Um viva para este simpático sobrado geminado da rua José Maria Lisboa, no Jardim Paulista. Dos cinco que foram construídos juntos, apenas ele sobrevive sem grandes alterações na fachada.

Com o tempo todas as residências vizinhas foram sofrendo alterações. Quase sempre para serem adaptadas para uso comercial. Esta, felizmente, segue bem próxima ao seu estilo original, de quando foi construída.

Sua maior alteração se dá na porção térrea da fachada, que ganhou trabalho bem bonito com pastilhas de cerâmica. Esta mudança já deve ter uns 30 anos ou mais e não ficou ruim, pelo contrário.

É uma pena que as demais não conseguiram ficar mais próximas ao original. A foto abaixo, de meados de 2016, dá um panorama básico das demais vizinhas:

Por fim, não podemos deixar de mencionar o quanto essa fiação suspensa deixa nossas ruas esteticamente feias. Eu provavelmente já teria surtado e arrumando confusão com a empresa de energia elétrica se eu morasse nesta casa. Imagina acordar todo dia, abrir a janela de casa e se deparar com esse poste repleto de fios da foto abaixo ? Um horror!

E abaixo mais uma imagem, desta vez da porção térrea da fachada. As pastilhas foram colocadas de maneira bastante criativa.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Luiz Henrique 09/11/2017 at 17:34

    Cara, o que dizer do poste e da fiação elétrica, hein? Nada! Só lamentar e se solidarizar com o morador.Que coisa horrível! E olha: quando o “progresso” chegou( leia-se o poste / fiação) a residência já estava lá. Porém, sem estudo nem nada, sem quê nem pra quê, virou isso aí…HORRÍVEL!

    Reply
  • Daniel Pardo 19/11/2017 at 21:39

    Esses fios todos devem ser de TV a Cabo, coisa que na época da casa nem se sonhava em ter aqui no Brasil.

    Reply

Comunicado importante aos leitores e leitoras do São Paulo Antiga

Neste momento estou enfrentando um período de muitas dificuldades para manter o site no ar, com a possível saída de nosso patrocinador institucional.

 

Preciso da sua colaboração para que o site não encerre suas atividades em 1 de julho de 2018.

 

Faça uma doação ou assinatura mensal no site São Paulo Antiga, através da plataforma APOIA.SE

 

Desde já muito agradecido,

Douglas Nascimento, autor e editor