Na nossa São Paulo é possível encontrar empresários que conseguem relacionar seus negócios tradicionais com a preservação da arquitetura antiga e do patrimônio histórico. Recentemente abordamos a história do empresário Luiz Antônio que restaurou um imóvel do século 19 para abrir seu negócio e está tendo bastante sucesso. Hoje vamos abordar um outro caso muito similar que merece não só a nossa divulgação, mas também a visita de todos os nossos leitores, a Casa de Almoço.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Localizada no número 171 da Rua Fernando de Albuquerque, na região da Consolação, a Casa de Almoço é mais uma grata surpresa que encontramos na região central de São Paulo. O restaurante ocupa uma casa do início do século 20 que esteve fechada por muitos anos e aguardando um novo inquilino que desse vida ao local, e foi nas mãos da empresária Rose que a casa voltou a vida, funcionando como um agradável restaurante.

A fotografia abaixo, de 2011, mostra o como estava o imóvel antes de tornar-se a Casa de Almoço.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

O imóvel foi totalmente reformado não apenas na bela fachada, mas também em seu interior para receber o estabelecimento. Houve uma atenta preocupação em adaptar a casa para o novo negócio mantendo cada canto do imóvel preservado e agradável. Na porção exterior, é possível perceber o minucioso trabalho de pintura, que soube mesclar o branco para os detalhes, portão e janela e o tom laranja para a pintura das paredes. Um resultado de muito bom gosto.

Crédito: Divulgação / Casa de Almoço

A Casa de Almoço oferece serviço a la carte com um cardápio bastante variado de saladas, assados e massas com preços bastantes equilibrados. Os pratos são bem servidos e com uma bonita apresentação, mostrando que o capricho não está apenas na restauração do imóvel, mas principalmente em atrair seus clientes através de uma boa gastronomia.

Sofioli de ricota, nozes e passas, um dos pratos da Casa de Almoço.

Sofioli de ricota, nozes e passas, um dos pratos da Casa de Almoço.

Além de servir almoço a casa também dispõe, mediante solicitação, de serviço de café da manhã para empresas. Basta contata-los por telefone para contratar o serviço.

Foi uma grata surpresa encontrar a Casa de Almoço na Rua Fernando de Albuquerque. Sabemos da dificuldade que muitos empresários encontram ao utilizarem imóveis antigos para seus empreendimentos, que vão desde as barreiras culturais que alguns empresários tem para se convencer de que preservar o antigo é uma boa ideia, até as dificuldades que o custo de recuperar uma construção centenária, mesmo que pequena, pode representar.

Entretanto iniciativas como a de Rose e sua Casa de Almoço são gratificantes e louváveis e merecem nosso reconhecimento. Se você trabalha ou mora na região prestigie este restaurante, além de contribuir com a preservação de mais uma casa antiga, você está valorizando uma empresária que respeita a memória da Cidade de São Paulo.

Serviço:
Casa de Almoço
Rua Fernando de Albuquerque, 171 – Consolação
Telefone: (11) 3171-1850
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta das 11:00 às 15:00
Link: https://www.facebook.com/casadealmoco

Conheça o local através de nosso mapa:

Ver São Paulo Antiga num mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • Carlos Lima 19/03/2013 at 15:46

    Belíssima iniciativa! Parabéns! Assim que tiver a oportunidade visitarei o estabelecimento!

    Reply
  • Rosemeire J.G.Silva 19/03/2013 at 19:16

    Quero agradecer a este jornalista que de uma forma maravilhosa retrata nosso estabelecimento comercial e a nossa luta para restaurar o nosso patrimonio historico,esta iniciativa me da certeza que o sonho de ver novamente as belas casas, casaroes e predios da nossa cidade sendo restaurados e ocupados pela gastronomia rica de Sao Paulo bate forte no peito dos apaixonados pela cultura e o romantismo da cidade antiga.

    Reply
  • valeria 19/03/2013 at 20:36

    Muito bom ver que alguem ainda ama nossas antigas casinhas…

    Reply
  • Elisabeth Castro 19/03/2013 at 21:20

    Sou frequentadora deste restaurante maravilhoso, também recomendo o local agradável e de excelente culinária, como também aprecio a matéria.

    Mas só há um ponto a corrigir, que o funcionamento da casa é até às 15h e não às 13h.

    Reply
    • Douglas Nascimento 19/03/2013 at 21:36

      Elisabeth, valeu pelo toque! Corrigido.

      Reply
      • joab/marina 02/04/2013 at 18:14

        Uma casa tão bonita e bem localizada como esta, poderia abrir também para o jantar.
        Fica aqui a nossa sugestão.
        Sucesso!
        Abraços.

        Reply
  • Pedro 19/03/2013 at 21:42

    Restaurante maravilhoso, quem conhece o mesmo tem vontade de ficar horas conversando e saboreando a culinária e o atendimento que o mesmo oferece.

    Reply
  • Roberto 20/03/2013 at 16:39

    Também quero parabenizar a Casa. Recentemente, comemos uma massa (rondelli) sensacional, acompanhado por uma salada farta por um preço bem acessível. Vale a pena conhecer o local.

    Reply
  • Gabriel 20/03/2013 at 18:44

    Qdo eu for a Sampa quero ir deste estabelecimento. Aquele prato da foto atiçou minha fome hehehe. Faltou uma foto com a equipe de “artistas” funcionários desta belíssima casa de almoço.

    Reply
    • Paulo Cesar 28/03/2013 at 19:02

      Eu já tinha ficado com fome só de ver a fachada da casa, não imaginava que serviam prtaos tão sofisticados.

      Por ser mineiro e morar em MG, logo imaginei pelo estilo da casa que serviam caldos (canjiquinha com costelinha, caldo verde, etc) ou uma boa galinha ao molho pardo!

      Quando eu for a São Paulo eu irei se possível almoçar naquele local.

      Poderiam colocar uma foto do cardápio, hehehehe.

      Reply
  • Jefferson Eduardo 21/03/2013 at 12:41

    Eu já havia notado esta casa, pois quando preciso ir à Defensoria Pública passo defronte a ela. Sua preservação chama a atenção.

    Reply
  • Andrea 29/03/2013 at 13:48

    Certamente visitarei o restaurante.
    Tenho certeza que se a dona teve tanto cuidado e sensibilidade na reforma, não pecaria na comida.
    Rose, parabéns !

    Reply
  • Paulo Cesar 31/05/2013 at 16:56

    Eles bem que poderiam sortear um almoço grátis com suco e sobremesa com direito a acompanhante para os membros do “São Paulo Antiga”.

    Gostaram da idéia?

    Reply
  • Wandercilia 06/11/2013 at 13:45

    Douglas,

    Hoje estive na Casa de Almoço (sou frequentadora da casa).
    Você se lembra que havia um restaurante japonês em frente, numa casa verde, com uma área externa na parte superior? Pois é, havia, o que há agora lá é mais um abominável canteiro de obras. Menos uma casa em São Paulo. Muito triste.

    Reply
  • Roberto Valerio 22/09/2014 at 12:15

    Olá, diferentemente do que você diz a casa não ficou fechada durante anos, existia um escritório nela, no máximo ela ficou fechada dois anos, os novos locatários primeiro resolveram fazer algo da Herbalife que não vingou e abriram o restaurante, que diga-se de passagem revitalizou mesmo a casa. E em frente existia mesmo um restaurante japonês e uma casa linda ao lado mas ambos foram derrubados para a construção de um novo empreendimento e as árvores que ali existiam, foram mandadas para o espaço, o que foi uma pena.
    Sei tudo isso pois sou vizinho do local!

    Reply
  • Pardo 22/02/2015 at 20:00

    Se alguém tinha alguma dúvida se é possível fazer o progresso preservando o antigo, está ai a prova.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: