O São Paulo Antiga vem sendo procurado desde a última sexta-feira por leitores de Santos e turistas a respeito do suposto fechamento de um dos mais tradicionais estabelecimentos comerciais de Santos e de todo o Estado, o Café Paulista.

Fachada do Café Paulista, no centro histórico de Santos

A notícia que temos a disposição é realmente entristecedora: o Café Paulista realmente está fechado, desde a semana passada.

As informações sobre o fechamento são muitas e desencontradas. Vão desde reforma, venda para novos proprietários e até fechamento definitivo. Entretanto desde sexta-feira, 10 de novembro, estamos tentando sem sucesso contato com os proprietários no telefone disponível no site e nas redes sociais.

Uma das melhores atrações de Santos (clique para ampliar)

Fundado em 1911, o Café Paulista é parte integrante da história de Santos, uma cidade com ligação íntima com a principal riqueza paulista dos séculos 19 e 20: o Café. Era nesta importante cidade litorânea que o café brasileiro era precificado e exportado para todos os cantos do mundo, através de negócios na Bolsa do Café.

Em uma época em que o centro da cidade era fundamental para a realização de negócios, o Café Paulista era um ponto de encontro não só necessário, como muito disputado.

Na foto o estabelecimento em seus primeiros anos

Com o passar de longos anos o centro santista foi passando por grandes transformações. A Bolsa do Café deixou de operar e virou um museu, a cidade cresceu e se espalhou, mas mesmo assim o Café Paulista sobrevivia com um oásis em uma região de grande potencial turístico, mas sempre um pouco negligenciada pelas autoridades.

clique na foto para ampliar

Local indispensável para qualquer turista que visita Santos, o Café Paulista revelava-se um dos grandes atrativos da cidade.

A começar pela sua fachada histórica e preservada e também pelo seu interior absolutamente preservado e impecável, decorado com magníficos azulejos pintados à mão, com temáticas principalmente ligadas ao café.

Nestes painéis (veja galeria no final deste artigo) é possível admirar a colheita em uma fazenda de café, um pasto, a bandeira paulista e os brasões das cidades de São Paulo e Santos. Em um dos murais de azulejo é possível observar um número de telefone bastante antigo do estabelecimento.

Que o fechamento do Café Paulista seja apenas algo temporário e que este símbolo de Santos não fique apenas na história.

Até o momento não recebemos nenhuma resposta do estabelecimento. Tendo novidades este conteúdo será atualizado com novas informações.

Veja mais fotos do Café Paulista (clique para ampliar):

 

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Rafael 13/11/2017 at 15:24

    Que riqueza de patrimônio histórico! Nunca tinha ouvido falar do “Café Paulista”, em grande parte porque nunca fui à Santos.

    Estou vendo demais, ou aquele homem de camiseta vermelha na primeira foto está usando uma pochete atravessada no peito? (risos)

    Reply
  • alexandre ferreira e silva 13/11/2017 at 16:00

    Me lembro muito bem desse restaurante. Quando estive la provei um prato do qual nao me esqueco, um delicioso file ao molho de tomate acompanhado c/ arroz com alho frito.

    Reply
  • Leandro Guidini 13/11/2017 at 16:26

    Espero realmente que este seja um fechamento provisório, uma reforma que não tire dele as características que conhecemos. Ir a Santos e não saborear um delicioso parmigiana do Café Paulista não tem graça nenhuma…

    Reply
  • DENISE ARMITANO C. 13/11/2017 at 19:14

    Que lugar tao lindo, interessante e chéio de património histórico e cultural. Eu tembém espero que este seja um fechamento provisório.

    Reply
  • Luiz Henrique 15/11/2017 at 16:05

    Não querendo desanimar, mas…geralmente, quando um estabelecimento comercial está fazendo alguma reforma, as placas do lado de fora denunciam isso.Pelo visto, não é o caso.
    Pela história, esse Café Paulista estava para Santos, como a famosa Confeitaria Colombo está para o Rio de Janeiro(pobre Rio…).
    Já me falaram muito do Centro Histórico de Santos(“Luiz, você que gosta de casas antigas, precisa ir lá”), Porém, ainda não fui andar por lá. Mas ainda vou!

    Reply
  • Marcia 15/11/2017 at 16:21

    Que triste, Estou escrevendo sobre uma visita ao Centro Histórico de Santos e já estava achando o texto cheio de negatividades devido ao estado do bairro Valongo. Mais uma…acabei de descobrir sobre o fechamento do Café Paulista.

    Reply
  • Paulo Clístenes Vieira da Silva 17/11/2017 at 17:40

    Que prédio, e o que representa para a cidade e para o país a sua história, que consiga ser reaberto e preservado, pois ainda não conheço!

    Reply
  • Daniel Pardo 23/12/2017 at 19:53

    Com essa crise até estabelecimentos comerciais históricos estão fechando as portas.

    Reply
  • Nelson 22/06/2018 at 00:17

    Oh não! Estive ontem em Santos e desejava saborear o belo filé de linguado e belle monier que “só lá se encontrava” e me deparei com as portas cerradas. A confirmação deste artigo, portanto, é entristecedora!

    Reply
  • LEONARDO ROCHA RODRIGUEZ 24/10/2018 at 20:11

    Meu avô foi proprietário por mais de 40 anos (acho). Sr. José Rodriguez. Depois vendeu para meus primos. Ficaram um tempo ainda legal antes de vender. É depois de um tempo após a venda é que foi fechado.

    Muitas lembranças boas de vida dentro do restaurante.

    Reply
    • MariaTeresa R Costas 08/11/2018 at 00:01

      Oi Leonardo, é a Maria Teresa!
      Sim, foi do tio José, seu avô, desde 1940, e esteve na nossa família por 70 anos. Quando fechou tinha completado 106 anos. Foi fundado em 1911.
      Estou escrevendo um livro registrando toda essa história… de nossa família e desse lindo prédio.
      Grande abraço

      Reply
%d blogueiros gostam disto: