A região central de São Paulo é tão antiga e densamente ocupada que é sempre surpreendente quando encontramos nesta área algum terreno disponível ou vazio. Mas é mais surpreendente ainda quando acabamos por encontrar um grande terreno com uma casa antiga, como esta a seguir.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga - Clique para ampliar.

Localizada no número 93 da Rua Dr. Tomás de Lima, na Liberdade, este imóvel é, apesar de seu estado deteriorado, um sobrevivente. A região central é praticamente toda ocupada por edifícios e grandes construções e os poucos imóveis antigos que restam na área são basicamente imóveis que estão protegidos pelas leis municipais ou estaduais de tombamento.

Este imóvel não é tombado, é apenas uma casa antiga em um amplo terreno. Aparentemente ela sobrevive por haver algum impasse na documentação da área, o que dificulta a negociação para venda.

Vazio, enquanto havia acesso a casa moradores de rua chegaram a dormir no local. Por outro lado criminosos já chegaram o usar a casa para se esconder ou também para consumo de drogas. O acúmulo de lixo no terreno também chegou a tornar-se um grande problema para os vizinhos. O problema só foi resolvido com o muro que foi construído e isolou a residência da rua.

Enquanto nada é feito a casa deteriora-se cada vez  mais e talvez seja já irrecuperável.

Veja mais fotos desta casa (clique na foto para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Conheça a região através de nosso mapa:

Ver São Paulo Antiga num mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Jefferson Eduardo 04/03/2013 at 12:41

    Eu já havia reparado nesta casa quando visitei a rua Santa Luzia, que fica defronte. Uma moradora local disse-me o mesmo com relação aos moradores de rua…

    Reply
  • Ivaldo Brasil Jr 14/01/2015 at 11:58

    eu moro no prédio em frente a este imóvel, o terreno pertence à secretaria estadual de habitação. a casa foi desocupada há uns 3 anos, era invadida por traficantes que ali vendiam de tudo e a policia sempre aparecia pra pegar, provavelmente, pegar um troco e deixá-los em paz. hoje é uma ruína cheia de lixo, mosquitos da dengue e ratos, e o local é usado como banheiro por mendigos e como ponto pra fumar crack. o terreno está cheio de mato e ratos.

    Reply
  • Carlos 29/04/2015 at 06:20

    Morei nessa casa ha 32 atras, era um cortiço, e na mesma rua no numero 240.

    Reply
  • Luiz 24/07/2015 at 02:29

    Demoliram essa construção. Há máquinas no terreno.

    Reply