Esta casa que vocês estão vendo na fotografia abaixo não existe mais, foi demolida apenas 1 dia depois que passamos no local para fotografar. Tivéssemos demorado um dia a mais e não teria conseguido fazer esta publicação com estas fotos.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga - Clique para ampliar

Em dois dias derrubam o que uma família levou muito tempo para construir. Em pouco tempo as memórias do lugar desaparecem junto a poeira para dar lugar a mais um conjunto de edifícios residenciais.

Ao lado do imóvel haviam um enorme galpão industrial, que foi demolido junto pela construtora que adquiriu a área. No local já existem cerca de 10 torres residenciais.

O charme desta casa não será encontrado nos edifícios que veremos em breve em seu lugar. O quintal aconchegante com árvore será uma pequena área com paredes de drywall. O romantismo de se viver em uma casa é aos poucos tirado de nossas vidas pelas incorporadoras que insistem em vender a imagem de que o bem viver é dentro de um edifício de apartamentos. Mas a liberdade de se morar na sua casa, no seu terreno isso jamais teremos por lá.

Casinha, descanse em paz.

Veja outras fotos deste imóvel (clique na foto para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Atualização 26/04/2010
Fotografias do que antes era um imóvel, agora demolido, tiradas no dia 25/04/2010.

Confira o mapa do local:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Alexandre Giesbrecht 26/04/2010 at 16:57

    Puxa, que legal! Mais um conjunto de edifícios na Grande São Paulo! Estamos mesmo precisando. Mas será que eles não reconsiderariam a ideia para construir um lindo estacionamento?

    Reply
  • Ralph Giesbrecht 26/04/2010 at 16:59

    Mais um pouco que v. demorasse eles demoliam com v. dentro…

    Reply
  • Miguel Cardoso 04/02/2011 at 19:45

    Engraçado esse comentário acima.

    Reply
  • Sonia Evangelista 21/11/2012 at 23:30

    Sou moradora de Guarulhos há quase 50 anos e estou muito chocada com o que vem acontecendo na cidade.Nos últimos cinco anos as incorporadoras invadiram Guarulhos derrubando tudo que encontra pela frente e, em seus lugar erguem torres.A história da cidade vai ficar apenas em fotografias.

    Reply
  • Mariana Araujo 20/02/2015 at 06:33

    No lugar hoje uma dezena de edificios,,,que pena.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: