Localizada na Rua Genebra, no bairro da Bela Vista, esta bela casa do passado paulistano está à venda.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Trata-se da construção mais antiga neste trecho da rua e, apesar do estado de penúria, possui uma beleza incontestável. O imóvel é tão antigo que o trecho da calçada onde se encontra este imóvel possui um traçado diferente do restante da rua, mais estreito.

Como a casa já é tombada pelas leis municipais, embora esteja à venda não está conseguindo encontrar um novo dono rapidamente. Isso pode fazer com que a velha residência se deteriore ainda mais com o passar do tempo.

Usualmente não mantemos os números de anúncios de venda encontrados nas casas, mas como esta é tombada e vendê-la parece ser fundamental para que ela sobreviva e seja restaurada, optamos por manter. No fundo do terreno desta casa existem algumas árvores, o que complementa o imóvel tornando-o ainda mais agradável.

Que esta casa consiga um novo dono e seja restaurada o quanto antes.

Veja mais fotos deste imóvel (clique na miniatura para ampliar):

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe uma resposta

Comments

  • Ralph Giesbrecht 11/11/2009 at 14:39

    Tá muito bom, bem mais facil. O meu é que precisa de um arranjo tambem… Abração

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.

    Reply
  • Carlos 15/11/2009 at 00:02

    É muito bom saber que há pessoas, que como eu, tem uma preocupação com a cidade e seu patrimônio cultural/histórico. Infelizmente o que vemos é a destruição e/ou a transformação de belos imóveis em monstros de concreto, retos e pálidos, servindo apenas para enfeiar e escurecer a cidade.Parabéns pelo site.

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘0 which is not a hashcash value.

    Reply
  • Newton 30/04/2010 at 16:34

    O problema é a burocracia, eu e um grupo de amigos, tentamos junto aos órgãos públicos restaurar uma antiga escola na região da liberdade, tivemos despesas em levantamento de plantas do respectivo imóvel, procuramos informações e não conseguimos justamente por causa dos obstáculos impostos, é por isso que os imóveis entram em deterioração, não é a falta de interesse em alguém ocupar o imóvel. Para ter idéia, nossa proposta era restaurar, o que ainda restava da escola (a escola de que falo é a “Campos Salles”) e restaurar algumas salas, transformando em espaço público para reuniões e apresentações da região, e até mesmo um museu. Conclusão: diante de tanto obstáculo tanta dificuldade, desistimos da idéia, e agora a escola apodrece a cada dia que passa… lamentável

    Reply
    • Clotilde 15/01/2013 at 20:29

      Oi Newton, realmente só quem passa pela situação é que conhece a dificuldade de ter uma propriedade tombada pelo Patrimônio histórico, as autoridades tombam o imóvel e depois “que-se-dane-o-proprietário”!!! Reformar uma casa dessas é muito custoso, porque além de ser uma construção antiga convenhamos que é uma construção “velha”, cuja restauração é muito cara, a burocracia é imensa, não há interesse de compradores porque sabem o “mico” que é, e enquanto isso o “infeliz proprietário” do imóvel tombado fica com o seu patrimônio financeiro “zerado” e rezando para o imóvel cair de velho porque assim pelo menos ele consegue recuperar o dinheiro do terreno. O governo deveria mesmo era fazer uma desapropriação indireta: pagar ao proprietário o valor de mercado e assumir o imóvel, mas não é isso o que acontece, na verdade o que o governo faz hoje é uma tremenda sacanagem ao proprietário. abraços.

      Reply
      • Douglas Nascimento 15/01/2013 at 20:33

        A Clotilde, em boa parte do que escreveu, tem razão. O tombamento como é hoje torna o dono da propriedade um refém.
        Não podemos esquecer que muitas famílias ricas do passado hoje não são mais (abordo essa discussão em vários textos aqui do site), então muitas vezes os herdeiros não tem condições.
        Imóveis tombados precisam ser totalmente isentos de tributos como o IPTU, desconto no IR e incentivo fiscal para manter preservado. Só a caneta de DPH ou CONDEPHAAT não é justo.

        Reply
  • aquinaojacare 24/07/2011 at 23:30

    Quanto que deve valer essa casa? Alguém um palpite??

    Reply
  • simone 27/01/2012 at 15:49

    Tb gostaria de saber, pois tenho interesse em comprar.

    Reply
    • Marcelo 20/02/2018 at 11:59

      Olá, Simone. Já responderam à tua pergunta abaixo. Confira.

      Reply
  • Eduardo 10/02/2012 at 10:53

    Entrem em contato comigo caso haja interesse na casa.
    Obrigado.
    du_baron@hotmail.com

    Reply
  • eduardo p. 15/01/2013 at 11:04

    sou um grande entusiasta e admirador da arquitetura. alguem saberia o nome dado ao detalhe da flor ( me lembra uma flor ) presente na parte inferior do portao? ( foto 2 ) ja observei tal detalhe em inumeras construcoes do inicio do sec. XX porem nao sei como me referir a ele em minhas pesquisas. grato.

    Reply
    • Jefferson Eduardo 15/01/2013 at 12:42

      “Flor em alto-relevo” ou “florão”.

      Reply
      • eduardo p. 15/01/2013 at 20:15

        encontrei com o nome florao. grato

        Reply
        • Jefferson Eduardo 01/03/2013 at 12:57

          Não há de quê, boa sorte!

          Reply
  • Cybelle de Lima 14/04/2013 at 01:21

    Esta casa e outras da Rua Genebra não têm só a calçada mais estreita, como ficam num outro nível, o que poderia indicar que o nivelamento foi feito depois dela ter sido construída.A rua toda é um morro, que desce em direção à atual Praça da Bandeira.

    Reply
  • Marcos Roberto Cunha 30/06/2013 at 13:51

    essa casa da rua genebra sim foi invadida! meus amigos moraram aí e já foi muito bem conservada, pena que hoje em dia se encontra neste estado! o predio ao lado ja foram diversas casas iguais a essa

    Reply
  • Mariana Araujo 20/02/2015 at 12:35

    Na foto do Google Mapas de out/2014, a casa permanece da mesma forma…..é uma pena. Com tanta gente procurando uma casa propria, ainda que precisando de reforma….lamentavel.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: