O antigo Cine São Jorge, localizado no número 5332 da Avenida Celso Garcia, no bairro do Tatuapé, é um grande exemplo de que é possível combinar o antigo com o novo sem perder a identidade local.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Fundado em 1945 pela Empresa Cinematográfica São Jorge S/A (que também foi dona do extinto cinema Penharama) era um dos grandes cinemas paulistanos, com capacidade de 2113 lugares.

A construção é até hoje uma das mais belas obras arquitetônicas antigas da zona leste de São Paulo, contrastando com a atual situação desta avenida. No final dos anos 70 o cinema encerrou suas atividades, dando lugar a uma loja de calçados que permanece até hoje no local.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Com a instituição da lei cidade limpa pela prefeitura de São Paulo a CIC Calçados, que ocupa as dependências do antigo cinema, foi uma das primeiras empresas da cidade a se adequar à nova lei, removendo sua antiga publicidade que era como na foto abaixo, de meados dos anos 80:

Crédito: Divulgação / Cinemas Antigos do Brasil

Mesmo com a lei permitindo um letreiro em menor tamanho, a CIC decidiu por restaurar a fachada completamente dando destaque ao prédio que foi o antigo Cine São Jorge. Quem passa na rua só percebe que não é o antigo cinema ao notar as vitrines do local.

Em uma cidade que muitos estabelecimentos escondem suas fachadas históricas, descaracterizam seus prédios em troca de publicidade nem sempre positiva o que vemos no antigo Cine São Jorge/CIC Calçados é um exemplo a ser seguido por toda a cidade.

Parabéns CIC, Centro Industrial do Calçado, os paulistanos agradecem!

Dados do Cine São Jorge:
Inauguração: 1945*
Proprietário: Empresa Cinematográfica São Jorge
Capacidade: 2113 pessoas
Encerramento das atividades: Final da década de 70
* algumas fontes afirmam que a inauguração foi em 1946

Veja outras fotos deste imóvel:
Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Valney 21/01/2010 at 15:23

    Foram “Romeu e Julieta” quem tiveram as honras de se apresentarem no apogeu deste grande cinema. E o fizeram sob o colorido de uma película de celofane – aplicado à frente do projetor e trocado diversas vezes durante a projeção – para aumentar o charme do filme produzido em preto-e-branco.

    Reply
  • Daniel 03/10/2010 at 00:51

    aquela cobertura de alumínio que tampava janelas e sustentava o logotipo da cic é horrível… em porto alegre o edifício guaspari foi todo coberto com esse material, ficando com um aspecto monstruoso…

    Reply
  • Mariana 14/10/2010 at 23:13

    É verdade: os paulistanos agradecem!

    Reply
  • Ricardo 27/10/2010 at 17:24

    Vendo este prédio em dois tempos podemos ver como a Lei Cidade Limpa melhorou em 100% o visual da cidade. Eu que sempre vou ao Rio de Janeiro de ônibus reparo ainda mais uma vez que a Avenida Brasil de lá está um lixo com seus horríveis letreiros e outdoors.

    Reply
  • Peterson Henrique Freitas 17/11/2011 at 15:38

    Ficou uma belissima fachada. As cores talvez não sejam originais, mas as que colocaram agora deu um aspecto retrô muito chic.
    Ficaria mais feliz se voltasse a ser um cinema, ainda mais tendo em vista nossa carência de salas; e se enterassem a fiação. A teia monstruosa de fios é problema no Brasil inteiro, mas não devia ser tolerado na nossa cidade, que é a mais rica. Mas mesmo assim foi um belo gol da CIC.

    Reply
  • Lia 17/12/2011 at 13:35

    Belo gol mesmo. Se eu fosse comprar os artigos que vendem, como sapatos e acessórios, e se morasse lá é claro, só compraria nesta loja e ainda faria uma foto com e prédio ao fundo. Deveriam fazer algo parecido em suas sacolas como marketing: todas com a foto e breve histórico do caso, como o resumo que lemos aqui.

    Reply
  • guilherme salles de campos 13/01/2012 at 19:20

    parabens cic demais a sensibilidade de vcs ter a loja instalada neste imovel historico agrega valor corporativo a firma passando a ideia de bom gosto e cultura. MUITO BOM!

    Reply
  • CLAUDIO KENFF 14/02/2012 at 21:43

    o pessoal que comentou até agora só não falou do principal da foto que é a grande magia e fantasia que só se encontra numa projeção de cinema como esse!
    QUE FALTA DE CULTURA BRASIL

    Reply
  • Wagner Boemer 21/03/2012 at 15:04

    Cheguei a assistir alguns filmes neste cinema e também fui com a minha mãe comprar sapatos nesta loja. Quanto a arquitetura e as cores , não consigo ver nada de especial.
    Quanto a este site “São Paulo Antigo” é ótimo, principalmente para mim que venho de uma família com quase 200 anos nesta cidade.

    Reply
  • pagina12 13/12/2013 at 14:31

    O cine São Jorge fechou antes de 70, quando foi alugado para se tornar um salão de baile. Eu estava lá, nas domingueiras. O cantor Antonio Marcos em inicio de carreira frequentava o ambiente, e o
    conjunto Os Imperiais davam o ritmo para a pista de dança.

    Reply
    • Ricardo Flórido 23/09/2014 at 15:51

      Em 1975 assisti paixão de cristo…..

      Reply
  • sog@yahoo.com.br 07/04/2015 at 12:35

    DEVERIAM MOSTRAR POR DENTRO TAMBEM DOS IMOVEIS QUE VC RELATAM.NÃO É TÃO DIFICIL ASSIM.

    Reply
    • Douglas Nascimento 07/04/2015 at 13:38

      Em respeito à privacidade não mostramos interiores, exceto quando os proprietários autorizam.

      Reply