Em busca de mais segurança em suas residências nestes tempos de insuportável violência urbana, muitas famílias subiram os muros de suas casas para evitar – ou ao menos dificultar – assaltos.

E assim vai desaparecendo do cenário urbano aquelas pequenas muretas que apenas serviam para delimitar os limites entre a calçada e a propriedade, dando lugar a muros altos que escondem muitas vezes construções interessantes.

clique na foto para ampliar

Essas duas residências vizinhas da fotografia acima exemplificam essa mudança nos muros muito bem.

Localizadas na rua Verdi, em Vila Moraes, as casas sofreram uma considerável alteração visual com a mudança de seus muros baixos para altos. Com isso as casas perderam também parte da ˝irmandade˝ que tinham. Geminadas, eram até alguns anos atrás ambas da mesma cor e com muros idênticos.

Agora com muros que dificultam a observação da casa seus proprietários também adotaram cores distintas, quebrando um pouco da padronização original.

Abaixo duas outras fotografias individuais das residências:

E você prefere as casas com uma cor só padronizada ou assim, cada uma com sua cor diferente ?

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Vania 23/10/2017 at 21:18

    Casas geminadas sempre ficam mais harmônicas se tiverem a mesma cor. Mas entre as duas, a azul ficou um pouquinho melhor. O portão é visualmente mais agradável, e as grades não tampam totalmente a visão do imóvel.,

    Reply
  • Kevin lima 27/10/2017 at 08:21

    Olá Douglas eu moro na vila Brasilina é queria saber se você não pode fazer uma exploração pela vila pois tem uma casa térrea que é a única que tem um porão e se destoa das demais peco este favor obrigado

    Reply
  • Daniel Pardo 28/10/2017 at 21:11

    As casas não são feias, mas ficou tudo muito azul e verde demais.

    Reply

Comunicado importante aos leitores e leitoras do São Paulo Antiga

Neste momento estou enfrentando um período de muitas dificuldades para manter o site no ar, com a possível saída de nosso patrocinador institucional.

 

Preciso da sua colaboração para que o site não encerre suas atividades em 1 de julho de 2018.

 

Faça uma doação ou assinatura mensal no site São Paulo Antiga, através da plataforma APOIA.SE

 

Desde já muito agradecido,

Douglas Nascimento, autor e editor