Um bairro que ainda não tinha aparecido com imóveis antigos aqui no São Paulo Antiga é o Brooklin Paulista. Uma das mais interessantes regiões da zona sul paulistana, fica entre o Campo Belo e a Cidade Monções, este último, por sinal, leva o nome da construtora que loteou o bairro, a Monções, do renomado Artacho Jurado.

clique na foto para ampliar

Construída entre os anos 1930 e 1940, este belo casarão está localizado no início da Avenida Portugal. Seu estilo chalé dá o toque europeu predominante nas construções de alto padrão de Santo Amaro e Campo Belo na primeira metade do século 20, quando muitos dos moradores na região eram de origem alemã.

Por esses bairros acima citados ainda é possível encontrar mais imóveis neste inconfundível estilo arquitetônico europeu.

clique na foto para ampliar

O que nos chama a atenção para este casarão especificamente, além de sua arquitetura, é o impecável estado de preservação em que ele se encontra. O zelo pelo imóvel pode ser visto nas paredes externas sempre pintadas, nos detalhes em tijolos da fachada, no jardim impecável e em seu “gradil” de madeira, que dá um toque ainda mais elegante a construção.

clique na foto para ampliar

No passado o imóvel foi residência da família de sobrenome Aranha, sendo que atualmente o imóvel é utilizado para fins comerciais.

A seguir, mais imagens do casarão (clique na foto para ampliar):

Atualização – 10/07/2019:

E infelizmente o que não deveria acontecer infelizmente se tornou realidade. O belíssimo casarão da Avenida Portugal começou a ser demolido no final de junho de 2019, juntamente com alguns vizinhos seus tanto da mesma avenida quanto da vizinha Avenida Santo Amaro.

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

clique na foto para ampliar

Trata-se de uma grande perda não só para a região de Cidade Monções e Campo Belo, quanto para a toda a cidade que perde um casarão cuja arquitetura é um tanto incomum em São Paulo.

Veja mais fotos da demolição em andamento (clique na foto para ampliar):

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • Carla Silva 28/09/2016 at 13:09

    Que lindo! Este casarão fez parte da minha infância, morei na Rua Geórgia e passava todos os dias em frente à ele. Dá uma visitada num casarão que tem na Rua Nova York esquina com Rua Kansas, Douglas. Lá sempre tinha uma senhorinha na porta e eu sempre tive muita curiosidade de saber sobre ele. Abraços!

    Reply
  • marayoliveiradesign 28/09/2016 at 15:20

    Este casarão é uma das minhas paixões. Também fez parte de minha infância, e de minha vida inteira… Sempre passo em frente, e fico admirando!!!

    Reply
  • vanialacerda2013 29/09/2016 at 09:28

    Muito lindo, especialmente pelo muro em madeira, como uma cerca. Qdo observo casas assim, com muros baixos, me dou conta do quanto perdemos em qualidade de vida. São Paulo já foi uma cidade bem mais amigável, com casas mais expostas e jardins quase abertos para a rua. Os muros tinham a função de delimitar os espaços, impedir a entrada de animais. Nem se pensava em possíveis criminosos…

    Reply
  • ernani 29/09/2016 at 18:46

    Lindíssima mansão, maravilhosa!!!… Tomara que nunca apareça um débil mental para botar abaixo esta relíquia e construir um prédio todo envidraçado e com pessoas acondicionadas como coisas enlatadas… ou um cortiço milionário.

    Reply
    • Guilherme Rabelo 02/07/2019 at 01:50

      Ernani, estou lendo seu comentário de 2016. Infelizmente hoje, 01/07/2019 o casarão está sendo demolido. O débil mental apareceu. Uma grande pena!

      Reply
  • Daniel Pardo 01/10/2016 at 20:09

    Realmente uma casa muito estilosa no meio de um lugar tomado por inúmeros prédios de apartamentos, moro na zona leste, mas conheço bem essa região, o milagre é o fato desse casarão ainda não ter sido vandalizado.

    Reply
  • Marcello Forte Marques 03/10/2016 at 12:40

    Morei por cerca de 30 anos atrás desse casarão, pois a casa em que eu morava na avenida Santo Amaro dava fundos para o mesmo. A casa em que morei era do mesmo estilo (hoje totalmente descaracterizada). Brinquei na infancia nesse casarão já que na época (por volta da metade dos anos 70), uma família de portugueses morava no local e um dos filhos era meu amigo. Tempos bons em que a região era formada exclusivamente por casas e tudo era muito tranquilo.

    Reply
  • Lourdinha 22/05/2017 at 08:32

    Linda! Dá vontade de voltar no tempo!

    Reply
  • Guilherme Rabelo 02/07/2019 at 01:46

    Infelizmente está sendo demolido nessa semana (01/07/2019).
    Mais uma memória da cidade que se apaga.

    Reply
  • Carmen Rio 03/07/2019 at 11:24

    É verdade que vai ser mesmo demolida?

    Reply
    • Emerson de Faria 11/07/2019 at 05:41

      Vai não, já foi, uma pena, a necessidade de se adensar cada vez mais a cidade falou mais alto.

      Reply
  • Márcia Aparecida Cardoso Visconti 11/07/2019 at 13:10

    Que tristeza! Menos um marco da cidade de SP. Uma construção em estilo germânico, linda!

    Reply
  • dan 11/07/2019 at 21:59

    Nossa, essa casa parecia estar em excelentes condições de morar ou de ser um belo uso comercial onde a fachada é o chamariz.
    Infelizmente mais uma residência de arquitetura fora dos padrões paulistanos que virou pó; muitas vezes podem ter optado por isso pois os donos originais devem ter morrido ou estavam atolados em dívidas ou não deixaram herdeiros ou também devem ter saído do país.
    Ainda mais nos tempos de crise, onde as vezes vender para alguma construtora pode ser a volta de deixar as finanças familiares no azul…
    Agora é alguém tentar recriar alguma residência similar a essa nem que dentro de algum condomínio Brasil afora e até em lugares onde a influência germânica é tão forte.

    Reply
  • Alessandro landroni 12/07/2019 at 09:00

    Isso e coisa de herdeiro…filhos…vendem tudo qdo os pais vao embora…nao dao nenhum valor sentimental…so venal…uma pena

    Reply
%d blogueiros gostam disto: