Um dos bairros mais históricos de São Paulo, a Bela Vista – ou Bixiga – é bem servido de construções antigas, espalhadas por praticamente todas as ruas que compõem o bairro. A Rua Dr. Alfredo Ellis é uma delas:

clique na foto para ampliar

Localizadas nos números 272 a 288, estes quatro sobrados construídos na primeira metade do século 20 são algumas das mais interessantes do bairro, especialmente devido ao estilo arquitetônico bastante destoante ao que costumamos ver pela região.

Apesar de vizinhas, são dois conjuntos de sobrados geminados diferentes. Particularmente acho as residências da esquerda (veja a foto abaixo) mais bonitas que as vizinhas da direita, até pelo fato de estarem muito mais harmônicas, já que as outras tem pinturas diferenciadas entre si.

Independente disso são importantes marcos arquitetônicos residenciais paulistanos e patrimônios da cidade. Abaixo apresentamos mais fotos na galeria:

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).

Deixe um comentário!

Comments

  • J.C.Cardoso 24/03/2018 at 10:33

    Estilo inglês (eu acho). Pelo menos, a amarração dos tijolinhos (com um “enterrado” entre os atravessados) é assim chamada.

    Reply
    • Luiz Henrique 29/03/2018 at 08:59

      Sim, elas têm um jeitão britânico mesmo. Na rua Teodureto Souto, no agradabilíssimo bairro do Cambuci, também há algumas casas nesse estilo. E são também geminadas, ao estilo dessas abordadas. Aliás, quando se faz casas assim, “britânicas” ou não, mas com um estilo, digamos, diferente, sempre são duas ou mais construções “parede-com-parede”.
      Aliás, o Cambuci ainda resiste bravamente em termos de casas antigas. E galpões também.
      Agora, esse maldito poste de energia, bem de frente às casas…é de chorar! Ridículo!

      Reply
      • Douglas Nascimento 29/03/2018 at 10:06

        As da Teodureto Souto também estão aqui no site.

        Reply
  • Marcus 25/03/2018 at 08:27

    Lindas! Lembram as residências e edifícios na França.
    Quando um país esquece suas raízes, constroem caixas feias.

    Reply
  • Daniel Pardo 19/04/2018 at 20:57

    E elas resistem bravamente perto dos prédios de apartamento modernos construídos ao lado.

    Reply
  • simone valerio 27/06/2018 at 14:03

    Muito bonitos! Uma pena estarem meio degradados.

    Reply
  • jelp856@gmail.com 06/07/2019 at 21:40

    este tal DHP e CONDEHSP, sao muito nefastos para a Cidade de Sao Paulo, além da veneranda incompetencia dos mesmos,me parece que eles estao mais pra atrapalhar do que pra favorecer no que concerne ao patrimonio arquitetonico e urbanistico da Cidade, o que deixa evidente que estao ocupando indevidamente cargos que deveriam se feitos corretamente ser de suma importancia para a Capital, porém é com imensa tristeza que se constata que os mesmos là estao tao somente para ganhar com os beneficios dos cargos, resumindo uma cambada de oportunistas sem talento e pior com as piores intençoes com a Cidade de Sao Paulo, na verdade esta claro que a odeiam!
    algo deve ser feito, tipo botar todos estes energumenos na rua, trocar por pessol idoneo, enfim ou caso nao seja possivel, fechar esse lixo que so esta servindo para desviar dinheiro publico ou seja do contribuinte, além da devastaçao do pouco, pouquissimo que sobrou da Sao Paulo de outrora, tao bela e tao bem feita!
    é simplesmente revoltante, so fazem porcaria , agora entao com essa idéia burra e perversa de manter o tal do minhocao e transforma-lo em parque , que piada d mau gosto! e como se fosse possivel! nao é!
    esse pais nao tem mais jeito nem soluçao

    Reply
%d blogueiros gostam disto: