Fundado em 1948 pela Empresa Cinematográfica Jona, o antigo Cine Catumbi foi por muito tempo uma das mais procuradas salas de projeção da região. Diferente da maioria dos cinemas da época, este possuia as cadeiras soltas de modo que permitia que as pessoas colocassem sua cadeira em um local que lhe desse melhor acomodação e vista. Sua capacidade era de aproximadamente 540 lugares.

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Foi nesta sala que minha mãe foi ao cinema pela primeira vez,uma vez que ela morava há três quarteirões dali na rua Cachoeira e era o cinema mais próximo de casa.

Durante muitos anos foi um point de diversão para os amantes da sétima arte. Entretanto o cinema acompanhou a deterioração que este lado do Belenzinho começou a sofrer na década de 1960 e encerrou suas atividades em 1964.

Desde então vem alternando períodos fechados e períodos ocupados, a grande maioria do tempo sendo um salão popular de dança.

Porém, desde o ano passado quando o salão de dança encerrou suas atividades, o prédio do antigo Cine Catumbi está à venda.

Veja outras fotos do antigo cinema (clique na miniatura para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe uma resposta

Comments

  • sofhia 04/12/2009 at 20:22

    Gostaria de manifestar ao proprietário do imóvel, meu interesse em alugá-lo quando estiver disponível.
    obrigada

    Reply
  • josé luiz teixeira 02/03/2013 at 03:03

    Neste local funcionou durante anos o Forró do Pedro Sertanejo, salão de danças muito famoso nos anos 70. Pedro, pai de Oswaldinho do Acordeon, era um importante nome do forró em São Paulo. Ali também era a sede da gravadora Cantagalo, crida por Pedro.
    vejam o link: http://www.forroemvinil.com/coletanea-suplemento-de-sao-joao

    Reply
  • Ayrton Buccelli Junior 20/03/2013 at 13:33

    Eu me lembro do Forró do Pedro Sertanejo, que “bombava” nas noites de sábado. Meus avós moravam no nº 167 da Evaristo da Veiga e, mesmo na outra ponta da rua, dava para ouvir o tal Forró do Pedro Sertanejo. Saudade desse tempo…

    Reply
    • Rogério 23/04/2014 at 16:32

      É isso mesmo Ayrton,morei durante 21 anos na rua Ivinheima,e todo sábado era assim.Quantas vezes eu ia pra escola que era o SESI, e via Pedro sertanejo ,Oswaldinho e também cheguei a ver muitas vezes nosso saudoso Dominguinhos.
      Bons tempos.

      Reply
      • Pardo 04/05/2014 at 21:41

        Belo Fusca colega hehehehehehehehe
        Eu não me lembro desse cinema, mas minha avó hoje com 87 anos com certeza se lembrará.

        Reply
  • Elaine Telles 26/06/2013 at 18:30

    Passei na porta do prédio hj, estavam colocando alguns materiais de construção. E, infelizmente, não está tão bonito como aparece nas fotos.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: