Casa – Rua Cardeal Arcoverde

O trecho da rua Cardeal Arcoverde entre a Avenida Dr Arnaldo e a Praça Benedito Calixto é daquelas vias que dificilmente conseguimos parar para observar com calma. Se descer de ônibus pelo corredor hoje é tão rápido que só conseguimos observar as construções nas paradas nos pontos de ônibus ou nos semáforos quando vermelhos, de carro, com a atenção no trânsito então, é mais difícil ainda.

Foi por isso que, depois de algum tempo adiando, resolvi fazer algo que me foi muito gratificante: descer a Rua Cardeal Arcoverde até o fim, a pé. E foi assim que encontrei algumas construções bem interessantes tanto nesta rua como em suas adjacências, que irei aos poucos abordar por aqui. Começando por esta:

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Localizado no número 493, esta casa antiga é um dos mais interessantes exemplares de toda a região. O acesso à residência é pela lateral, após o lance de escadas. Sua arquitetura é destoante de qualquer outra próxima e possui uma fachada muito bonita, com tijolos aparentes e uma sacada em arco limitada por balaústres.

Detalhe da fachada do imóvel (clique na foto para ampliar).
Detalhe da fachada do imóvel (clique na foto para ampliar).

Seu porão habitável é também bem diferente dos porões que costumamos ver por ai, com uma ampla janela madeira ao invés dos tradicionais e pequenos gradis de porão. Acessível pela lateral da casa, sob a escada, este porão pode ter sido criado no passado para fins comerciais (abrigaria um escritório ou consultório muito confortavelmente).

O imóvel tem com alguns sinais da idade, mesmo assim apresenta-se em bom estado de conservação. Observando-o de frente é possível notar o resultado de loteamentos mal planejados na nossa cidade. Mais antigo que o imóvel construído a sua direita, a casa acabou sofrendo por estar muito próximo ao muro vizinho de uma forma inusitada: sua lateral direita tornou-se inacessível.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Apesar destes problemas a casa é uma preciosidade, tanto pelo seu estilo como por ainda sobreviver tão bem em uma área que é bastante disputada por construtoras. Tanto antes dela como depois, do mesmo lado calçada inclusive, existem diversos empreendimentos. Espero ver esta residência por ali por muitos e muitos anos.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Sobrado – Rua Araquã, 57

Alguns sobrados vazios na região central de São Paulo acabam tornando-se locais para instalação de antenas de telefonia celular. E com isso, ficam abandonados.

Leia mais »

10 respostas

  1. Muitas vezes já me peguei admirando essa casa e curiosa para saber sua história. Você conseguiu alguma informação sobre data da construção, proprietários? Parece que ela é metade de uma antiga área, ocupava originalmente uma parte de um só terreno. Ana Afonso

  2. Ainda é uma “bela moradia”, com uma conservação um pouco mais aprimorada, ficará mais bonita ainda.

  3. a casa da minha avó, na rua Conselheiro Saraiva, em Santana, tinha um porão assim, como essa casa tem….e também um banheiro fora da casa….

  4. ah se eu morasse nessa casa, ia cuidar muito melhor dela… uma pintura nova na sacada, tiraria as pichações e muitas plantas… espero que ela fique aí por muito tempo ainda.

  5. Passei por lá hoje, 27/12/2018 a casa está um pouco deteriorada, porém não perdeu sua beleza, o que me pos a temer, foi a placa de venda em sua fachada.

  6. Li esse artigo uma semana atrás. Passo já 7 anos cada dia nessa rua em frente dessa casa. E hoje essa casa está em demolição :(. Entendo. Nada de preservação, com condições de perigo de não cuidar da casa para moradores.

    Tenho foto no dia de demolição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *