Grande São Paulo

Casa – Alameda Nothmann, 563

Comments (7)
  1. Luiz Henrique disse:

    Boa tarde!
    Sim, um imóvel sensacional, corajosamente recuperado. Ainda bem!
    Quanto à árvore removida, repare que plantaram outra: está em fase de crescimento…

  2. Jorge Roberto Coelho Ferreira disse:

    O sobrado realmente é lindo. Quanto a árvore não lamente. Aquela arvore é a denominada falsa seringueira (ficus elástica). É dentre todas, o pior tipo de arvore para se ter na calçada ou jardim. Se ela estivesse ainda lá já teria destruído toda a calçada e inclusive as fundações do prédio. A prefeitura proibiu o plantio
    dessa arvore, dentre outras, inclusive o malfadado ficus. Infelizmente, por desconhecimento das pessoas e do poder público, temos hoje em dia em São Paulo, no mínimo 70% de árvores impróprias para calçadas e Jardins. Entretanto, tenho notado que, embora timidamente, aos poucos estão sendo substituídas por especies adequadas.

    1. Não sabia disso sobre esta árvore específica. Obrigado pela dica!

  3. Trabalhei por muito anos no Martinelli, adorava andar pelas redondezas, São Bento, XV de novembro e adjacências. Sampa tem muita coisa interessante, muita mesmo ainda de arquitetura. Mas um edifício sempre me chamou a atenção, o antigo Banco da Cidade de São Paulo na praça Antonio Prado…antes que me esqueça, amo essa cidade…

  4. Fertnando Teixeira da Silva disse:

    Se o imóvel for particular, minha opinião é que a Prefeitura deva restituir pelo menos o dinheiro gasto com a tinta, porque seria uma forma de agradecimento pelo cuidado e o carinho oferecido aos paulistanos com tão valioso exemplo de como preservar nossa história.

  5. Daniel Pardo disse:

    Eu ouvi falar não lembro onde que agora querem revitalizar a região dos Campos Eliseos preservando o máximo de imóveis como esse antigos para reviver os antigos dias do bairro.

  6. André Portocarrero disse:

    Douglas como sempre parabéns!

    Eu juro que me esforço para levar à frente um projeto parecido em Cuiabá, tomando por inspiração seu trabalho. Já conversamos sobre isso, lembra?

    Desta vez vou anotar apenas a “questão” da arvore.

    Eu também cursei Engenharia Florestal e pela imagem me parece ser uma FICUS ELÁSTICA ou FALSA SERINGUEIRA na foTo mais antiga. Ela pode chegar a grandes alturas e ter volumoso diâmetro.

    Quero acreditar que sua retirada se deu em decorrência dos esperados problemas decorrente do seu plantio em calçada – não recomendado. Ela deve estar em grandes espaços como parques, jardins e praças.

    Esta arvore pode ficar enorme e causar estragos severos na calçada e até na estrutura da casa.

    Para nosso alívio tem uma nova lá. Olha a arborização da cidade pode, quem sabe, virar uma pauta…tem muito a ver com o patrimônio.

    Forte abraço!!!

    André

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.