Postos de abastecimento de combustíveis raramente são lembrados quando o tema é a memória arquitetônica de uma cidade. Contudo, na cidade de São Paulo alguns deles são realmente significativos para a preservação urbanística da cidade.

Mas, infelizmente, a capital paulista perdeu o terceiro posto mais antigo da cidade o Auto Posto Belo Car, localizado à rua do Glicério esquina com a rua São Paulo, na Liberdade.

Inaugurado no distante ano de 1931, o posto sempre ficou marcado na memória do bairro. Tanto por resistir a tantas décadas sem ser descaracterizado, como por sua pouca troca de proprietários desde sua inauguração, apenas cinco. Abastecer ali, não deixava de ser uma deliciosa volta ao passado.

Alguns anos fechado para o abastecimento de combustível, o posto vinha oferecendo nos últimos anos de vida serviço de lavagem de automóveis e também servindo de estacionamento aos que frequentam a feira livre semanal ao lado do estabelecimento. Por alguma razão que ainda desconhecemos, decidiram em meados do mês de junho demolir esta pequena recordação do passado automobilístico e comercial paulistano.

Infelizmente, nossos órgãos de preservação de patrimônio histórico, tanto na esfera estadual como municipal deixaram escapar este pequeno símbolo paulistano. Que a visão tacanha de nossas autoridades não deixe vir abaixo os dois outros postos mais antigos de São Paulo (de 1926 no Bom Retiro e 1929 na Aclimação) que ainda sobrevivem.

Crédito da primeira fotografia: Fernando E. Aznar

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Vinicius Campoi 29/07/2011 at 13:43

    Muito válida sua matéria Douglas, principalmente pelo ponto de vista da denúncia desse atentado -mais um – contra a cidade. Por ficar nos baixos dos viadutos, esse posto tinha pouca visibilidade, mas passo por lá de vez em quando e a ausência do simpático postinho missões – estilo, aliás, particularmente vilipendiado em SP – dá tristeza. abs

    Reply
  • Gil 29/07/2011 at 18:55

    Eu conhecia este lindo posto há muitos anos, cheguei a abastecer nela algumas vezes, uma pena que tenha sido demolido. Torço para que o mesmo não venha a acontecer com os outros dois. A propósito, o da Aclimação apareceu hoje no caderno “Divirta-se” do Estadão, em uma reportagem sobre o bairro da Aclimação.

    Reply
  • Paulo Branco 29/07/2011 at 20:32

    que tal fazer uma matéria com os outros dois mais antigos, para tomar-mos mais conhecimento e quem sabe vigiar….

    Reply
    • Douglas Nascimento 29/07/2011 at 20:52

      Paulo, pode esperar que vem por ai!

      Reply
  • Lucas Ribeiro Giantorno 04/08/2011 at 23:28

    Já Pensou Os Fuscas Aê

    Reply
  • diniz 05/08/2011 at 13:01

    que maravilha !

    Reply
  • Katiúcia 19/08/2011 at 21:04

    Que triste! Eu não posso acreditar!

    Reply
  • carlos 21/10/2011 at 11:44

    Passo por lá todos os dias, e derrepente o posto foi demolido…..que pena….e assim as lembranças de antigamente vão desaparecendo….

    Reply
  • Adriano 01/12/2012 at 02:37

    Eu morrei na rua São Paulo, sempre passava pelo posto e ficava intrigado, admirando, é uma pena.

    Por coincidência estou morando na aclimação, do lado do outro posto na Pires da Mota com a Avenida Aclimação!!!! Huhuahauahua.

    Reply
    • Adriano 01/12/2012 at 02:43

      Ops… Eu quis dizer morei, não morrei; hehehe

      Desculpem-me!

      Reply
  • Claudio 12/12/2012 at 14:45

    Boa tarde pessoal, sou o proprietário do Posto da Av Aclimação x Rua Pires da Mota – Auto Posto Dansa Ltda, e acho que é o mais antigo do Brasil, ainda estou fazendo essa pesquisa…..e o nosso aqui está super preservado e se quiserem fotos, é só pedir….realmente é um posto que conhecia há anos, e hoje estamos aqui tentando mante-lo da melhor maneira possivel.
    Abs….Claudio

    Reply
  • gleise 15/01/2014 at 17:47

    Poxa que triste…….será que não tinha ninguem da família pra salvar essa memória Paulistana….não gostei………

    Reply
  • Leandro Cidrão 28/02/2014 at 02:27

    posto novo no local

    Reply
  • Adriano Lemos 26/07/2015 at 15:18

    O proprietario do novo posto poderia ter restaurado e adaptado o monumento historico que ali existia. Poderia ser um atrativo, se ele soubesse explorar o fato… Lamentavel falta de sensibilidade…

    Reply
%d blogueiros gostam disto: