Encontrar uma casa antiga como esta de 1914, localizada na rua Coronel Bento Pires, 171, na Mooca, é certamente viajar no tempo.

E viajar para uma época em que a cidade de São Paulo era outra, com casas diretamente ligadas às ruas, que eram chamadas de “leito carroçável“. Casas simples mas robustas, sem muros, com portas e janelas bem altas e seus habituais porões.

Apesar desta rua hoje estar bastante transformada, tomada especialmente por galpões e pequenos estabelecimentos comerciais, a velha casa térrea resiste. E resiste ao lado de outro exemplar do passado, na esquina com a rua Wandenkolk, que foi erguida no já distante ano de 1896.

Em quanto a vizinha já passou do seu centenário, esta já está se aproximando. Já imaginaram quantas famílias viveram nesta casa ? Quantas vidas ? Quantas memórias por dentro destas paredes ? De imigrantes italianos, a imigrantes bolivianos, passando pelos retirantes nordestinos, todos estes povos já fizeram parte, em alguma oportunidade, da história destes imóveis e da memória da cidade de São Paulo.

Atualização 20/09/2017:

Infelizmente informo que esta casa, juntamente com sua vizinha de 1896, foi demolida. 

Confira mais fotos desta casa (clique na miniatura para ampliar):

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Niderce Teresa 06/09/2011 at 14:51

    Esta é uma das poucas construções que restam, que conta a história de uma época, onde nossos antepassados viveram, por isso devemos preservá-las e conservá-las.

    Reply
  • Marcelo 19/05/2017 at 13:24

    E certamente engajar-se por uma recuperação merecida do imóvel, visto que uma das janelas maiores auxilia na restauração da outra.

    Reply
  • Adilio 21/09/2017 at 13:11

    Fui pesquisar no Google maps, e vi que a casa não existe mais…Uma pena!

    Reply
  • Nilce 21/09/2017 at 18:05

    Bom seria se pudesse mostrar também o interior das casas…

    Reply
%d blogueiros gostam disto: