Sempre que falo de casas antigas renovadas abordo o fato de na grande maiorias das vezes os resultados da ˝modernização˝ ser um desastre. São vários os motivos e o principal deles é esbarrar na falta de conhecimento técnico dos proprietários e, porque não, a total ausência de educação patrimonial no ensino básico.

Mas vez por outro encontro casos que me deixam bastante feliz. Vejam essa casa:

clique na foto para ampliar

Localizada no número 46 da rua Limonita, no bairro do Belém, essa pequena residência é graciosa demais. A renovação completa da fachada desta casa, que tem mais de cinquenta anos, soube aliar o que há de interessante nos materiais de acabamento exterior mais modernos, sem deixar a beleza de lado.

A fachada foi totalmente recoberta com tijolos de ardósia, que mantiveram o ar retrô da construção. Por sua vez janelas e portas antigas foram mantidas, e mesmo com as grades de segurança, indispensáveis para os tempos difíceis que vivemos, o bom gosto foi levado em consideração.

E por fim tiveram a excelente ideia de preservar nos degraus de entrada do imóvel os tradicionais caquinhos vermelhos e ainda mantiveram os respiros do porão. Eu simplesmente me encantei com essa casa, que beleza!

Veja mais fotos (clique na miniatura ampliar):

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Catuí Côrte Real Suarez 22/05/2018 at 22:13

    O brasileiro ainda não tem o hábito de contratar profissionais, sejam engenheiros, arquitetos ou decoradores, julgando ser um gasto supérfluo, de rico, e tem confiança na própria capacidade de resolver sozinho. Se algo der errado na obra, sempre tem um jeitinho e tudo se resolve. Essa obra teve no mínimo uma consultoria profissional, sem sombra de dúvidas.

    Reply
  • Emerson de Faria 26/05/2018 at 16:15

    Quem disse que o antigo não pode ser repaginado? Eis aí a prova cabal que sim! E continua sendo de muto bom gosto!

    Reply
  • Daniel Pardo 27/05/2018 at 19:51

    Muito bonita mesmo essa casa.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: