Em São Paulo é impossível falar de construções antigas sem mencionar o Brás, primeiro bairro paulistano sentido leste a estar fora do centro da capital (embora hoje se convencionou a chamar o bairro de central). E é na via mais importante do bairro que encontramos este belo edifício antigo.

clique na foto para ampliar

Localizado no número 1543 da Avenida Rangel Pestana, este pequeno edifício composto de piso térreo e mais dois andares é uma das construções mais antigas desta via e também uma das mais preservadas.

O prédio está bem na esquina com a Rua Oiapoque e é uma edificação estreita e comprida, aproveitando muito bem durante sua construção o pequeno terreno que tinha à disposição. Observando-o a partir da Rangel Pestana dá pra notar o quanto o terreno é estreito.

clique na foto para ampliar

Mesmo assim foi realizado um magnífico trabalho de arquitetura, com uma construção rica em detalhes em sua fachada, com adornos decorativos e também com duas iniciais no frontão, com as letras ‘CC’ que possivelmente identificam seu primeiro proprietário (veja na terceira foto da galeria).

O Brás foi um importante reduto de imigrantes espanhóis, italianos e portugueses, que fizeram da região, especialmente nas primeiras décadas do século 20, uma região bastante agitada, com intenso comércio, atividades culturais (dezenas de cinemas e teatro na região) e muita manifestação política, especialmente com imigrantes italianos ligados ao movimento anárquico.

Diante do edifício está o extinto Cine Piratininga (clique para ampliar).

Contudo, não foi possível identificar o que era a construção inicialmente. Atualmente funcionando como edifício de apartamentos nos andares superiores e estabelecimentos comerciais no piso térreo, o prédio já funcionou também como um hotel. Conversando com vizinhos obtivemos diversas versões diferentes sobre a origem do edifício, porém, como nenhuma delas pareceu convincente o suficiente, optamos por não corroborar estas versões.

Apesar de não conhecermos com detalhes a história e origem desta construção, sua importância como um relevante patrimônio histórico do Brás é indiscutível. Seja pela sua antiguidade ou, principalmente, pelo seu estilo arquitetônico belo e único.

Este quarteirão até hoje tem bastante imóveis significativos para a história do bairro, como a Igreja Bom Jesus do Brás, o Edifício R.Monteiro, as ruínas do Cine Piratininga e o Palacete Andrioli. Que continue preservado para a posteridade.

Veja mais fotos deste edifício (clique na miniatura para ampliar):

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • valeria fulp 18/10/2013 at 16:34

    Linda arquitetura desse edificio.
    Pela grandeza de detalhes acredito ter sido residencia do primeiro proprietario.
    E’ incrivel que a prefeitura nao possa nformar com detalhes o historico dessas construcoes antigas…..bem, e’ Brasil, nao e’ ?
    Otimo trabalho, e agradeco o passeio

    Reply
  • Edda Frost 19/10/2013 at 18:14

    Muito interessante essa construção. Detalhes florais e pequenos balcões. É tão triste saber que todas essas lindas casas estão sendo derrubadas…

    Reply
  • Luiz Henrique de Souza Alineri 20/10/2013 at 13:28

    País sem memória!

    Reply
  • Edileuza Alves 25/10/2013 at 14:07

    Como faço para enviar umas fotos da reforma que estão fazendo em um dos predios da Comgas, na Rua Coronel Faustino de Lima (Brás),trata-se de um prédio bem antigo (acho que tem mais de cem anos, achei que esatriam apenas trocando o telhado, mas hoje pela manhã já haviam quebrado uma parede e tirado duas janelas e estavam fechnado com

    Reply
    • Marcelo 31/03/2016 at 17:42

      Pelo que você comenta, estão demolindo, a menos que eu esteja enganado.

      Reply
  • Pardo 24/02/2015 at 20:59

    Minha avó já foi muito no Cine Piratininga na época em que ele ainda existia, isso é ela que me conta hoje (sim… minha avó está firme e forte com 88 anos e contou para mim essa história)

    Reply
%d blogueiros gostam disto: