Passear pelo interior de São Paulo pode ser uma atividade bastante enriquecedora para quem é admirador do patrimônio histórico brasileiro. Muitas cidades distantes da capital paulista ainda estão livres da ganância da especulação imobiliária e da sede devorada da construção civil.

E na pequena e aprazível cidade de Piraju, é possível ainda encontrar muitas construções centenárias ainda de pé, como esta que conhecemos na Praça Ataliba Leonel, na região central da cidade, bem próxima a prefeitura do município.

Trata-se, na verdade, de duas casas antigas geminadas. A da esquerda já foi completamente modificada, mas a casa à direita conserva totalmente suas características originais, dando uma visão de como era essa praça no início do século XX.

A casa aparentemente está vazia e em estado de abandono. Na fachada é possível notar que pedaços de reboque já caíram e os portões estão enferrujados. Mesmo assim, a casa conserva um charme de sua época de glamour e uma beleza que não encontramos nas construções mais modernas.

Veja a galeria abaixo e confira mais fotos deste imóvel antigo e aproveite para compará-lo com a construção geminada vizinha, que era idêntica e foi bastante modificada.

Galeria (clique para ampliar):

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe uma resposta

Comments

  • José Carlos Garcia 21/07/2011 at 05:09

    Um Pouca da História do General Ataliba Leonel.
    http://www.estanciapiraju.com.br/ataliba.htm
    Agradeço aos moderadores deste importante veículo de informação e cultura se incluirem estes links nesssa página.
    José Carlos Garcia

    Reply
  • Erik 19/04/2012 at 19:54

    Incrivel essa casa alem de ser antiga tem o nome de uma praça que frequento… Eu não sabia que tinha uma casa com o nome da praça que vou… Legal…

    Reply
%d blogueiros gostam disto: