Imóveis Antigos

Cine Recreio

Comments (13)
  1. Franc disse:

    Nesse prédio funcionou o Cine Recreio, local onde os lapeanos assistiram desde o cinema mudo até os filmes com artistas memoráveis, até o final da década de 50, quando ele encerrou as atividades.
    Me recordo de ter ido algumas vezes assistir filmes das matinês de domingo. Nessa época na “Lapa de baixo”, como era chamada, moravam muitas famílias de imigrantes italianos, espanhóis e portugueses que trabalhavam na antiga São Paulo Railway e na Fábrica de Tecidos e Bordados Lapa.

  2. Milton disse:

    Cine Recreio, posteriormente funcionou uma papelaria de nome Comercial Recreio, lá pelos anos de 1970, depois perdi o contato, agora vejo que está completamente abandonado. Pobre Lapa de baixo

  3. Eduardo Palomin disse:

    Meu pai (1927-1990) frequentou o Recreio, quando menino recolhia vasilhames para poder vender e comprar ingressos para a matinê e assistir os seriados de capa e espada, musicais com Geny Kelly e Astaire.. Sansão e Dalila com o Victor Mature e Hedy Lamarr…O cinema era o grande veículo cultural daquela época…Realmente é uma tristeza que essa memória de muitos lapeanos esteja tão abandonada…Mas ainda é tempo. Parabéns pela iniciativa!

  4. No fim das contas, mexeram muito pouco no prédio para transformá-lo num estacionamento. Mas o pouco que mexeram foi lamentável: asfaltaram o belo piso que existia. Eu sempre uso a ironia “um lindo estacionamento”, mas, neste caso, apesar do estado atual do imóvel, é mesmo um lindo estacionamento art-déco.

  5. ANTONIO ERNESTO RIPAMONTI disse:

    gostei muito de reviver os bons tempos do cine recreio, onde havia um lanterninha chamado “ventania”. nasci em 1950 e muito frequentei o cine recreio que era antes um local onde se patinava no gelo, e minha mãe sempre patinava no local. pois minha vó tinha comércio na rua tenente landy com a félix guilhem. tinha inúmeros amigos e vizinhos que trabalhavam no “martins ferreira”. enfim… lapa eu conheço bem até os anos 70 quando daí mudei para jundiaí. estudei, no início, no guilherme kullman, minha primeira professora foi a sra. elsa ferrari que morava atrás do cine recreiro, depois fui para o olavo bilace por fim campos salles.

  6. heitor bolanho disse:

    Lembro de um Ripamonti. Creio que estudei com um deles no Guilherme Kulmann. Fiz curso de admissão com a Dna. Elza Ferrari. Sinto muitas saudades daquele tempo bom de criança.

    1. Emerson Edy Esquio disse:

      Olá Heitor Bolanho,……..estudei com você por volta de 1960 e poucos,….estava na mesma classe sua e com a Dona Elza tambem,……meu nome é Emerson Edy Esquio tenho fotos junto com você na classe,…….Assisti muitas paixão de Cristo no Cine Recreio,……,…..ao Heitor Bolanho um grande Abração !……………..

  7. Flavio Rocha disse:

    Caros amigos, quando “abri” este site e lí “cine Recreio”, pensei tratar-se de um “velho e querido cinema” que frequentei nos anos 40, porém o qual eu frequentava, era o “velho Recreio”, que ficava na Praça João Mendes, em um antigo prédio, quase na esquina da rua Riachuelo…porém valeu !!! fiquei sabendo que existiu ou cine Recreio, nesta “nossa” São Paulo antiga…abraços

  8. jose carlos disse:

    Que saudades dos filmes que assistia no purgueiro da lapa de baixo quando fazia compras para meu pai na casa de couro romeu pai já falecido bebedouro de agua para cavalos no largo japones que vendia frutas ,ponto de taxi motorista Mingão louco Baixinhos e tantos outros grupo escolar guilherme kulmann dona corací d iretora prof. dona aurea 3 ano quando estudava anos 60 que saudades hoje é só descanso

  9. Maria Cecilia disse:

    Frequentei o Cine Recreio na minha infância e lembro muuito bem de uma cortina estampada com reclames da época !!!Gostaria de saber se alguém tem alguma foto . Lembro que até cantei no palco do recreio a música Criança Feliz .Velhos tempos que jamais voltarão mas que ficam para sempre na nossa lembrança.

  10. E gente que epoca boa era a antiga sao paulo principalmente lapa pompeia que saudades me da

  11. Decio Perin disse:

    Na porta comercial ao lado direito ( de quem olha de frente ) era a sorveteria o Kió. Tinha um fantástico sorvete Eskimó de chocolate e creme. Tinha acesso também para a sala de espera do cinema. cadeiras de madeira, banheiros no fundo de um corredor ao lado da tela. Masculino na ala direita. 2 filmes, trailers, seriados, jornal da tela a preços bem camaradas. Na frente às Indústrias Martins Ferreira, a Estação de trem e o ponto de ônibus Moinho Velho, do Natale Quilicci

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga