Bragança Paulista é uma das cidades mais agradáveis do Estado de São Paulo. Além de ser um município bem interessante para se fazer turismo, descansar ou mesmo apreciar a comida da região, como a tradicional linguiça de Bragança, a cidade possui muitos imóveis antigos interessantes, oriundos do rico passado cafeeiro da cidade. Um deles é este belo casarão.

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Construído em 1894, este imóvel espetacular está localizado na Rua Coronel Leme, na região central de Bragança Paulista. Este é um canto da cidade que tem muitas construções antigas interessantes, apesar de nem todas estarem bem conservadas. Não muito distante dali está o famoso prédio do Colégio São Luiz que encontra-se em processo de restauro.

Na porça mais alta da fachada, no frontão, o ano de sua construção (clique para ampliar).

Na porça mais alta da fachada, no frontão, o ano de sua construção (clique para ampliar).

Este casarão do século 19 chama bastante a atenção pelo tamanho e pela beleza de sua construção. Assobradado, possui um salão no seu térreo que pode servir de armazém. No centro do terreno há um portão que leva aos fundos da propriedade e também a porção superior da construção. Por fim, na ponta esquerda há um anexo do imóvel que serve como entrada de veículos. Aparentemente faz parte do projeto original da construção ou foi feito não muito depois do imóvel principal, já que seu estilo orna com o restante da propriedade.

Apesar da presença do vandalismo na fachada, com algumas pichações, o estado de conservação do imóvel é bastante satisfatório. Não foi possível averiguar se o tom de cor da construção é o original, mas a cor parece não ser a mais apropriada para este imóvel. Entretanto isso não diminui em nada a beleza deste magnífico casarão bragantino. Nosso parabéns aos proprietários.

Veja mais fotos deste casarão (clique na fotografia para ampliar):
Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Valeria Fulp 23/04/2014 at 15:24

    Como sempre, seu trabalho e’ impecavel. Esse edificio e’ maravilhoso, com seus detalhes incriveis. Quem pichou essa estrutura nao deve ter consciencia e muito menos amor pelo historico dessa cidade. Eita gentinha ignorante.!!!!

    Reply
    • Hell 29/04/2014 at 05:06

      O que se deve esperar de um pichador, Valéria? Infelizmente são um câncer de qualquer metrópole.

      Reply
  • Eder 07/09/2014 at 14:31

    Os detalhes de serralheria dos portões são um espetáculo à parte. Magnífico.

    Reply

Comunicado importante aos leitores e leitoras do São Paulo Antiga

Neste momento estou enfrentando um período de muitas dificuldades para manter o site no ar, com a possível saída de nosso patrocinador institucional.

 

Preciso da sua colaboração para que o site não encerre suas atividades em 1 de julho de 2018.

 

Faça uma doação ou assinatura mensal no site São Paulo Antiga, através da plataforma APOIA.SE

 

Desde já muito agradecido,

Douglas Nascimento, autor e editor