Um passeio pela agradável Bela Vista sempre pode revelar grandes atrações. O bairro, que é um das mais queridas e lembradas regiões paulistanas, ainda hoje – após tantas e tantas demolições – é repleto de construções realmente interessantes e significativas para a iconografia da cidade, como o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), a Vila Itororó ou mesmo a Casa de Dona Yayá.
Uma das construções mais bonitas do bairro é esta que publicamos aqui. Trata-se de um magnífico casarão localizado no número 1315 da rua 13 de Maio, no trecho entre a Avenida Brigadeiro Luís Antônio e Avenida Paulista. O imóvel, do início do século 20, está atualmente fechado e abrigou até cerca de dois anos atrás o showroom de uma empresa de móveis para ambientes comerciais.
Embora o casarão encontre-se fechado, não está abandonado ou mal conservado, apresentando-se em boas condições. Trata-se de uma bela construção assobradada com sótão e porão, mais uma edícula com garagem ao fundo. Há sacadas nos cômodos superiores e o caminho do automóvel no quintal é traçado com um mosaico português de tonalidade marrom. Pelo mapa no final do texto é possível notar o caminho que o veículo toma ao entrar no imóvel, seguindo pela esquerda para ir à garagem ou pela direita para que o motorista pegasse o passageiro por uma porta coberta do outro lado do imóvel.
Por fim, a área do imóvel é tão grande que seu terreno vai até a rua dos fundos, a Alfredo Ellis, como mostra a imagem a seguir.

Vista dos fundos do casarão na rua Alfredo Ellis
Um imóvel primoroso como este precisa continuar sendo preservado e para isso, é importante que ele esteja funcionando. Tomara que o imóvel logo encontre um novo inquilino ou proprietário e volte a ter suas portas abertas. E que o novo “morador” retire aquela guarita horrorosa na entrada do casarão.
Veja mais fotos deste casarão (clique na miniatura para ampliar):
Comments