Um passeio pela agradável Bela Vista sempre pode revelar grandes atrações. O bairro, que é um das mais queridas e lembradas regiões paulistanas, ainda hoje – após tantas e tantas demolições – é repleto de construções realmente interessantes e significativas para a iconografia da cidade, como o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), a Vila Itororó ou mesmo a Casa de Dona Yayá.

clique na foto para ampliar

Uma das construções mais bonitas do bairro é esta que publicamos aqui. Trata-se de um magnífico casarão localizado no número 1315 da rua 13 de Maio, no trecho entre a Avenida Brigadeiro Luís Antônio e Avenida Paulista. O imóvel, do início do século 20, está atualmente fechado e abrigou até cerca de dois anos atrás o showroom de uma empresa de móveis para ambientes comerciais.

Embora o casarão encontre-se fechado, não está abandonado ou mal conservado, apresentando-se em boas condições. Trata-se de uma bela construção assobradada com sótão e porão, mais uma edícula com garagem ao fundo. Há sacadas nos cômodos superiores e o caminho do automóvel no quintal é traçado com um mosaico português de tonalidade marrom. Pelo mapa no final do texto é possível notar o caminho que o veículo toma ao entrar no imóvel, seguindo pela esquerda para ir à garagem ou pela direita para que o motorista pegasse o passageiro por uma porta coberta do outro lado do imóvel.

Por fim, a área do imóvel é tão grande que seu terreno vai até a rua dos fundos, a Alfredo Ellis, como mostra a imagem a seguir.

Vista dos fundos do casarão na rua Alfredo Ellis

Um imóvel primoroso como este precisa continuar sendo preservado e para isso, é importante que ele esteja funcionando. Tomara que o imóvel logo encontre um novo inquilino ou proprietário e volte a ter suas portas abertas. E que o novo “morador” retire aquela guarita horrorosa na entrada do casarão.

Veja mais fotos deste casarão (clique na miniatura para ampliar):

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Kelso 10/05/2012 at 12:33

    Tem até entrada de serviço na Alfredo Ellis.

    Reply
  • Alexandre Giesbrecht 10/05/2012 at 12:42

    A “guarita” era, na verdade, uma vitrine dos móveis. Eles costumavam deixar, provavelmente por meses, alguns dos móveis de escritório que tinham à venda, só que sem manutenção alguma. Não raro eu passava na frente, e os móveis (especialmente cadeiras) estavam cobertos de pó, dando uma péssima impressão dos mesmos.

    Reply
  • Vinícius Ferreira 10/05/2012 at 21:43

    As duas casas vizinhas, na rua Dr. Alfredo Ellis, também pertencem a casa principal?

    Reply
  • Ellen 17/05/2012 at 16:45

    Sabe me dizer como conseguimos contato para compra deste imóvel?

    Reply
    • Luiz Carlos Hummel Manzione 04/07/2012 at 17:31

      Sra. Ellen

      Se a senhora tivesse bala para comprar esse imovel
      não faria uma pergunta como esta.

      Reply
  • Kleber wash 16/09/2012 at 02:23

    Alguém sabe daquele imóvel parecendo um castelo na Brigadeiro Luis Antônio, depois da av. Paulista, quase chegando no CCentro, que foi reformado há uns 2 ou 3 anos? (amarelinho) que estava em má conservação…
    Obrigado.

    *sinto-me transportado à épocas que não viví, toda construção antiga me traz lembranças do que eu não viví… 🙂

    Reply
  • Daniele reily 03/04/2015 at 08:32

    Então fui nesta casa ontem a valeria a pena ser visitada e restaurada, o atual dono disse que está casa era dos barões do tecido ( família do maluf, a energia do local é incrível e a escadaria ? Os vidros Sao desenhados , e toda a sala é de espelho.

    Reply