Recentemente publicamos aqui no blog uma reportagem sobre uma simpática residência na Vila Prudente que ostenta o símbolo do IV Centenário de São Paulo na sua fachada.

Na ocasião pedimos aos leitores que nos enviassem imagens de outras residências que espalhadas por ai também ostentasse o símbolo. Alguns leitores nos enviaram sugestões e hoje publicaremos a primeira delas:

clique para ampliar

clique para ampliar

A residência acima, chama bastante atenção não apenas pelo grande destaque ao símbolo na fachada, mas também por outra curioso detalhe: ela não se encontra na capital paulista, mas no município de Suzano.

Ao que tudo indica ou o símbolo do IV Centenário tornou-se bastante popular entre os anos de 1950 e 1960, ou quem a construiu gostava tanto do símbolo paulistano que decidiu colocar em sua residência na grande São Paulo.

imóvel está atualmente fechado (clique para ampliar)

imóvel está atualmente fechado (clique para ampliar)

Infelizmente, a casa que recebeu esta importante simbologia paulistana não está nas suas melhores condições. Aparentemente desabitada há alguns anos, tem seu quintal funcionando como estacionamento de um estabelecimento próximo e sua fachada recebeu uma pintura branca com publicidade.

O símbolo parece não ser notado por quase ninguém, exceto pelo nosso atento leitor Nelson C. Cunha Jr, que não apenas reparou como nos enviou as duas fotografias acima que ilustram o artigo.

Abaixo uma imagem do Google Street View, do ano de 2011, mostrando a residência antes de levar a tinta branca (a casa encontra-se na rua Nair Ferreira Martins, próximo ao centro de Suzano):

Google Street View / Divulgação

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Antonio Mario 10/12/2016 at 16:42

    Douglas,

    Obrigado pelas matérias (esta e a anterior). Eu estive no Vale do Anhangabau com minha mãe nas comemorações do IV Centenário em 1954. Quem conheceu a cidade nos anos ’50 não esquece.

    Obrigado.

    Reply
  • Lauro Kazumi Dehira 25/12/2016 at 00:01

    Estou em Pomerode-SC, e visitei o memorial das louças Schimidt hoje. O curioso, no presente caso, é que lá tem um grande vaso comemorativo do IV Centenário, fabricado por eles. Infeluzmente fotos não permitidas lá.

    Reply
  • Roberto Carvalho de Magalhaes 05/01/2017 at 10:32

    Prezado Douglas, você viu essa? Publicamos um pequeno artigo no Face e no site do Parque Ibirapuera Conservação e começaram a aparecer outras. A fotografia é de Fabio Canova de Souza.
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1397733613578267&set=p.1397733613578267&type=3&theater

    Reply
    • Douglas Nascimento 05/01/2017 at 12:49

      Olá,
      Fotografamos esta casa recentemente, após a sugestão de um leitor.

      Reply
  • Roberto Carvalho de Magalhaes 05/01/2017 at 12:26

    O artigo, onde os seus são mencionados, encontra-se no seguinte link: http://parqueibirapuera.org/o-simbolo-do-iv-centenario-de-sao-paulo-no-parque-ibirapuera-e-os-seus-familiares-perdidos-pela-cidade/

    Reply
  • Daniel Pardo 19/03/2017 at 20:15

    Era uma casinha simpática… 🙁 🙁 🙁 🙁

    Reply

Comunicado importante aos leitores e leitoras do São Paulo Antiga

Neste momento estou enfrentando um período de muitas dificuldades para manter o site no ar, com a possível saída de nosso patrocinador institucional.

 

Preciso da sua colaboração para que o site não encerre suas atividades em 1 de julho de 2018.

 

Faça uma doação ou assinatura mensal no site São Paulo Antiga, através da plataforma APOIA.SE

 

Desde já muito agradecido,

Douglas Nascimento, autor e editor