Em São Paulo é impossível falar de construções antigas sem mencionar o Brás, primeiro bairro paulistano sentido leste a estar fora do centro da capital (embora hoje se convencionou a chamar o bairro de central). E é na via mais importante do bairro que encontramos este belo edifício antigo.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Localizado no número 1543 da Avenida Rangel Pestana, este pequeno edifício composto de piso térreo e mais dois andares é uma das construções mais antigas desta via e também uma das mais preservadas.

O prédio está bem na esquina com a Rua Oiapoque e é uma edificação estreita e comprida, aproveitando muito bem durante sua construção o pequeno terreno que tinha à disposição. Observando-o a partir da Rangel Pestana dá pra notar o quanto o terreno é estreito.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

clique na fotografia para ampliar

Mesmo assim foi realizado um magnífico trabalho de arquitetura, com uma construção rica em detalhes em sua fachada, com adornos decorativos e também com duas iniciais no frontão, com as letras ‘CC’ que possivelmente identificam seu primeiro proprietário (veja na terceira foto da galeria).

O Brás foi um importante reduto de imigrantes espanhóis, italianos e portugueses, que fizeram da região, especialmente nas primeiras décadas do século 20, uma região bastante agitada, com intenso comércio, atividades culturais (dezenas de cinemas e teatro na região) e muita manifestação política, especialmente com imigrantes italianos ligados ao movimento anárquico.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Diante do edifício está o extinto Cine Piratininga (clique para ampliar).

Contudo, não foi possível identificar o que era a construção inicialmente. Atualmente funcionando como edifício de apartamentos nos andares superiores e estabelecimentos comerciais no piso térreo, o prédio já funcionou também como um hotel. Conversando com vizinhos obtivemos diversas versões diferentes sobre a origem do edifício, porém, como nenhuma delas pareceu convincente o suficiente, optamos por não corroborar estas versões.

Apesar de não conhecermos com detalhes a história e origem desta construção, sua importância como um relevante patrimônio histórico do Brás é indiscutível. Seja pela sua antiguidade ou, principalmente, pelo seu estilo arquitetônico belo e único.

Este quarteirão até hoje tem bastante imóveis significativos para a história do bairro, como a Igreja Bom Jesus do Brás, o Edifício R.Monteiro, as ruínas do Cine Piratininga e o Palacete Andrioli. Que continue preservado para a posteridade.

Veja mais fotos deste edifício (clique na miniatura para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • valeria fulp 18/10/2013 at 16:34

    Linda arquitetura desse edificio.
    Pela grandeza de detalhes acredito ter sido residencia do primeiro proprietario.
    E’ incrivel que a prefeitura nao possa nformar com detalhes o historico dessas construcoes antigas…..bem, e’ Brasil, nao e’ ?
    Otimo trabalho, e agradeco o passeio

    Reply
  • Edda Frost 19/10/2013 at 18:14

    Muito interessante essa construção. Detalhes florais e pequenos balcões. É tão triste saber que todas essas lindas casas estão sendo derrubadas…

    Reply
  • Luiz Henrique de Souza Alineri 20/10/2013 at 13:28

    País sem memória!

    Reply
  • Edileuza Alves 25/10/2013 at 14:07

    Como faço para enviar umas fotos da reforma que estão fazendo em um dos predios da Comgas, na Rua Coronel Faustino de Lima (Brás),trata-se de um prédio bem antigo (acho que tem mais de cem anos, achei que esatriam apenas trocando o telhado, mas hoje pela manhã já haviam quebrado uma parede e tirado duas janelas e estavam fechnado com

    Reply
    • Marcelo 31/03/2016 at 17:42

      Pelo que você comenta, estão demolindo, a menos que eu esteja enganado.

      Reply
  • Pardo 24/02/2015 at 20:59

    Minha avó já foi muito no Cine Piratininga na época em que ele ainda existia, isso é ela que me conta hoje (sim… minha avó está firme e forte com 88 anos e contou para mim essa história)

    Reply
%d blogueiros gostam disto: