A corrida do ouro em Guarulhos

Quando estudamos o ciclo do ouro que ocorreu no Brasil, a maioria dos livros remete-nos ao Estado de Minas Gerais, precisamente as cidades de Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e São João Del Rei.

Atividade econômica que teve boa parcela de mão de obra escravocrata que ocorreu durante o final do século XVII e início do século XVIII. O ouro trouxe fortuna a essa região. Enriqueceu famílias e foi capaz de influenciar a mudança da capital do Brasil, até então em Salvador, para o Rio de Janeiro, cidade bem mais próxima para o deslocamento até as regiões mineradoras.

clique na foto para ampliar

Mas não foi apenas em Minas Gerais que ocorreu esse tipo de exploração. Em São Paulo, precisamente na cidade de Guarulhos, também aconteceu este ciclo econômico.

Os primeiros indícios de ouro na região guarulhense remontam ao ano de 1590, ou seja, este período antecedeu pelo menos em 100 anos se comparado ao ciclo mineiro.

O bandeirante Afonso Sardinha “o moço”, filho do então desbravador Afonso Sardinha, não só localizou ouro na região da Serra da Mantiqueira, em Guarulhos, como também na região do Jaraguá e da cidade de São Roque.

Mapa da mineração de ouro na Cidade de Guarulhos (clique para ampliar).

Essa corrida do ouro desenfreada e intensa ocasionou na escassez do mesmo. Já em meados do século XVIII, estava cada vez mais difícil e perigoso extrair o ouro das rochas.

Acidentes de trabalho, como desmoronamentos, começaram a ser frequentes e o declínio da extração de ouro virou uma realidade em Guarulhos. Neste mesmo período, exploradores descobriram uma nova jazida de metais preciosos, em Minas Gerais, ocasionando a migração dos trabalhadores que estavam em solo guarulhense.

Rio Baquirivu, em Guarulhos, usado para a lavagem de ouro

Hoje esta região serrana de Guarulhos se transformou em um bairro chamado Lavras, localizado na Estrada de Nazaré Paulista, e acredite, ainda existem no local estruturas remanescentes deste período do ouro.

Parede de contenção, em pedra, feita por escravos (clique para ampliar).

Incrível que passados mais de 400 anos as estruturas estão praticamente intactas. No local podem ser encontradas facilmente paredes de contenção, alguns tijolos, escadas produzidas em pedras e vestígios de barragens e canais.

Antigo canal de água usado para lavagem do ouro

Atualmente está sendo estudada a criação de um Geoparque nesta extinta região do ciclo do ouro. O conceito desse parque constitui-se em uma área de proteção ambiental e científica que possui significados geológicos sendo necessária sua preservação para se tornar um patrimônio certificado pela UNESCO. Foi feito também um pedido de tombamento ao CONDEPHAAT que está sendo analizado.

Antiga escada de pedra, feita por escravos

O histórico ciclo do ouro em Guarulhos transformou-se em um acervo que deve ser contemplado e respeitado. É um patrimônio que resgata uma parte bastante antiga da história do Brasil.

A importância da sua preservação é necessária, pois não queremos ver este espaço ser desapropriado para futuros empreendimentos imobiliários ou obras viárias, como se isso significasse o real progresso da cidade de Guarulhos.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Sobrado – Rua Oriente, 757

Encontramos em plena rua Oriente, no Brás, um antigo sobrado cuja arquitetura em traços orientais faz bastante jus ao nome da via. Veja mais fotos e saiba mais sobre este imóvel.

Leia mais »

13 respostas

  1. Muito boa a reportagem! Seguindo para Nazaré Paulista, sempre me questionei sobre o “Lavras”, afinal, o nome indica exatamente a atividade mostrada e descrita por você na reportagem.

    Adorei!

  2. Adorei esse artigo, nunca tinha ouvido falar dessa história e é bem nteressante, Guarulhos iniciou o ciclo do ouro, tem uma grande importancia na História do Brasil… adorei as fotos também, como é incrivel que construçoes de 400 anos ainda se permita continuar ali mesmo depois de todas as ações do tempo.

  3. fiquei maravilhada com a historia de guarulhos´, o meio ambiente ainda favorece as belezas naturais com o passar do tempo , adorei .

  4. Faço curso de Serviço Social, estou no terceiro semestre e preciso fazer um trabalho retratando a origem e toda história sócio, político, econômico e cultural de um bairro, estamos pensando especialmente no Lavras, como posso fazer para encontrar alguém que nos leve a esse lugar?

  5. se vç querer a certidão de compra eu posso de da pois nunca vale nada ,pois o politico qyue tompara a terra do meus avós deixaram sobrevivente que poide ajudar vç contar a historia melhor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *