Visitar o bairro do Bom Retiro, na região central de São Paulo, sempre nos revela gratas surpresas. É incrível como este bairro sempre me surpreende com construções belas e curiosas a cada passeio que faço por ali.

Toda vez acabo encontrando algo que nunca tinha visto antes em ruas que já tinha passado por inúmeras vezes. Isso mostra o quanto a cidade e rica história e atrações que muitas vezes ficam distante dos olhos dos paulistanos e dos turistas.

Pois foi no número 76 da curta rua Lopes Trovão que encontrei este belíssimo exemplar da São Paulo Antiga em um bom estado de conservação:

A residência, trata-se de um típico imóvel do início do século 20. Térreo, com o tradicional porão ao nível da rua, pé direito alto e entrada lateral. Na sua fachada, uma profusão de elementos decorativos que vão desde o alto da construção até o nível da calçada com as grades decorativas das pequenas janelas do porão e o pequeno e charmoso portão de entrada, do lado direito.

Casas como essa não foram projetadas para automóveis, razão pelo qual muitas delas não possuem garagem. Assim, a grande maioria acaba sofrendo transformações que mutilam drasticamente a fachada, em prol de um lugar para acomodar o carro. No caso desta residência, houve uma discreta intervenção no porão para transformá-lo em uma garagem. O resultado até que não foi ruim.

Detalhe da fachada do imóvel (clique para ampliar)

Apesar de estar carente de uma boa pintura, a casa está absolutamente preservada e muito bem conservada. É um belo exemplar de como era o Bom Retiro cerca de 100 anos atrás.

Que nos próximos passeios pelo Bom Retiro eu descubra ainda mais casas como esta.

Confira outras fotos desta residência (clique para ampliar):

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Vinicius Campoi 20/01/2012 at 15:32

    Que beleza, um achado mesmo! E realmente a intervenção da garagem ficou bem discreta. Oxalá todas as reformas fossem assim!

    Reply
  • Lucas Ribeiro Giantorno 20/01/2012 at 15:40

    Gostei Dessa Casa !!!!!

    Reply
  • Maria José Moraes da Silva 20/01/2012 at 16:55

    Fico feliz em saber que ainda existem casarões preservados. Aqui na minha cidade, João Pessoa-PB, principalmente na Rua das Trincheiras, há casarões belíssimos que estão quase totalmente destruídos. Fico muito triste qdo. vejo esses casarões nesse estado. Se eu pudesse, compraria todos eles (se estivessem à venda) claro, faria uma restauração sem mexer no original e um contrato de comodato com que quisesse habitá-lo e obrigatoriamnte preservá-lo.

    Reply
  • Tadeu 21/01/2012 at 01:54

    A casa está habitada ou abandonada? Ótima descoberta!

    Reply
  • DELEI 08/06/2012 at 10:48

    GENTE COM CERTEZA AS CASAS DO LADO ERAM IGUAL A ESTA MAIS JA FORAM DEMOLIDAS TAMBÉM .

    Reply
    • Angela 16/07/2012 at 18:26

      Meu bisavo italiano quando casou foi morar na casa numero 118 dessa rua. Morou lá por muitos anos, até 1934 quando faleceu.

      Reply
  • Kate V 29/01/2013 at 12:21

    Linda!!!!

    Reply
  • Marcelo 24/04/2017 at 17:03

    Reparem o quanto falta de vidros nas janelas frontais.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: