Caminhar pelo centro histórico da Cidade de São Paulo sempre pode reservar boas surpresas. E foi assim mesmo, caminhando, que acabamos por descobrir um espaço muito interessante que merece não só a nossa divulgação como elogios: o Cama & Café São Paulo.

clique na foto para ampliar

 

Não teríamos notado a novidade se não estivéssemos escutando um agradável som de um saxofone ecoando suavemente pela agitada Rua Roberto Simonsen, na região da Sé. Há poucos meses atrás no final de 2012 já havíamos fotografado o imóvel de onde ecoava a música e ele estava bastante deteriorado. E o som serviu como um guia para observarmos que não só o imóvel havia sido completamente recuperado, como agora funcionava um agradável espaço de hospedagem no esquema “cama e café“, como também um belo restaurante.

Após observarmos o cardápio na entrada, resolvemos subir a mais que centenária escadaria de madeira e conhecer o local. E foi assim que descobrimos, em um espaço completamente restaurado, um novo e agradável estabelecimento comercial no centro histórico de São Paulo.

A iniciativa do Cama e Café São Paulo é do empresário Luiz Antônio Pereira Santos que é do ramo hoteleiro e resolveu abrir seu próprio negócio em uma região que nem sempre é encarada de frente por investidores e empresários.

Ele tomou a iniciativa de abrir o espaço depois de fazer uma visita ao famoso Solar da Marquesa de Santos, um dos imóveis que foram recentemente restaurados na mesma rua. Encantado com a história da Marquesa e a importância do local para a história de São Paulo, decidiu abrir seu negócio ali mesmo, bem perto da antiga residência da famosa amante de D. Pedro I.

O proprietário Luiz Antônio e seu saxofonista que conheceu nas ruas de São Paulo

E restaurar um prédio do final do século 19 que estava abandonado há mais de uma década não foi tarefa fácil. O imóvel estava muito deteriorado no andar superior, com problemas desde a estrutura do telhado e umidade em todos os ambientes, até o madeiramento original do interior do imóvel, atacado por podridão e cupins.

Isso não desanimou o empresário que trabalhou duro para recuperar todo o imóvel, passando por todos os detalhes e requisitos que um imóvel tombado como patrimônio histórico (desde 1984) requisita. Em poucos meses o imóvel estava recuperado, com pintura e vidros novos e todo seu madeiramento original recuperado, tanto nas portas feitas de Pinho de Riga, como no lindo piso de ipê e peroba rosa.

No piso do imóvel restaurado, ipê e peroba rosa

O restaurante e hotel está decorado com mobiliário e peças de decorações antigos, muitos deles disponíveis para venda. Além disso, há quadros expostos cujo talento de pintor o próprio empresário descobriu. Trata-se de pinturas feitas pelo manobrista do estacionamento que fica no andar térreo do imóvel. Após a exposição dos quadros no restaurante, algumas de suas obras foram vendidas para clientes.

Aliás, não é só ai que está o bom olhar de Luiz Antônio. O saxofonista que ouvimos tocar e que nos atraiu até o espaço,  e que fica no Cama e Café São Paulo durante o almoço, ele encontrou tocando nas ruas do centro de São Paulo. Encantado com o talento, convidou-o a tocar durante o dia no restaurante.

Vista parcial do interior do restaurante (clique na foto para ampliar).

Enquanto a parte de hospedagem não abre, o restaurante segue como carro chefe do espaço, servindo um cardápio amplo e variado, cujo pratos homenageiam em seus nomes pontos históricos de São Paulo, como o Pátio do Colégio e a Catedral da Sé e figuras ilustres como as saladas “imperatrizes do Brasil” e pratos diários como “Marquesa” (feito de escondidinho de carne seca) e “Imperador” (prato com carne seca desfiada acebolada).

Na imagem abaixo, no sentido horário, vemos os pratos Pátio do Colégio, Marquesa e na imagem maior o Imperador:

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Um novo tempo para o tão sofrido centro histórico de São Paulo ?

Sempre questionamos aqui o estado de abandono que parte do centro histórico de São Paulo se encontra, mas desde que a Prefeitura de São Paulo resolveu apostar na revitalização da Casa Número 1 (hoje Museu da Imagem de São Paulo) e o Solar da Marquesa de Santos, a então esquecida rua Roberto Simonsen se revitalizou bastante, com mais movimento, consumo e, principalmente, turistas.

A Rua Roberto Simonsen está se revitalizando (clique na foto para ampliar).

É muito gratificante observarmos as coisas funcionarem por ali. Não muito longe desta rua, na Praça da Sé esquina com a rua Boavista, um sobrado do século 19 também está sendo completamente restaurado pela iniciativa privada. Sinal de novos tempos para o centro histórico de São Paulo ? Nós esperamos que sim.

Uma iniciativa tão louvável como esta do Cama e Café São Paulo precisa, necessariamente, de clientela, divulgação e estímulo. Então quando estiver no centro de São Paulo prestigir o local e não deixe de indicar também para seus amigos, colegas de trabalho e familiares. Só assim teremos um centro cada vez mais vivo e alegre.

Serviço:
Cama & Café São Paulo
Rua Roberto Simonsen, 79 – Sé
Telefone: (11) 3101-3760
Wi-Fi grátis
Aceita cartões de crédito e débito
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 11:30 às 15:30

Veja mais fotos do local (clique na imagem para ampliar):

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Amanda 12/03/2013 at 16:47

    Sensacional a iniciativa desse empresário! Oxalá outros fizessem o mesmo já que o nosso poder público não dá a devida atenção para a preservação destes imóveis.

    Reply
  • Eny 12/03/2013 at 16:51

    Faltou fotos das acomodações…
    Gostei do que vi, quem sabe me hospedo nesse B&B na proxima vez que for a minha cidade natal…
    eny

    Reply
    • Paula 08/11/2013 at 10:04

      A hospedagem ainda não está pronta. Iniciará em abril de 2014. Está escrito no CURTO texto…Transcrevo para facilitar sua vida…

      “Enquanto a parte de hospedagem não abre (está programado para inaugurar em abril), o restaurante segue como carro chefe do espaço, servindo um cardápio amplo e variado,”

      Reply
    • Auer 17/12/2013 at 13:12

      Leia o texto todo antes de comentar…

      Reply
  • vandersi roveri das neves 12/03/2013 at 17:12

    Belíssima atitude.Que todos os proprietários de imóveis antigos tenham essa iniciativa.Parabéns!

    Reply
  • Teca Arantes 12/03/2013 at 17:17

    Parabéns,Luiz Antônio Pereira Santos! São Paulo precisa de mais pessoas como você! Preservar nossa história também é preservar a educação de um país!

    Reply
  • Fabio Ramon Franco 12/03/2013 at 17:25

    Quando eu voltar a cidade que tanto amo, com certeza eu e a minha família almoçaremos e por que não ficaremos hospedados nesta maravilha. Parabéns ao empresário pela iniciativa. Que isso sirva de exemplo para que outros façam o mesmo.

    Abraço a todos!

    FRF

    Reply
  • Alexandre 12/03/2013 at 18:28

    O mais importante é prestigiar, façamos uma visita, assim outros também se interessarão em investir no centro histórico, se não for pelo interesse histórico será pelos ganhos financeiros.

    Reply
  • Nilton Divino D’Addio 12/03/2013 at 18:31

    Maravilha!
    Nesta semana passei em frente ao local e não notei as transformações. Nos próximos dias, voltarei ao centro e aproveitarei para experimentar um desses pratos caprichadíssimos e conhecer o local.
    Parabéns ao Luiz Antonio pela visão e iniciativa e parabéns ao Douglas pela divulgação.

    Reply
  • renato diniz 12/03/2013 at 21:51

    Vale mencionar que há um outro prédio vizinho onde funciona o coletivo Casa Juisi + Phosphorus, são desenvolvidos projetos de artes visuais,promove-se residências artísticas e funciona um agradável restaurante e brechó. Muita cultura e bom gosto delineando essa rua. https://www.facebook.com/casajuisiphosphorus

    Reply
  • Iara Nordi Castellani 12/03/2013 at 23:53

    Parabéns!
    Visitarei em breve, com certeza.

    Reply
  • Karin Peixoto 13/03/2013 at 08:09

    Ficou muito lindo!! Como é bom ver que ainda existem pessoas que procuram preservar o que já foi história. Porém em outros lugares infelizmente não ocorre o mesmo. O bairro da Moóca (minha Moóca tão querida aonde nasci) por exemplo está virando uma Higienópolis, todas as suas casas estão sendo demolidas para dar lugar aos espigões aonde moram pessoas que se quer sabem a história tão linda deste bairro. Lamentável…

    Reply
  • Olinda 13/03/2013 at 08:18

    Adorei! Qdo eu for ao centro co
    Certeza passarei por lá para conhecer o local e saboreR
    A comida.. Mas acho q deveria a abrir nos fds tb..
    Ja q o turismo é maior nestes dias…boa sorte!

    Reply
  • Maria 13/03/2013 at 14:01

    parabens pela iniciativa e Sao Paulo precisa de pessoas assim para recuperar a sua historia que esta sendo (o que resta) e ja foi demolida. Sugiro que o empresario mostre os quartos do seu “Cama e Café” para termos uma ideia da acomodação. Comer é bom e todo mundo gosta, e precisa, mas dormir é essencial para repormos também as energias.

    Reply
  • Edilucia Modenuti 15/03/2013 at 11:06

    Parabéns a este empresário paulistano Luis Antonio Pereira dos Santos que nos orgulha muito com a iniciativa de começar em São Paulo um conceito todo novo em hospedagem “Cama e Café” e agradeçemos pelo presente que esta cidade recebe como a recuperação e preservação cultural do centro velho de São Paulo.
    Já tive o prazer de conhecer o local e saborear as delícias do restaurante ao som aconchegante de um sax.
    Eu recomendo.

    Reply
  • Jefferson Eduardo 15/03/2013 at 12:50

    Excelente! Uma grata surpresa. Que o exemplo do sr. Luís Antônio seja notório a outros empresários.

    Reply
  • Nilton Divino D’Addio 15/03/2013 at 17:37

    Hoje estive lá, para o almoço ao som do sax e flauta do Maurício, que toca de forma suave e agradável.
    Valeu à pena pelo local, pela comida e pela música.
    Sugiro ao Douglas que escreva sobre outros restaurantes em SP, que estão preservando a nossa memória.

    Reply
  • Ulisses Giardelli 16/03/2013 at 14:43

    Sou suspeito em falar, o Luiz além de ser um grande homem, empreendedor e carismático, sempre se preocupou com o bem estar de todos…. Luizão parabéns nesta jornada e mais uma vez apostando e com muita qualidade.
    Parabéns primo…

    Reply
  • Paulo Branco 16/03/2013 at 18:59

    SE abrisse no fim de semana seria mais facil conhecer…

    Reply
    • Douglas Nascimento 16/03/2013 at 21:02

      Paulo, o negócio está começando então é preciso ter paciência.
      Logo funcionará o esquema de hotel e ai abrirá todos os dias.

      Reply
  • Pilsen 17/03/2013 at 16:41

    Legal! Passei na frente quando fui no DPH retirar a Guia de Bens Históricos de SP. Quando fui assinar a lista vi o nome do douglas e do blog.

    Reply
    • Luiz Rossi 19/03/2013 at 14:22

      Me interessei por esse Guia, é só ir no DPH retirar?

      Reply
  • guilherme salles de campos 17/03/2013 at 20:36

    lindo,com certeza irei conhecer e apreciar este café,parabéns aos proprietários,

    Reply
  • Terezinha Maria Magri de Almeida 18/03/2013 at 08:30

    Parabéns pela iniciativa, empresario Luiz Antonio! belissimo exemplo! orgulha os paulistanos. Irei em breve, adoro Sampa e morro de dó dos nosso belos predios abandonados. Sucesso!

    Reply
  • Luiz Rossi 19/03/2013 at 14:21

    Nossa, parabéns!!! Assim que der eu o visitarei! Necessitamos de mais empreendimentos desses!!!

    Reply
  • Carlos Lima 19/03/2013 at 15:44

    Excelente! Que maravilha! Que seja mesmo o sinal de um novo tempo para o velho centro de São Paulo! Parabéns ao empresário Luiz Antônio! Que o sucesso lhe sorria sempre!

    Reply
  • Jose Carlos Paes 24/03/2013 at 10:45

    Parabens ao empresario Luiz Antonio,e de gente assim que o BRASIL precisa.
    Jose Carlos Paes

    Reply
  • Paulo Cesar 28/03/2013 at 19:18

    Gostei do prato “Pátio do Colégio”.
    Da próxima vez coloquem fotos de sobremesas também!

    Reply
  • Aldino Quilici 28/03/2013 at 19:38

    Um visionário,resgantando o passado,fazendo o presente e criando o futuro,sem mais palavras.
    Fiquei emocionado……

    Reply
  • Denise Armitano 30/03/2013 at 21:02

    Onrigada pela divulgação destas iniciativas maravilhosas de regate de lugares mágicos infelizmente esquecidos por muitos!

    Reply
  • Katia Melo 01/04/2013 at 21:05

    Eu tive a oportunidade de conhecer o Cama & Café São Paulo e gostei bastante. O lugar é bem agradável e a comida é ótima.
    Parabéns aos Sr. Luiz Antonio!!!

    Reply
  • Debora 13/04/2013 at 21:35

    Fiquei toda animada para ir… mas nesse horário e só durante a semana… é impossível! Que pena! 🙁

    Reply
  • Bruno 22/04/2013 at 16:04

    Comida parece ser ótima, mas acredito que deva ser um pouco cara.
    Por isso vou guardar dinheiro e ir!

    Reply
    • Morcegolino 23/04/2013 at 03:30

      Nada, um almoço com sobremesa custa 200 reais e tem troco!

      Reply
      • Wesley 30/04/2013 at 01:59

        mimimi…

        Reply
    • Desirée 31/05/2013 at 20:46

      Bruno, o valor dos pratos, em média, é de R$ 25,00 (excluindo-se bebidas e sobremesa). Na região central você não encontra nada mais barato do que isso se quiser algo de qualidade. Realmente vale a pena.Fora isso, a qualidade do serviço e o local valeriam muito mais.

      Reply
      • Morcegolino 01/06/2013 at 11:19

        Que tal você sortear um almoço com direito a acompanhante para nós, leitores do blog “São Paulo Antiga”, agora para o Dia dos Namorados?

        Seria um gesto simpático para com aqueles que, como eu, apreciam a boa comida e lugares aconchegantes como seu restaurante.

        OBS: aquele lance dos 200 reais com troco foi só brincadeira, tá?

        Reply
  • Wesley 30/04/2013 at 01:53

    Belo ambiente, bela iniciativa, otimo atendimento! estive la e gostei muito! Desejo força e sucesso pra varios outros projetos! que essa decadencia, do nosso patrimonio histórico paulistano; seja vencida, e sera! E que nossa população acorde para o passado pois é nossa fundação para o presente, quem tem historias em São Paulo, que as conte e que não tem que acorde, pois ja passou da hora de construir como o Sr Luiz Antonio. Não seja um perda que apenas ocupa espaço na cidades.

    Reply
  • Adilson 03/05/2013 at 16:07

    Bravooo!!!!!!!!!

    Reply
  • Lecy 06/05/2013 at 10:28

    Dar função a uma propriedade. Partilho desta idéia. Parabéns,

    Reply
  • Cybelle de Lima 13/07/2013 at 19:12

    Participei hoje de em “Encontro Peripatético”, promovido pela Casa Guilherme de Almeida, para encerrar as comemorações da Semana de aniversario do poeta paulista. O passeio, que teve como tema os locais ligados à vida do poeta, foi guiado pelo Laércio Cardoso de Carvalho, e terminou com um almoço no ‘Cama e Café’. O menu -, delicioso- procurou servir um prato em homenagem ao aniversariante, com seu drinque preferido e um picadinho delicioso.

    Reply
  • Suely Plum 01/10/2013 at 20:51

    Não entendi bem. Não é “Cama e Café”? E a parte das camas? Gostaria de ver as instalações dessa área…

    Reply
  • maria angela 17/12/2013 at 15:31

    Parabéns ao empresário paulistano por essa belíssima iniciativa. Pena que não abra aos sábados, pelo menos! Estive ai no Centro mês retrasado e vi muitos turistas caminhando pelo Pátio do Colégio, Casa da Marquesa de Santos etc…..

    Reply
  • Roger Oliveira 05/05/2014 at 17:01

    para tirar a dúvida sobre o local segue a página do Facebook do Cama & café são paulo : https://www.facebook.com/camacafesp

    Reply
  • Pardo 22/02/2015 at 20:10

    Apesar de haver um certo romantismo na decadência do centrão de Sampa, seria melhor se todo o centro fosse bem cuidado que nem essa casa.

    Reply
  • Olinda 21/08/2018 at 10:08

    Parabéns à este empresário de visão e amor ao nosso Patrimônio Histórico. . Quem nos dera tivessem mais pessoas assim!!! Nosso centro velho estaria salvo da degradação. …É questão da prefeitura dar incentivo à estes de Boa vontade…se houvesse uma parceria, rapidinho nossa cidade estaria linda e preparada para receber bem os turistas e os moradores locais.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: