O percurso foi estendido até Praia Grande, ainda
      pelo Expressso Brasileiro.

        1. MARIO CUSTÓDIO disse:

          Bom dia A TODOS
          Realmente, a Viação SANTA ROSA foi um marco no serviço rodoviário de ônibus. A linha inicial era MOOCA – SÃO VICENTE, com os famosos Carbrasas. Depois foi estendida até a PENHA. Posteriormente, por decisão governamental, todos os ônibus de linhas rodoviárias que partissem de SÃO PAULO deveriam partir da antiga RODOVIÁRIA JÚLIO PRESTES, o que nem de longe interessava à SANTA ROSA. Assim, restou a alternativa de passar os carros para partirem de SÃO CAETANO DO SUL, até a venda para o Expresso BRASILEIRO, como já citado, bem como para a Viação COMETA, como até hoje. Essa empresa teve, além dos Carbrasas, O-321, O-326, O-355 e O-364 (os que eu me lembro, até porque andava neles).
          Há alguns anos, numa VVR – VER, VIVER E REVER, exposição de ônibus e caminhões antigos que se realiza anualmente no Memorial da América Latina, tive o prazer de conversar brevemente com um dos proprietários da empresa, que também lá estava.
          Quanto ao belo exemplar do desenho, foi feito a partir de uma foto que eu tirei em SÃO VICENTE nos final dos Anos 70.
          Saudações,
          MARIO CUSTÓDIO

  48. MARIO CUSTODIO disse:

    Bom dia A TODOS
    Realmente, a Viação SANTA ROSA foi um marco no serviço rodoviário de ônibus. A linha inicial era MOOCA – SÃO VICENTE, com os famosos Carbrasas. Depois foi estendida até a PENHA. Posteriormente, por decisão governamental, todos os ônibus de linhas rodoviárias que partissem de SÃO PAULO deveriam partir da antiga RODOVIÁRIA JÚLIO PRESTES, o que nem de longe interessava à SANTA ROSA. Assim, restou a alternativa de passar os carros para partirem de SÃO CAETANO DO SUL, até a venda para o Expresso BRASILEIRO, como já citado, bem como para a Viação COMETA, como até hoje. Essa empresa teve, além dos Carbrasas, O-321, O-326, O-355 e O-364 (os que eu me lembro, até porque andava neles).
    Há alguns anos, numa VVR – VER, VIVER E REVER, exposição de ônibus e caminhões antigos que se realiza anualmente no Memorial da América Latina, tive o prazer de conversar brevemente com um dos proprietários da empresa, que também lá estava.
    Quanto ao belo exemplar do desenho, foi feito a partir de uma foto que eu tirei em SÃO VICENTE nos final dos Anos 70.
    Saudações,
    MARIO CUSTÓDIO

    1. Ricardo Lugão disse:

      VVR! Fui a primeira edição, ainda na garagem da Redenção, perto do shopping center norte!
      Ainda não tive oportunidade de ir depois que passou a ser realizada no memorial.

  49. TENHO 80 ANOS E SEMPRE MOREI NA REGIÃO DA CASA VERDE (zona norte ) VIAJEI MUITO NOS ONIBUS E BONDES EM SÃO PAULO, COMO RECORDAÇÃO DAREI ALGUNS NUMEROS DOS ONIBUS QUE FAZIAM AS LINHAS DA CASA VERDE E OUTROS BAIRROS PROXIMOS, eLETRICOS 44 STA. TEREZINHA, A DIESEL 42 TUCURUVI, 77 TREMEMBÉ 46 JARDIM SÃO PAULO,74 CASA VERDE, BONDES. SÓ ME LEMBRO DO 55 QUE FAZIA A LINHA CASA VERDE ATÉ O LARGO DE SÃO BENTO, QUE TINHA DOIS ITINERERIOS, UM IA PELO BOM RETIRO PELA RUA JOSÉ PAULINO, OUTRO PELA AL.BARÃO DE PIRACICABA ALI NOS CAMPOS ELISEOS, ESTES BONDES ANDAVAM SEMPRE LOTADOS E COM PESSOAL PENDURADO NOS ESTRIBOS, E ERA MUITO PERIGOSO, MUITOS ACIDENTES GRAVISSIMOS OCORRERAM POR ESSE MOTIVO, EU PARTICULARMENTE SOFRI TB. UM ACIDENTE COM BONDE ABERTO EM 1.948, FELISMENTE NADA SOFRI MAS FOI UM VERDADEIRO MILAGRE, HOJE SE COMPARADO A AQUELES TEMPOS NÓS ESTAMOS NO CÉU. ABRAÇOS DO MARQUEZIN

  50. Edson disse:

    Na foto 12, o tróleibus em questão deve ser dos anos 1960 ou 1970, mas a pintura é do começo dos anos 1980, por causa de um modelo mais recente de elétricos colocados em circulação na época.

  51. Rodrigo RdS disse:

    O que é esse onibus Thamco Fofão!! Não sabia que SP tinha onibus de 2 andares! Em Curitba esse tipo de onibus é usado como linha turismo! E fora que ajudaria na questão de onibus lotados!!

    1. Renato Marques disse:

      Boa tarde, Rodrigo. A cidade de São Paulo teve ônibus de dois andares, mas foram desativados
      já há mais de 20 anos. Não sei o motivo da extinção desses ônibus, Mas era muito legal. Lembrava
      Londres…

      1. Rodrigo RdS disse:

        É uma pena. Sem dúvida, além de ser legal, ajudaria a comportar melhor a quantidade de passageiros e poderia ser utilizado em alguma linha turística, como ocorre em várias cidades do mundo.

  52. Edison Carvalho disse:

    E os Alfa Romeo-CICA da CMTC, linhas 36 e 36 A ligados à garagem G7 da Vila Leopoldina……….?????!!!!!!

  53. Me emocionei vendo ônibus elétricos do Mandaqui e Tucuruvi, faltou o Santa Terezinha, que saia da Casper Líbero…. Lembro até hoje dos pasteis que comia, maravilhosos, no antigo Lgo da Batata, no ponto final do Mandaqui….

  54. Lucia Eliza disse:

    Adorei a foto-reportagem!!! Fiquei com saudades dos CMTCs azuis da Av. Paulista, que usei tanto – lotados às 06:00 da tarde. O tempo é engraçado às vezes, me faz ter saudades até dos apertos.

  55. Celso disse:

    Ótimo trabalho

    A matéria traz uma reflexão sobre a memória afetiva, as lembranças da infância que guardamos e acaba fazendo nascer em cada um o amor pela cidade. Inexplicavelmente porém, muitos dos nossos governantes ignoram que as cidades tem uma história a ser preservada. Por exemplo, ninguém sabe porque a sigla CMTC foi extinta e substituída por ‘SPTrans’. Se era para designar a empresa urbana de transporte coletivo, por que mudar o nome?

    Outro exemplo é a CPTM, sigla que baniu do noticiário a saudosa Fepasa. Esse nome consta até em paródia feita pelos Demônios da Garoa em uma propaganda do sistema de trens urbanos de São Paulo.

    O complexo penitenciário do Carandiru foi demolido para dar lugar a um parque. Só que na hora do nome, alguém teve a infeliz ideia de rebatizá-lo de um insípido ‘Parque da Juventude’ em vez de Parque do Carandiru como seria natural. Ainda bem que a estação do metrô manteve o nome, preservando a história.

    Por falar em metrô, a Cia. do Metropolitano de São Paulo era uma referência de valorização da memória da cidade ao batizar estações com nomes de significado histórico para o lugar onde estava inserida. Porém, de um tempo para cá virou moda batizar estações com dois nomes. Assim surgiram as estações Corínthians-Itaquera, Trianon-Masp, Higienópolis-Mackenzie, etc. A pérola máxima é a estação Sumaré, rebatizada de Sumaré-Santuário N.Sa. de Fátima. Embora qualquer católico saiba que o Santuário de Fátima fica na cidade de mesmo nome em Portugal e jamais sairá de lá, o metrô resolveu copiar e colar o nome mundialmente famosos só para causar confusão nos usuários.

    Pode não parecer mas é uma questão relevante. Teve até um vereador (cujo nome faço questão de esquecer) que sugeriu a mudança de nome do Viaduto do Chá. Por pouco não conseguiu. Já pensou?

  56. Beto Pontes disse:

    Segundo algumas fontes que encontrei online, a foto numero 6 – VIAÇÃO U.T.I.L – BARRA FUNDA, foi feita na Praça da Árvore em 1967 … Fui verificar e o local realmente confere, a data deve ser por volta de 1967 mesmo por causa das roupas usadas pelas pessoas que aparecem na foto e outros itens, carros, lojas etc

  57. Nelson Goncalves disse:

    Otimo artigo, parabens Douglas. Gostaria de lembrar que o Fofao, dos tempos do Janio tambem era conhecido como Dose Dupla, por razoes obvias. Estou buscando o nome de uma empresa de Sto Andre dos anos 70 de onibus de luxo que fazia todo ABC e ia para o Rio. O que me chamava atençao era o design de uma mulher de cabelos longos, somente da cintura pra cima, tanto dos lados como na trazeira do onibus. A minha linha favorita sempre foi Viaçao Piracicabana. Abç, Nelson

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