Um imóvel antigo bastante interessante que sempre passo diante é este sobrado de 1923 localizado no número 73 da avenida Celso Garcia, no Brás:

Gosto muito dele por uma série de razões. Uma delas é o fato de que apesar de encontrar-se em uma região bastante deteriorada do Brás – próximo ao Largo da Concórdia – o imóvel está sempre muito bem cuidado.

A pintura do imóvel, inclusive, é feita com uma certa regularidade. Aliás dias depois de fazermos esta foto ele foi pintado de cor-de-rosa. A constante manutenção deixa a construção sempre revigorada.

clique na foto para ampliar

Destaco também as janelas do andar superior, todas bastante preservadas e os balaústres de ferro. Na fachada há também há inscrição ´Carnier 1923´.

O nome, aliás, me intriga há anos. Quem foi Carnier ? Nunca achei qualquer referência em nenhum arquivo, guia ou lista telefônica que já pesquisei.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Sandro Lopes 28/08/2017 at 15:02

    Me parece ser Garnier o nome na fachada, repare o traço na letra G.

    Reply
  • Jorge Roberto Coelho Ferreira 28/08/2017 at 17:21

    Eu me lembro desse sobrado. O nome deve ser Carnier mesmo. Há um Luiz Roberto Carnier no Linkedin, que consta como palestrante e professor da FGV, vai ver que foi construído por parentes dele.

    Reply
    • LUIZ CARNIER 20/10/2017 at 14:42

      Olá Jorge Ferreira e Douglas . Aqui é o professor Luiz Roberto Carnier . Desconheço a origem dessa casa e do proprietário . Certamente é alguém da família do meu avô paterno . Vou investigar . Obrigado pela menção do meu nome aí em cima

      Reply
  • Carlos Antonio Lopes 29/08/2017 at 09:54

    Tanto na Celso Garcia como na R.Piratininga, bem como na região do Belenzinho, pode-se encontrar verdadeiras pérolas da antiguidade!

    Reply
  • Daniel Pardo 22/10/2017 at 21:33

    Suponho que embaixo deva funcionar algum comercio e deva ser o comerciante que mantém o prédio em bom estado.

    Reply