Para quem observa esta pequena parede grafitada e com tapumes no lugar das portas pode ser difícil de acreditar, mas onde hoje é apenas um terreno existiu um pequeno, mas importante, cinema da zona leste da cidade de São Paulo e que, por pouco não seria sequer lembrado por mais ninguém, o Cine Califórnia.

Localizado na esquina da rua Nova Jerusalém com Azevedo Soares, o Cine Califórina era bastante frequentado, no seu auge, pela garotada da região, que tinha a facilidade de ter um cinema bem próximo de suas casas o que dispensava ir a outras regiões mais distantes para assistir uma película.

Imaginaram a tranquilidade das mães quando os filhos queriam ir a um cinema e ele ficava a poucos metros de casa ? Hoje, é preciso ir a um shopping center próximo e gastar com carro ou transporte coletivo, estacionamento, tempo no trânsito, etc. A qualidade de vida que dizem ter chegado com os shoppings na verdade foi embora.

Com a morte do cinema, todo um entorno se modificou. Mas a memória do saudoso Cine Califórnia ficará para sempre no coração dos moradores do bairro e de todos aqueles que frequentaram a sala.

Confira mais fotos do local, já quase que totalmente demolido (clique nas miniaturas para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Como era o prédio do cinema antes de demolir:
Infelizmente, não conseguimos chegar a tempo de fotografar o local antes da demolição. Graças ao Google Street View, conseguimos uma imagem do cinema pouco antes de ser demolido, ainda no início de 2010. Se você possui outras fotos do cinema, entre em contato conosco através do nosso formulário de contato.


Conheça a região através do mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe uma resposta

Comments

  • Dilze 24/05/2011 at 12:00

    Surpresa! Não me lembro desse cinema e sou nascida, criada e ainda vivo na região.
    Talvez porque na época de sua existência, morava um pouco mais afastada.
    Frequentei outros 3 cinemas, muito próximos: o Cine Guanabara (Av. Eduardo Cotching – V. Formosa, qe hoje dá lugar uma enorme loja de móveis e eletrodomésticos), o Cine Santa Isabel (que ficava quase em frente à igreja de mesmo nome) e o Cine São Jorge (Av. Celso Garcia, deu lugar uma igreja pentecostal e, depois, a loja de sapatos).
    Será que alguém teria fotos desses outros locais do triângulo Carrão-V.Formosa-Tatuapé??

    Parabéns pelo site!

    Reply
  • Renata 24/05/2011 at 15:28

    Uma pena que hoje esses cinemas não existam mais.

    Reply
  • ana maria 01/06/2011 at 23:48

    Boa noite!
    Sou Ana Maria, estudante de fotografia pelo Senac. Estou em busca de construçoes abandonadas, destruidas para fazer um ensaio de moda para meu portifolio. Gostaria de saber se posso fotografar neste cine ou saiba de algum local mais ou menos nestes paramentros. Desde já, muito obrigada!!!

    Reply
    • Mariland Leutwiller 10/02/2016 at 23:07

      Fui tanto no Cine Califórnia na minha infância, ia na matiné, adorava, só tenho boas lembranças! Além de passar filmes também funcionava, esporadicamente, como um teatro para apresentações musicais, lembro-me que numa delas foi o cantor “Paragassú”que o meu pai amava e fui com ele assisti-lo, o cinema estava lotado e ficamos em pé na lateral encostados na parede que tinha a escadinha que subia para o palco.Talvez eu tivesse uns 5 ou 6 anos, seria ano de 1955/1956. O Paraguassu nasceu em 1894 e há algumas coisas dele no google, https://www.youtube.com/watch?v=JfUBjFP7wVw neste link uma amostra. Hoje o cine totalmente demolido fizeram dele um estacionamento que está fechado aguardando ser alugado. Adorei tantas lembranças boas que afloraram aqui !

      Reply
  • césar Fedato 11/06/2012 at 15:41

    Este Cine ficou fechado anos a fio, recentemente, algum especulador imobiliário comprou o imóvel, demoliu o edifício, deixando apenas as paredes perimetrais.

    Reply
  • césar Fedato 11/06/2012 at 15:49

    Ah, ia me esquecendo: os prédios que aparecem ao fundo foram erguidos no terreno da antiga fábrica da Tabacow.

    Reply
  • Alvaro Pulchinelli 21/12/2012 at 15:19

    Este cinema depois de desativado (acho que pelos meados da década de 1970) teve suas poltronas retiradas e foi feita uma quadra esportiva. Minha escola chegou a usa-la no inicio da década de 80. O piso era de taco de muito boa qualidade. O zelador do prédio morava numa casinha nos fundos.

    Reply
  • Leonardo 28/01/2013 at 21:28

    Assisti muitos filmes de far-west nas matinês de domingo à tarde neste cinema. Eu morava na Vila Santo Estevam. Na mesma época, tinha o cine Pagé na Rua Azevedo Soares, ao lado de um campo de futebol, entre as ruas Francisco Marengo e Antonio de Barros. Também ia no Santa Inês (na Santa Izabel, no Cine Carrão e no Guanabara na Vila Formosa..

    Reply
  • EMERSON DE FARIA 05/07/2014 at 11:42

    Este cinema, como tantos outros como o lendário São Geraldo, na Penha, e toda a Cinelândia que existia no centro velho da cidade até meados dos anos 90 (muitos dos quais frequentei na minha infância e adolescência), vinham agonizando lentamente desde a chegada da tv por aqui, na década de 50. A explosão dos shoppings centers a partir sobretudo dos anos 90 foi a pá de cal que faltava jogar sobre este segmento moribundo. Hoje resta apenas o heroico Marabá no centro velho, e um restrito punhado de salas de rua em bairros ecléticos como o Itaim Bibi. Moro na Vila Guilhermina e parece que existiu um grande cinema na Rua Joaquim Marra, próximo ao Largo do Peixe. A construção ainda existe e lembra muito um antigo cinema, mas nada na fachada indica que ali existiu, alguém sabe alguma coisa?
    São retratos de uma São Paulo antiga e bem mais humana que a de hoje, que mais se assemelha a uma terra arrasada por uma hecatombe apocalíptica.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: