Na rua Sebastião de Andrade, na Vila Matilde, encontramos esta simpática residência cuja construção nos remete a primeira metade do século XX.  São construções planejadas para uma época em que o carro não era uma prioridade na vida das pessoas, e as residências não contemplavam garagens. Mesmo o terreno sendo grande não era comum encontrar um local para os carros.

O bairro de Vila Matilde, que surgiu nos anos 1920, é com certeza uma das regiões mais agradáveis da zona leste de São Paulo. Um bairro que ainda não foi atingido em cheio pela avalanche da construção civil e por isso ainda nos revela gratas surpresas em suas ruas sinuosas, como este belíssimo imóvel.

A região que deu origem ao bairro (e a outros vizinhos) eram terras de Dona Escolástica Melchert da Fonseca, cujos domínios se iniciavam na Penha (região da atual rua Guaiaúna) até a região onde hoje temos o Parque do Carmo. Com o loteamento, o nome do bairro foi uma homenagem a sua filha, Matilde. Consta que o terreno onde hoje encontra-se (fechada) a estação ferroviária da Vila Matilde foi uma doação de Dona Escolástica.

O bairro começou de maneira muito precária e logo começou a desenvolver-se. Uma das primeiras instituições a chegar na região, foi o Colégio São José de Vila Matilde, em 1931, escola onde estudou o autor deste blog e que até hoje é uma das mais importantes instituições da região.

Se estiver passando ou mora na zona leste, não deixe de conhecer a Vila Matilde, um dos bairros mais simpáticos de São Paulo. E ao visitar, não deixe de conhecer a Igreja do Belo Ramo e sua curiosa arquitetura.

Veja outras fotos deste imóvel (clique na miniatura para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Conheça a região através do mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe uma resposta

Comments

  • Renata 10/03/2011 at 17:03

    É um imóvel muito bonito mesmo.

    Reply
    • Adriano 14/02/2012 at 22:32

      Era, infelizmente a casa foi demolida no final do ano passado …

      Reply
  • Adriano 10/03/2011 at 21:46

    Passo quase todo dia em frente à essa casa, é realmente muito bonita apesar de mal cuidada, havia uma grande árvore que foi retirada pela prefeitura, por isso nas fotos a calçada aparece quebrada e há uma fita de sinalização. No dia em que começaram a cortar a árvore vi uma senhora bastante idosa acompanhando os trabalhos da varanda. Acho a Sebastião de Andrade uma rua meio complicada, ele tem trânsito demais por causa do fluxo de carros que vêm e vão para a Avenida Aricanduva, acaba desvalorizando demais o entorno.

    Reply
  • Norival Souza 09/06/2011 at 16:04

    È uma das poucas casas antigas e ainda em pé… Lembro que quando comprei a minha, na mesma rua, tinha o mesmo estilo…Bons tempos da época sem tantos carrod!!!

    Reply
  • kaio 18/06/2011 at 23:23

    pois a casa da minha vô e mais velha que essa (fica na frente dessa casa)

    Reply
  • Erica 18/07/2011 at 00:40

    Eu moro na rua dessa casa, e gosto demais desse bairro.

    Reply
  • Victor 11/08/2011 at 12:30

    Olá pessoal!!!

    Nasci no bairro da Vila Salete. Passei (e moro ainda)a maior parte da minha vida no bairro da Vila Santana e estudei o colegial na escola Dom João (na Vila Matilde).
    Sempre gostei muito dessas regiões e não trocaria de bairro nem a pau!!!

    També tenho uma duvida:
    Alguem aí sabe o q é aquela mansão que fica na rua do Senac?? Ali já é penha mas é bem próximo da vila matilde.

    abraços

    Reply
    • stephan stefano 17/10/2011 at 17:26

      Respondendo ao victor…

      Akela mansão na rua do senac está a venda….o problema eh achar alguem que queira comprar por quase 2 milhoes de reais para morar pois é uma exgencia dos antigos donos apenas vender para quem for morar….diversas empresas de construção civil j´pa tentaram comprar para fazer ali condominio de predio porém sem sucesso….ainda bem!

      Reply
    • Xico 14/08/2014 at 17:40

      Tá Victor, mas o D. Joao nao fica na Vila Esperança,na rua Gilda??

      Reply
  • Carlos Alberto Souto 03/05/2013 at 11:21

    Sou nascido e criado em Vila Matilde, o problema desse bairro é que se deu lugar a favelas junto a Av. Aricanduva e muitos prédios construídos e com isso uma extrema violência e muitas especulações imobiliárias.
    Lamentável

    Reply
  • Jefferson Silva 09/12/2014 at 22:42

    Nasci na Vila Matilde e morei em uma das primeiras casas da minha rua, hoje o imóvel não existe mais os proprietários demoliram e construiram dois desses sobrados novos,hoje moro em uma residência em frente mas sempre recordo com saudades desse tempo, aqui na Vila Matilde não há uma preocupação muito grande dos moradores em preservar a historia arquitetonica do bairro

    Reply
  • César Machado 03/06/2016 at 10:24

    A casa foi demolida.

    Reply
  • Rene Correa 09/11/2017 at 19:15

    Essa rua foi uma das primeiras a receber asfalto nessa região no inicio dos anos 60. Eu morava um pouco distante daí, na Vila Nova Manchester, mas ia com alguns amigos a essa rua aproveitar a forte descida para brincar com carrinhos de rolimã.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: