O trecho da rua Cardeal Arcoverde entre a Avenida Dr Arnaldo e a Praça Benedito Calixto é daquelas vias que dificilmente conseguimos parar para observar com calma. Se descer de ônibus pelo corredor hoje é tão rápido que só conseguimos observar as construções nas paradas nos pontos de ônibus ou nos semáforos quando vermelhos, de carro, com a atenção no trânsito então, é mais difícil ainda.

Foi por isso que, depois de algum tempo adiando, resolvi fazer algo que me foi muito gratificante: descer a Rua Cardeal Arcoverde até o fim, a pé. E foi assim que encontrei algumas construções bem interessantes tanto nesta rua como em suas adjacências, que irei aos poucos abordar por aqui. Começando por esta:

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Localizado no número 493, esta casa antiga é um dos mais interessantes exemplares de toda a região. O acesso à residência é pela lateral, após o lance de escadas. Sua arquitetura é destoante de qualquer outra próxima e possui uma fachada muito bonita, com tijolos aparentes e uma sacada em arco limitada por balaústres.

Detalhe da fachada do imóvel (clique na foto para ampliar).

Detalhe da fachada do imóvel (clique na foto para ampliar).

Seu porão habitável é também bem diferente dos porões que costumamos ver por ai, com uma ampla janela madeira ao invés dos tradicionais e pequenos gradis de porão. Acessível pela lateral da casa, sob a escada, este porão pode ter sido criado no passado para fins comerciais (abrigaria um escritório ou consultório muito confortavelmente).

O imóvel tem com alguns sinais da idade, mesmo assim apresenta-se em bom estado de conservação. Observando-o de frente é possível notar o resultado de loteamentos mal planejados na nossa cidade. Mais antigo que o imóvel construído a sua direita, a casa acabou sofrendo por estar muito próximo ao muro vizinho de uma forma inusitada: sua lateral direita tornou-se inacessível.

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Apesar destes problemas a casa é uma preciosidade, tanto pelo seu estilo como por ainda sobreviver tão bem em uma área que é bastante disputada por construtoras. Tanto antes dela como depois, do mesmo lado calçada inclusive, existem diversos empreendimentos. Espero ver esta residência por ali por muitos e muitos anos.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • Patricia 25/09/2014 at 16:40

    também espero…que pena são poucas assim.

    Reply
  • Ana Afonso 25/09/2014 at 16:51

    Muitas vezes já me peguei admirando essa casa e curiosa para saber sua história. Você conseguiu alguma informação sobre data da construção, proprietários? Parece que ela é metade de uma antiga área, ocupava originalmente uma parte de um só terreno. Ana Afonso

    Reply
  • Cláudio Sergio Contro 25/09/2014 at 16:54

    Ainda é uma “bela moradia”, com uma conservação um pouco mais aprimorada, ficará mais bonita ainda.

    Reply
  • Dulce M.M. Teixeira 25/09/2014 at 17:16

    a casa da minha avó, na rua Conselheiro Saraiva, em Santana, tinha um porão assim, como essa casa tem….e também um banheiro fora da casa….

    Reply
  • chris 29/09/2014 at 18:56

    ah se eu morasse nessa casa, ia cuidar muito melhor dela… uma pintura nova na sacada, tiraria as pichações e muitas plantas… espero que ela fique aí por muito tempo ainda.

    Reply
  • Luca Bertoldo 27/12/2018 at 22:51

    Passei por lá hoje, 27/12/2018 a casa está um pouco deteriorada, porém não perdeu sua beleza, o que me pos a temer, foi a placa de venda em sua fachada.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: