Mais próxima da cidade do Rio de Janeiro do que da capital paulista, a cidade de Bananal é uma das mais agradáveis cidades do interior de São Paulo que já tive o prazer de conhecer e passear.

Pacata, bonita, muito bem cuidada e com um clima sempre agradável, Bananal já foi a cidade mais rica do Brasil em um certo tempo do período imperial brasileiro.

Foto: Divulgação

Localizada na região da Serra da Bocaina, o nome da cidade tem duas origens possíveis: Uma delas sugere que o nome Bananal é tido como uma corruptela da palavra indígena “banani”, que significa “sinuoso”, termo que designava o traçado em curvas do rio local. Outra versão relaciona-se com os numerosos bananais que existiam na região.

O fato que a riqueza da cidade e da região tornou-se imensa pra valer durante o primeiro ciclo do café em São Paulo, ainda no século 19, quando a cidade era uma das prósperas na produção. O poder financeiro de Bananal era tão grande naquela época, que Bananal chegou a cunhar moedas próprias (foto ao lado) e também chegou a ser avalista de um empréstimo da Inglaterra ao Brasil.

Mesmo com todas essas vantagens, que incluía até uma ferrovia local, a cidade tinha alguns problemas que eram comuns em várias outras regiões do país: água encanada.

Para resolver este problema e atender a demanda da população bananalense resolveu se construir em um chafariz:

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Inaugurado em 1879 a pedido de Alfredo Campos da Paz, da Câmara Municipal de Bananal, o chafariz público foi feito em ferro, é ornado com elementos barrocos e possui quatro torneiras. Era utilizado pela população para a captação de água para suas residências durante o período em que a cidade ainda não dispunha dos serviços de água encanada.

Instalado na Praça Pedro Ramos, bem diante da Igreja da Matriz, o chafariz é um dos símbolos históricos da cidade e por alguns anos ficou deteriorado. Restaurado, foi instalado sobre uma base de pedra.

Abaixo duas fotos mais detalhadas do chafariz:

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

A cidade de Bananal é rica em cultura e patrimônio histórico, a grande maioria muito bem preservada. Quando fizer uma visita a região, além de conhecer as belas paisagens naturais, não deixe de conhecer o centro da cidade, o Solar dos Valim, a Pharmacia Popular (a mais antiga do Brasil) e também o Cemitério Bom Jesus.

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • MAURO OLIVEIRA 19/03/2015 at 11:22

    COISAS MAIS AGRADAVEIS DE SE VER E MEDITAR…

    Reply
  • ralphgiesbrecht 19/03/2015 at 18:13

    Tempos em que Bananal era uma das cidades mais ricas do Estado. Curisamente, sua decadencia começou no mesmo ano em que foi inaugurada a ferrovia (1888) para lá;

    Reply
  • maria elena gomes mansano 19/03/2015 at 19:36

    como gostaria de conhecer..obrigada pela reportagem Douglas..parabéns

    Reply
  • danielpardo2015 19/03/2015 at 19:44

    Mas ainda é possível pegar água nesse chafariz??? ou ele está hoje só de monumento histórico mesmo??? 😮 😮 😮 😮

    Reply
  • Getúlio José de Araújo Silva 19/03/2015 at 21:42

    Excelente materia sobre a cidade de Bananal e suas riquezas culturais. Obrigado por esse presente, jornalista Douglas Nascimento.

    Reply
  • maria conceiçao 20/03/2015 at 02:28

    Bela exposição do significado do Chafariz.Parabéns!

    Reply
  • Ruth Marangao Ferrari 20/03/2015 at 10:51

    Muito boa a matéria, conheço Bananal pois tenho parentes lá, um lugar tranquilo pra se viver e com ótima qualidade de vida, apesar de distante da capital fica próxima a grandes centros como Barra Mansa , Volta Redonda, e apenas 1 hora da cidade do Rio de Janeiro,é um ótimo lugar para quem admira a arquitetura do perìodo colonial..

    Reply
  • renata 22/03/2015 at 14:45

    Apenas monumento histórico

    Reply

Comunicado importante aos leitores e leitoras do São Paulo Antiga

Neste momento estou enfrentando um período de muitas dificuldades para manter o site no ar, com a possível saída de nosso patrocinador institucional.

 

Preciso da sua colaboração para que o site não encerre suas atividades em 1 de julho de 2018.

 

Faça uma doação ou assinatura mensal no site São Paulo Antiga, através da plataforma APOIA.SE

 

Desde já muito agradecido,

Douglas Nascimento, autor e editor