Seria muito mais interessante se o primeiro imóvel catalogado em Campinas fosse algo preservado. Entretanto as circunstâncias levam a que o primeiro imóvel da cidade a entrar aqui no site São Paulo Antiga seja um que foi demolido.

Crédito: Divulgação / Google Street View

Localizado no número 1681 da Avenida Francisco Glicério, na região central de Campinas, o imóvel “sambou” durante a folia de carnaval. Foi completamente demolido depois de estar à venda durante algum tempo.

Embora estivesse com algumas pichações e uma pequena edícula do lado direito destoando da arquitetura original, o imóvel estava bastante preservado e em ótimo estado de conservação. Merecia ser preservado, mas foi abaixo.

Nesta importante avenida de Campinas pouco resta das construções antigas. Neste quarteirão apenas duas casas antigas dou outro lado da pista sobrevivem, um tanto descaracterizadas. Depois, só encontramos outros imóveis similares na altura do número 600, muito pouco.

A cada demolição um pouco da história perece junto à pilha de tijolos. Até chegar o dia que não houver mais o que mostrar as futuras gerações.

Obrigado ao Ralph Giesbrecht, do site Estações Ferroviárias, pela dica do imóvel.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • gio 14/02/2013 at 13:43

    eu me lembro, morei ai perto, q pena..

    Reply
  • Rodrigo 14/02/2013 at 14:00

    Destaco o belo calçamento que provavelmente seja contemporâneo ao imóvel. No mais, é triste e escandaloso o descaso para com a memória arquitetônica da cidade.

    Reply
  • Israel Siebra Ferreira 20/02/2015 at 10:35

    É incrível como ter dinheiro não é sinônimo de ser inteligente. Na verdade ter dinheiro é ter capacidade de não ser prender a escrúpulos e valores morais. No mundo os inteligentes com Doutorado ganham uma merreca. Os ricos sempre são os mais ignorantes, só que diferente dos ignorantes pobres, eles tem coragem de fazer o que for preciso e imoral para ter dinheiro. Esse é o segredo!

    Reply
%d blogueiros gostam disto: