A forte especulação imobiliária que atinge a caótica cidade de Guarulhos não está poupando quase nada. A vítima desta vez foi esta bela casa da década de 1960 que foi abaixo em apenas dois dias. No local não saiu nenhum prédio, mas o terreno está disponível para locação.

Algumas pessoas questionam a razão de alguns imóveis presentes no site não terem valor histórico. Isso é bastante relativo, uma construção pode não ter representatividade histórica mas, mesmo assim, tem representação na história da vida das pessoas. E são as pessoas que constroem a história de um lugar.

Vejam fotos da casa e o terreno após a demolição (clique na imagem para ampliar):

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Vinicius Campoi 22/06/2010 at 13:59

    Acho que a questão não é só o valor histórico do bem, mas tb o valor ambiental e paisagístico. Nesse sentido o que é melhor para a paisagem urbana, uma casa simples, mas de linhas elegantes, ou um terrenão asfaltado e árido utilizado como estacionamento?

    Reply
    • Tikk 26/06/2010 at 22:12

      A questão no nosso país não é o valor histórico ou o abiental, mas sim o valor das cifras.

      Uma casa bonita é mil vezes mais agradável que um estacionamento, mas o xis da questão é que uma casa não dá $$$, diferente de um estacionamento, pois o país vive do carro…

      Pois é, Vinicius, o que poderíamos esperar do país do carnaval e do dólar na cueca, onde o povo só é brasileiro uma vez a cada quatro anos?

      Reply
  • João Gimenez 09/07/2010 at 20:57

    é interessante observar que a tipologia aceitável,ou ideal de moradia mudou muito nos últimos anos.
    Pelas fotos, observa-se que o muro era com grade e bem baixo, a janela do quarto para a varanda, sem grade… o imóvel fazia divisa com a lateral para a rua, janelas expostas, sem privacidade e segurança. Talvez, um dos motivos que levaram o proprietário a optar pela demolição, se deve ao fato de a mesma não ser rentável, com aluguel muito barato.

    Como comentado pelo Tikk ” o xis da questão é que uma casa não dá $$$, “

    Reply
  • Dani Martins 07/04/2012 at 00:52

    É uma pena ver a demolição dessa casa, eu me lembro dela.
    Ficava localizada na vila Augusta bem próximo à Dutra, esse é um ótimo bairro da cidade de Guarulhos, um dos mais antigos por sinal, do qual possui mtas casas históricas (em minha opinião perfeitas!, mto melhor do que qualquer apto de alto padrão) essas casas que dão charme ao bairro.
    Infelizmente, o valor pessoal das coisas hj em dia não parece importar mto às pessoas, demolindo uma casa desse porte não só foram abaixo tijolos, mas sim uma parte da história do bairro e de pessoas que ali viveram e construiram suas vidas.

    Reply