Localizada bem à beira do viaduto Condessa de São Joaquim, em uma rua que leva o mesmo nome, a pequena casa da foto acima é uma belíssima e brava resistente das demolições ocorridas na via para a abertura da Avenida 23 de Maio. Os planos para abertura desta avenida, que no projeto inicial chamaria Avenida Itororó, é de 1937 mas a mesma somente seria inaugurada 3 décadas mais tarde, em 1967.

A casa até pouco tempo atrás era vermelha, agora é branca (clique para ampliar).

Cor atual é branca (clique na foto para ampliar).

Cor atual é branca (clique na foto para ampliar).

A fotografia aérea abaixo, de 1970, mostra o exato lugar deste imóvel. Note que a árvore que ficava em sua calçada não existe mais, somente a do outro lado. Aparentemente, foi substituída pelo poste que hoje atrapalha a visualização da casa.

A seta indica o local exato (clique para ampliar).

A razão pelo qual a casa foi poupada na época é desconhecida. Se ainda hoje não existe muita atenção do poder público com as construções antigas espalhadas pela cidade, imagine então nos anos 1960-1970 quando a preocupação era ainda menor. Nos viadutos Jaceguai e Pedroso não se poupou nenhuma construção tão perto da margem da avenida que corre logo abaixo.

Felizmente além de ter sido poupada a casa é muito bem cuidada pelos seus proprietários. O imóvel é simples e encantador, daquelas construções antigas bem tradicionais com entrada lateral, uma breve decoração no frontão e o sempre típico porão. Atualmente é ocupado para fins comerciais.

Que a pequena casa continue sempre assim, preservada e viva. E, cá entre nós, a prefeitura bem que poderia mover o poste alguns poucos metros à esquerda para não atrapalhar a visualização deste belíssimo exemplar da São Paulo antiga. Na galeria abaixo da para notar bem a diferença de ver o imóvel com ou sem o poste atrapalhando.

Veja mais fotos antes da pintura atual em branco (clique na miniatura para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Conheça a região através de nosso mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Ralph Giesbrecht 15/06/2012 at 19:44

    Casa simples e linda. Por que pararam de fazer esse tipo de casas?

    Reply
  • 17/06/2012 at 12:06

    Ela é linda!!

    Reply
  • Betty 17/06/2012 at 20:29

    lindíssima!

    Reply
  • Anderson Augusto 13/07/2012 at 10:38

    moro na Rua dos Bororós, por isso passo todos os dias em frente a essa casa, é mto bonita, próximo a essa casa recentemente fecharam um casarão que pegou fogo, só resta a faxada.

    Reply
  • Edson dos Anjos Junior 29/07/2012 at 12:41

    Há muitos anos li um pequeno livro sobre a imigração Japonesa. E nele, haviam fotos e indicação de que foi na Condessa de São Joaquim que os primeiros imigrantes da Liberdade se instalaram. E que ali, fundaram o primeiro Jornal Nipo-Brasileiro. Seria interessante verificar se não foi nessa Casa, pois há estátuas e homenagens na Liberdade para fundadores de jornais. Pode ser esse o motivo da casa ter sido poupada.

    Reply
  • Saleteferreira Ferreira 20/05/2014 at 14:54

    Morei na Brigadeiro Luiz Antonio, e passava sempre em frente desta casa e acho ela linda !

    Reply
  • regina 20/05/2014 at 17:30

    Douglas estou participando do Memórias Paulistanas e suugiu uma foto dessa casa. Amplos debates e um site apareceu e eu compartilhei. Como o direito de imagem é seu e eu não pedi sua autorização estou avisando agora, tá. Vc vai ficar muito brabo?

    Reply
    • Douglas Nascimento 20/05/2014 at 17:33

      Olá Regina, como vai ? Citando a fonte e não cortando a marca d`água pode usar sem problemas! abraços

      Reply
  • regina 20/05/2014 at 17:43

    Ai Douglas, coloquei o site direto. Será que fiz certo?

    Reply
    • Douglas Nascimento 20/05/2014 at 17:44

      Tá sim, não se preocupe eu vi lá 😉

      Reply
  • regina 20/05/2014 at 17:49

    Ai que bom. Tenho o maior respeito pelo trabalho das pessoas. Meu filho é fotógrafo e as vezes acontecem umas “artes” com ele. Só pra constar : por conta dessa foto amanhã vou passar por lá.Mais uma vez obrigada e abraços

    Reply
%d blogueiros gostam disto: