Era pra ser uma caminhada como tantas outras que faço pelo bairro do Bom Retiro. Até que parei para comprar uma garrafa d´água e resolvo observar com mais atenção, a fachada bastante deteriorada de um imóvel diante de um ponto de ônibus, na Rua Eduardo Chaves, e me encontro esta inscrição:

clique na foto para ampliar

Estava ali, sobre o toldo de uma pequena vendinha que um dia foi uma residência, a data que denunciava tratar-se do mais antigo imóvel da rua e uma das mais antigas de toda a região: uma casa construída ainda no século 19, no longínquo ano de 1899!

Infelizmente naquele momento não foi possível fotografar a fachada por completo, havia um ônibus estacionado bem em frente. O jeito foi voltar no dia seguinte bem cedo – um domingo – e fazer o registro:

clique na foto para ampliar

Bastante deteriorada, a velha casinha teve tantas modificações e reformas que pela descaracterização sofrida é quase impossível imaginar como ela seria originalmente.

É bem verdade, também, que pelo seu estado uma recuperação da fachada também seja inviável. Entretanto, as incontáveis alterações da fachada preservaram a data do imóvel no frontão, mesmo tendo passado quase 120 anos de sua construção.

Se foi intencional ou não preservar o ano de 1899 ali, uma coisa é certa: Foi um achado e tanto!

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Paulo Clístenes Vieira da Silva 29/08/2017 at 20:59

    É bem verdade, esses achados não ocorrem sempre, apesar de tudo, o imóvel é um testemunho histórico.

    Reply
  • Daniel Pardo 22/10/2017 at 21:28

    1899 e apesar de seguidas descaracterizações não aparenta estar com danos estruturais.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: