São Paulo é realmente uma cidade surpreendente, costumo dizer que todo bairro paulistano sempre tem pelo menos alguma coisa bacana escondida para descobrirmos. Mas jamais me passou pela cabeça que encontraria algo tão peculiar como esta casa da fotografia abaixo, localizada na rua Capitão Macedo:

Observando a fotografia, trata-se apenas de mais um sobrado antigo como muitos outros existentes em nossa cidade o que pra mim já seria um motivo suficiente para fotografar e catalogar aqui no São Paulo Antiga.

Mas esse imóvel tem algo muito curioso, que faz dele – ao menos até o momento – único: ele é impossível de ser visto pela rua. Sim, isso mesmo que você leu! Eu só consegui avistar esse imóvel porque estava de bobeira na sacada do apartamento de um amigo meu, em um edifício do outro lado da rua.

A imagem abaixo mostra como eu vi o sobrado pela primeira vez, observe como ele está posicionado no lote:

Demorei um pouco para entender como a casa está estabelecida ali. De início pensei que ela era da outra rua (dos fundos) ou que fosse pertencente ou ao terreno à sua esquerda ou à direita. Contudo observando melhor foi possível notar que ela é o fundo do lote retangular comprido e estreito que dá para a Rua Capitão Macedo.

A casa possivelmente foi construída primeiro e depois foi feito um sobrado bem na extremidade do lote, junto a calçada.Apesar de não parecer muito bem olhando de cima, a entrada do sobrado ˝escondido˝ se dá por um diminuto portão. Você o encontra na foto anterior observando à esquerda do toldo verde do lote vizinho.

Ultrapassando o portão você percorre um longo e estreito corredor até chegar ao sobrado, bem nos fundos da propriedade. Na imagem abaixo deixei apenas o imóvel colorido para que possa observar melhor:

clique na foto para ampliar

Achei muito racional a ocupação do lote estreito. A impressão que se dá é que temos ao fundo a residência principal e a frente um imóvel para locação ou mesmo para outros familiares (na concepção original). A residência ˝escondida˝ deve ser bastante tranquila, já que uma vez que está tão distante das ruas próximas, praticamente no centro da quadra, deve ser bastante silenciosa.

Coisas de nossa cidade, sempre surpreendente.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Walkiria Claudete Pintucci 27/03/2018 at 11:14

    Em que bairro fica a rua capitão macedo?

    Reply
    • Douglas Nascimento 27/03/2018 at 11:16

      Vila Mariana

      Reply
  • Graziela 27/03/2018 at 11:37

    Um belo achado! Queria eu morar em meio ao caos mas ao mesmo tempo longe dele.

    Reply
  • MILER DE MARCHI 27/03/2018 at 14:37

    Que legal… assim como essa, deve haver várias em SP. Realmente, imagina quando foi construída, bem antes dessas que estão defronte a rua, que já são antigas.

    Reply
  • Marcelo 27/03/2018 at 17:31

    Bota escondido nisso! Gostei .

    Reply
  • Jorge Roberto Coelho Ferreira 27/03/2018 at 19:52

    Antigamente não era incomum esse tipo de imóvel encravado, principalmente nos bairros mais antigos. Na minha profissão já deparei com vários. Hoje, devido a legislação do parcelamento do solo, é muito difícil parcelar um imóvel assim, embora aqui ao lado da minha casa haja um. Essas sobras de terreno são devidamente descritas, caracterizadas e registradas com uma servidão de passagem, que acho que é o caso do imóvel em questão. O problema é a guarda e estacionamento de veículos. Antes, quando poucos tinham veículos, não fazia diferença. Hoje, porém, é inviável adquirir uma propriedade dessas, a não ser que o morador não aprecie automóveis, como é o meu caso.

    Reply
  • Wilson Night 27/03/2018 at 19:56

    Se os vizinhos forem silenciosos…

    Reply
  • poisonivy1802 27/03/2018 at 20:32

    Adorei!
    Meu sonho de casa: sobradinho antigo, longe da rua, com jardinzinho na frente. Parece até que está numa outra dimensão. <3

    Reply
  • Edda Frost 28/03/2018 at 11:42

    Obrigada por mais esta descobert…Muito interessante e rara…

    Reply
  • Carlos Antonio Lopes 28/03/2018 at 12:17

    Tenho um ap.na rua Tucuna defronte ao Sagrado Coração de Jesus e quando o comprei, onde hoje é parte do colégio e a traseira da oficina mecânica Miotto, havia uma casa linda com varanda, mangueira, barracão etc, e que tinha acesso semelhante ao desta. Creio que na região elas ainda existam ainda que raras. A grande vantagem é estar isolada do ruído da metrópole e contar com todas as facilidades de um bairro central.

    Reply
  • Paulo Clístenes Vieira da Silva 31/03/2018 at 21:52

    Que curioso e interessante.

    Reply
  • Bolívar Pinta Júnior 10/04/2018 at 13:16

    …/… ótimo registro !

    Reply
  • Daniel Pardo 19/04/2018 at 21:01

    Sem contar que uma casa assim é bem mais difícil de ser assaltada, uma vez que, quem não é do bairro provavelmente não saberá da existência da mesma ali.

    Reply

Comunicado importante aos leitores e leitoras do São Paulo Antiga

Neste momento estou enfrentando um período de muitas dificuldades para manter o site no ar, com a possível saída de nosso patrocinador institucional.

 

Preciso da sua colaboração para que o site não encerre suas atividades em 1 de julho de 2018.

 

Faça uma doação ou assinatura mensal no site São Paulo Antiga, através da plataforma APOIA.SE

 

Desde já muito agradecido,

Douglas Nascimento, autor e editor