Responsável por alguns dos mais importantes e elegantes bairros paulistanos, a Companhia City, ou simplesmente Cia City, é participante bastante relevante no processo de urbanização da Cidade de São Paulo.

Antiga loja da Cia City no centro de São Paulo (sem data / divulgação)

Fundada em 1911 em Londres pelo francês Joseph Bouvard e contando com investidores franceses, ingleses e brasileiros, a empresa se instalaria em São Paulo no ano seguinte, com o nome de “City of São Paulo Improvements and Freehold Land Company Limited”. Logo em seu início a empresa adquiriu 15 milhões de metros quadrados de terrenos no perímetro urbano da capital paulista.

No decorrer do século 20 a empresa foi prosperando e tornou-se referência, urbanizando vários dos mais importantes bairros paulistanos, como Jardim América, Anhangabau, Pacaembu, Alto de Pinheiros, Bela Aliança, Lapa, Pirituba e City Butantã. Alguns destes bairros, inclusive, foram projetados por dois urbanistas ingleses, Barry Parker e Raymond Unwin.

Com uma atuação em território brasileiro que ultrapassa um século, a Cia City urbanizou quase 50 bairros e cerca de 32 milhões de metros quadrados, em 4 estados brasileiros. Desde a década de 1970, passou a atuar também no mercado de incorporação imobiliária.

Para mostrar um pouco desta trajetória, apresento aqui 13 anúncios de loteamentos realizados pela empresa em São Paulo. Divirta-se!

Novembro de 1928

 

Dezembro de 1937

 

Março de 1935

 

Maio de 1928 (clique para ampliar)

 

Maio de 1940

 

Outubro de 1958

 

1962

 

Março de 1935

 

Março de 1935

 

Novembro de 1934

 

Janeiro de 1953

 

Março de 1938

 

Setembro de 1952

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • George Luiz 22/09/2017 at 08:31

    Meu Avô comprou um terreno na City Lapa em 1946, moramos la até 1967, este terreno é em frente à Praça José Roberto, uma infância muito feliz, tinha até pista de aeromodelismo na Praça perto de casa, muitas saudades. George Luiz

    Reply
  • Jorge Roberto Coelho Ferreira 22/09/2017 at 20:41

    Fico imaginando se não existisse a Cia. City; Provavelmente nossa cidade seria bem pior. É pena que durante cem anos eles lutaram encarniçadamente contra os condomínios fechados, porém agora sucumbiram a esse tipo de empreendimento. Infelizmente os tempos agora são outros.

    Reply
  • Victor Antiqueira 25/09/2017 at 11:48

    Moro no bairro de City América em Pirituba, o lugar é maravilhoso como todos feitos pela City, bairro bem arborizado com parques, e ruas largas.

    Reply
  • Daniel Pardo 27/10/2017 at 20:36

    Acho que agora está explicado porque a Zona Oeste de São Paulo é diferente do restante da cidade, pois foi planejada.

    Reply

Comunicado importante aos leitores e leitoras do São Paulo Antiga

Neste momento estou enfrentando um período de muitas dificuldades para manter o site no ar, com a possível saída de nosso patrocinador institucional.

 

Preciso da sua colaboração para que o site não encerre suas atividades em 1 de julho de 2018.

 

Faça uma doação ou assinatura mensal no site São Paulo Antiga, através da plataforma APOIA.SE

 

Desde já muito agradecido,

Douglas Nascimento, autor e editor