Divertido costume que praticamente caiu em desuso no mundo inteiro, as etiquetas de bagagem faziam muito sucesso até algumas poucas décadas atrás. Hábito este que se iniciou com a expansão das viagens de turismo como conhecemos hoje, em meados do século XIX.
Naquele tempo, viagens turísticas – especialmente as intercontinentais – não eram para qualquer um. Os vapores eram caros, lentos e quem viajava precisava ter um bom dinheiro no bolso, pois além de ter que custear a passagem, teria também de ficar o tempo da viagem sem trabalhar, fora o custo da estadia no seu destino.
E foi nesse período que surgiram as tão conhecidas – e hoje raras – etiquetas de bagagem.
Segundo alguns historiadores as etiquetas de bagagem surgiram por acaso na década de 1880, quando alguns viajantes começaram a recortar os logotipos de papéis timbrados ou envelopes de hotéis da época e colar nas suas malas, para decorar e mostrar por quais lugares haviam passado durante suas férias.
As mais antigas referências a este costume que se tem notícia vem do ano de 1885, quando etiquetas de bagagem foram coladas em uma mala de um viajante da Riviera Francesa. O costume rapidamente expandiu-se e logo foram vistos adesivos de bagagem em países como Áustria, Alemanha, França e Holanda. À medida que a tecnologia de impressão ia se aprimorando, mais sofisticados e bonitos iam ficando as etiquetas de bagagem.
Com a virada do século XX, os desenhos de etiquetas de bagagens ganharam novos traços com art-noveau e art-decó e começaram a chegar em países mais distantes como Japão e as Américas.
Embora não tenha estudos específicos sobre quando as etiquetas chegaram a América Latina ou de qual país da região elas se popularizaram primeiro, as mais antigas etiquetas que se encontram por aqui são de cidades como Buenos Aires, Montevidéu e Rio de Janeiro. Porém, é impossível afirmar com certeza em qual cidade o hábito começou.

Na América Latina, Buenos Aires e Rio de Janeiro foram cidades pioneiras
Em São Paulo:
Como é bastante difícil apurar o pioneirismo das etiquetas na América Latina, também é bastante difícil precisar exatamente quando esse costume começou nos hotéis da capital paulista. No acervo de etiquetas adquirido por Douglas Nascimento, editor do blog São Paulo Antiga, são dezenas de etiquetas de hotéis das mais variadas estrelas e com desenhos dos mais diferentes estilos, a grande maioria aparentam ser da década de 1950 para cá.
E foi justamente nesta década de 1950, no pós guerra, que o costume de viajar, agora de aviões – bem mais velozes do que os antigos navios a vapor – teve um grande aumento e as etiquetas de bagagem se popularizaram não só em São Paulo, mas por todos os cantos do mundo.
Preparamos aqui uma pequena coleção de 27 etiquetas de bagagem de alguns dos mais conhecidos hotéis da cidade de São Paulo e de alguns hotéis também não tão conhecidos.
As etiquetas deste hotéis acabam também por contar um pouco da história arquitetônica de São Paulo, pois a arte de boa parte deles ostentam a fachada dos prédios.
Infelizmente, a maioria destes hotéis não existem mais há anos como o Danúbio e o Grão Pará, outros fecharam tem pouco tempo, como o Othon Palace Hotel e alguns ainda estão por ai recebendo nossos turistas.
Confira as etiquetas de bagagens:

Amazonas Hotel

Artemis Hotel

Barabay Hotel

Cambridge Hotel

Esplanada Hotel

Excelsior Hotel

Harmonia Hotel

Hotel Alvear

Hotel Atlântico

Hotel Bardauni

Hotel Caravelas

Hotel Comodoro

Hotel Danúbio

Hotel Florida

Hotel Grão Pará

Hotel Jaraguá

Hotel São Bento (no Edifício Martinelli)

Hotel Terminus

Ibiá Hotel

Inca Hotel

Istria Hotel

Karlos Hotel

Líder Hotel

Lord Hotel

Othon Palace Hotel

Regência Hotel

Windsor Hotel
Atualização 18/12/2012:
Sempre estamos atrás das etiquetas de bagagem para aumentar o acervo, recentemente conseguimos 10 novas e atualizamos o artigo com as imagens. Confira abaixo.

Hotel Mathias

Hotel Palermo

Hotel Paris

Hotel Piratininga

Hotel Riviera

Joia Hotel

Las Vegas Hotel

Municipal Hotel

Plaza Hotel
Gostou das etiquetas ? Então aproveite para conhecer alguns dos hotéis catalogados no São Paulo Antiga. Para conhecê-los, clique aqui.
Se você possui alguma etiqueta diferente, entre em contato conosco.
Comments