Casa Demolida – Rua João Boemer

Antiga residência térrea localizada no número 113 da rua João Boemer, no bairro do Belenzinho. A velha casa típica da primeira metade do século XX está bastante deteriorada, mas apresenta-se em sua fachada original da época, com janelas e portas altas e porões para a rua.

Este trecho da rua está bastanta deteriorado e são encontradas diversas casas em péssimo estado de conservação umas abandonadas, outras ocupadas regularmente e algumas invadidas.

João Boemer (ou João Bohemer), que dá nome a rua, foi um imigrante alemão que viveu na região e que em meados do século XIX produziu a primeira cerveja feita na cidade de São Paulo, a Cerveja da Penha. No início a bebida era apreciada apenas pelos moradores do bairro que dava nome à cerveja, mas com o tempo passou a ser também vendida no centro de São Paulo, pelo alemão Henrique Schomburg no antigo bar “O Corvo”.

Veja mais fotos desta casa (clique para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento

Foto: Douglas Nascimento
Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Casarão de Alfredo Prates

Projetado por um arquiteto belga e inaugurada em 1896, a antiga residência de Alfredo Prates é um dos belos casarões do Campos Elíseos que ainda resistem.

Leia mais »

We Hostel Design

Casarão centenário da Rua Morgado de Matheus, na Vila Mariana, é mantido preservado e no local funciona a We Hostel Design. Conheça !

Leia mais »

10 respostas

  1. Muito interessante! Só esta faltando o nome do antigo proprietário desta residencia.
    É importante complementar, que o terreno onde foi construída a igreja de São João esquina com a Av.Celso Garcia foi uma doação do João Boemer

  2. Legal essa história. João Boemer era irmão do pai (Pedro Boemer) de minha avó (Elisa Boemer)

    1. João Bohemer era irmão de minha bisavó Paulina Bohemer, casada com Jacó Wagner que também tinha cervejaria em Piracicaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *