Grande São Paulo

Cotonifício Paulista

Comments (32)
  1. Outro dia, passando pela Av Celso Garcia, reparei nessa arvore que nasceu no canto alto de fora do prédio. Fiquei louco pra tirar uma foto!
    Belo trabalho no novo layout, Douglas!
    Depois te mandarei um material que tenho!

  2. Karin Peixoto disse:

    Puxa é uma linda Faixada, fiquei na duvida se o predio inteiro ainda esta de pé ou se só restou a faixada mesmo. Poderiam aproveitar e restaurar, sei lá fazer um restaurante, ou uma loja de roupas, o predio é muito lindo mesmo. Pena que esta totalmente abandonado. Com certeza estão esperando alguma construtora comprar e demolir. Se isso acontecesse poderiam pelo menos aproveitar a Faixada.

    1. @Karin

      O prédio está inteiro lá ainda!

  3. Vitor Cioccari disse:

    Oi Douglas!
    É com muito prazer que a partir de hoje estou seguindo esse maravilhoso site,no qual eu já o tinha visitado por inúmeras vezes.
    Hoje,ao ver as fotos do Cotonificio Paulista,
    tive a impressão de ver uma luz acessa dentro de uma das janelas(acho que é em cima de uma geladeira).
    Ou é uma entrada de raio de Sol por uma telha quebrada?
    Abraços.
    Vitor(Móoca-SP)

    1. Olá Vitor,

      É uma geladeira mesmo!

  4. gostaria de rever os amigos que trabalhamos juntos por muitos tempos, por exemplo giulio Ferrazolli, giovanne pierr astrua, sebastião duque de oliveira, jose nathuk, hilso simões e outros mais colegas de trabalho foi ali que ficou uma bôa parte da minha vida,

    1. jose carlos de oliveira disse:

      oi jose maciel , eu trabalhei na cotonificio paulista em 1979 a 1982 . meu nome jose carlos oliveira , minha função , manutenção . meu chefe SR ricardo , e SR paixão , torneiros jão , tinha um senhor cearence que me esqueci do seu nome , e outro joão , tambem, o getulio manutenção , e SR gêronimo soldador, SR pacheco aux escritorio , almoxerife era o irmão do jogador ATALIBA do corinthians , e o enfermeiro era aquele senhor que tinha um poblema na perna e andava mancando. tenho saudades tambem. conheci uma moça de nome VERA e outra de CRISTINA GODOY as quais eu paquerava coisas que deicharam saudades . voce conheceu algumas destas pessoas ?

      1. tudo bem, zé carlos, eu trabalhei de 1999 até fechar em 1984, so que eu trabalhava na rua da intendencia 91, ainda lembro o numero cara,, foram 15 anos de bôas amisades, o bolinha o alemao o Gabriel o julio Ferrazolli e aquelas mulheradas que agente dava umas saidinhas né, era de leikkkkkkkkkkkk,, e o irmão do Ataliba o negão era gente bôa, mais foram bons tempos o meu setor era a tecelagem era contramestre dos Teares Ribeiro,,,, um abraço amigo,

        1. CORRIGINDO ERRO DE DATA É 1969 E NÃO 1999,, DE 1969 A 1984 DESCULPEM MINHA FALHA, OBRIGADO

        2. jose carlos de oliveira disse:

          Ola Jose de sousa maciel , obrigado por ter comentado a minha feliz passagem na Cotonifício paulista. E admiro a sua trajetória por la também . Eu acho que estou lembrando de você , eu entrei na Cotonifício através da escola SENAI , pois comecei a fazer estagio e depois fui efetivado ( 1989 / 1993 ) Você conheceu o Vanderlei do escritório ? Eu cheguei a jogar bola no time dele ( futsal ) . Obrigado , saudades .

    2. RAIMUNDO CAETANO DOS SANTOS disse:

      Prezado amigo JOSÉ DE SOUZA MACIEL:Parabéns pela mensagem,gostaria de rever os amigos que trabalharam juntos na Empresa COTONIFÍCIO PAULISTA (LANIFÍCIO SCURACHIO).Eu também trabalhei nesta empresa de 1970 a 1981 onde ficou uma boa parte da minha vida, mas tive a oportunidade de aprender e colaborar com os companheiros na busca por uma melhor representatividade do nosso Sindicato que nada fazia para nós.Sobre os amigos citados,fui informado que Giúlio Ferrazolli estava no interior de SP manutenção dos Teares que foram vendidos.Sebastião Duque ou (Roque) de Oliveira? Ou Bolinha? Se for,está bem,e moramos no mesmo bairro.Hilso Simões (Hilsão) me parece que já nos deixou,é saudouso! A todos colegas daquela época,gostaria muito ter notícias e onde pudéssemos comunicarmos.Ou através de e-mail:rcaetano43@gmail.com. Obrigado.Feliz 2013.

      1. Raimundo eu lembro de você cara! vou add você, se você ver o Bolinha fala pra ele me ligar o meu numero 082) 36418302 tou morando em Al. mas ainda tenha a casa em são miguel pta. e o alemão se foi né, e o caminho de todos nos, agora o bolinha e um irmão cara quero muito falar com aquele safadão,, um abraço Raimundo depois falamos pelo msn ou facebook, fique com Deus

        1. José de Souza Maciel disse:

          Prezado amigo;JOSÉ DE SOUZA MACIEL:Muito obrigado por responder o meu comentário falando dos nossos amigos.Você é um grande amigo.Realmente muitos dos nossos amigos já nos deixaram,outros talvez não tenham
          costumes de valorizar as coisas boas.Daquela turma,o Herlino,Gabriel,Hilsão,Ditão,velho Júlio,SR.João Peirre,Joaquim Fonseca (tecelão),Emílio Mascangne (tecelão),Otávio Capelo (tecelão e bicheiro),todos já nos deixaram.Mas como você disse, a vida é assim mesmo.Deus abençoam todos eles.Sebastião Roque de Oliveira (bolinha)Rua Teofrasto nº 42 Vila Olinda São Paulo- SP.CEP 03379-050 SP Fones 11-29103331. Nelsão,Fernando,Wanderley e Joaquim vendedor de tecido, tenho notícias.Meu amigo Maciel;Você já tem meu e-mail.Meu endereço é;Av. Barreira Grande nº 209 Jardim Colorado São Paulo SP CEP 03386-000 Fone 11 21544855.Quando vir á São Paulo, venha bater um papo. Será para mim um grande prazer.Abraços….Raimundo Caetano dos Santos.

        2. Raimundo Caetano dos Santos disse:

          Amigo.JOSÉ DE SOUZA MACIEL.Obrigado por lembrar dos amigos e dar suas notícias.Você é um grande amigo.Realmente muitos dos nossos amigos já nos deixaram,outros ainda tenho notícias.O Gabriel já nos deixou.O Bolinha é muito atencioso, muito legal.O endereço do Bolinha é; Rua Teofrasto nº 42 Vila Olinda S.Paulo CEP 03379-050 Fone 11 29103331. Meu endereço é;Av. Barreira Grande nº 209 Jardim Colorado S.Paulo.CEP 03386000. Fone 11 21544855.Quando vir á S Paulo,venha bater um papo. Será um grande prazer.
          Abraços.Raimundo Caetano dos Santos

    3. deixo aqui o meu email para os meos amigos e um forte abraço para os que entrarem nesse link, macielpa@hotmail.com

  5. Romeu Paris disse:

    Cotonifício Paulista. Minha avó, a italiana de Salerno, Filomena Turci trabalhou nesse cotonifício quando ainda era jovem.
    Passo de vez em quando por nesse endereço e faço questão de dar uma paradinha para reparar no prédio, agora abandonado.
    O tempo consome tudo e deixa muita saudade.

    1. Monalisa disse:

      Olá Romeu. Minha mãe, quando era mocinha, e minha avó tb trabalharam lá. Hoje minha mãe tem 77 anos…toda vez que passamos em frente a “Dona Gioconda” me conta histórias do cotonifício. É bom saber que existem pessoas que ainda preservam nosso passado! Parabéns ao Douglas!

  6. SIDNEY RAYMUNDO disse:

    Quem possa ajudar:
    Trabalhei no Cotonificio Paulista , na Rua Intendência 91 , entre 15/01/73 a 10/10/74. Minha Carteira Profissional foi extraviada , estou precisando saber onde foram parar as fichas de Registros de Empregados da época . Agradeço e muito quem puder ajudar. SIDNEY RAYMUNDO

    1. anderson morais disse:

      entre em contato que passarei seus dados para meu pai. o mesmo trabalhou por anos nesse lugar e creio que tenha informes a respeito.

    2. RAIMUNDO CAETANO DOS SANTOS disse:

      Sidney Raymundo;Sobre as fichas de registros de empregados do Cotonifício Paulista,fui informado que o Sindicato dos mestres e contra-mestres localizado na rua Júlio de Castilhos, próximo ao Largo São josé do Belém estava com uma remessa de fichas de empregados quando a firma fechou.Lá é possível que você terá alguma informação.
      No Sindicato dos Têxteis, na Rua Oiapoque nº83 após o Viaduto do Bras, você terá grandes chances de encontrar a sua ficha de registro de empregados.
      No Sindicato Patronal dos Têxteis na Rua Marquês de Itu, saindo da praça da República bem no final, lá tem fichas de todas as fábricas de tecidos da capital e do interior Sp.E Delegacia Regional do Trabalho Rua Martim Fontes nº209 ou 210.Setor de informação,lá você apresenta RG,CPF,Cartão PIS,outras Carteiras Profissional,pede para localizar nº da Carteira extraviada,pede 2ªVia com o mesmo nº e pede o Sindicato dos Patrões para preenchê-la novamente.Espero ter ajudado e desejo-lhe boa sorte.Se for bem sucedido,por favor,dê informações!Abraços.Raimundo Caetano.

    3. sidney raimundo tudo bem? olha o lugar que você vai achar esse documento e na junta comercial de SP. va ao sindicato dos texteis na rua oyapók no bras me parece que é numero 80 que eles fornecem o indereço, ou na rua julio de castilho no belezinho no sindicato dos mestres e contramestres ao lado da Igreja são jose do Belem, um abraço

  7. Interessantíssima arquitetura art déco.

  8. Rosilda Cordeiro de Souza disse:

    todas as noites “viajo ” por essas e outras fotos de são paulo,leio os comentários e fico imaginando como foram aqueles tempos…hoje lendo estes comentários fiquei a imaginar como o mundo é pequeno para que voa….voce faz um comentário que muito acreditam que ninguém lerá ,e de repente uma pessoa procura por amigos de uma época,e de repente ,logo abaixo surgem outros comentários de amigos procurados….dou uma idéias a vocês amigos desse cotonifício…tentem juntar mais amigos dessa época e marquem algo num restaurante,praia,sítio e façam uma confraternização entre velhos amigos,isso será muito gratificante para todos ,será um acontecimento que vocês jamais esquecerão…..por que caros amigos,o que se leva da vida é essa alegria que promovemos através do amor e harmonia e carinho ao próximo….vamos ,façam uma forcinha,….e se quiserem ,podem me chamar,,, espero que aceitem meu conselho!! rosaluz1980@hotmail.com

  9. com sertesa Rosilda, eu mesmo vivi mais tempo nesse cotonificio doque mesmo na minha casa, eu fui um funcionário exemplar e fiél a impresa, sempre fis jus pelo salario que recebia e a impresa tambem nunca se negou dar me o que era de direito, eu ainda tiro o chapéu pra aqueles patrões e aquela familia scuracchio, que Deus abençoe a todos

    1. E VERDADE ROSILDA, A SEMANA PASSÁDA TIVE A SATISFAÇÃO DE FALAR COM MEU AMIGO BOLINHA QUE JA FAS 39 ANOS QUE NÃO TINHAMOS CONTATO, ISSO PRA MIM FOI MUITO VALIOSO E EU GOSTARIA DE TER CONTATOS COM TODOS AMIGOS DA ÉPOCA, MAIS O BOLINHA É MUITO ESPECIAL, TODOS ESTÃO NO MEU CORAÇÃO, EU TENHO HISTORIA DESSE TEMPO PODES CRER,, MAS AVIDA É IGUAL A UMA PENA O VENTO TRAS E DEPOIS NOS LEVA,, OBRIGADO ROSILDA SEI QUE ÉS UMA ALMA BÔA, BJS

  10. Amaurí Cascapera disse:

    Meu Avô paterno, Humberto Cascapera, trabalhou mais de 30 anos neste cotonifício, ainda tenho na cabeça as histórias contadas, o que eu mais tinha mêdo quando garoto era da temível ” polia central” a vapor que segundo meu avô , quando uma correia se soltava era lambada para todo lado.

  11. DENISE disse:

    PRECISO DE AJUDA PARA ACHAR UMA PESSOA QUE TRABALHOU NESSA EMPRESA EU NAÕ LEMBRO DO NOME COMPLETO SO O PRIMEIRO NOME QUE E JOAO E POR FOTO COMO QUE EU FAÇO PARA CONSEGUIR AJUDA AOS DOCUMENTOS A EMPRESA QUE TENHA FOTO

    1. Denise:A empresa Cotonifício Paulista, tinha endereço na Av. Celso Garcia nº 1651 e Rua da Intendência nº 91.
      Eu trabalhei na Rua da Intendência n 91 nos anos 1970 a 1981 = 11 anos. Lá o Encarregado geral era um Italiano cujo nome era Sr João Pierri .Esse Sr. João já nos deixou. Como você está procurando pessoa que trabalhava nesta empresa mas você só lembra do nome João e por foto, você pode ir até o Sindicato dos Mestres e Contra-mestres dos Têxteis, que fica na Rua Júlio de Castilhos nº quase na esquina do Largo São José do Belém. Este sindicato tinha fichas de muitos trabalhadores do Cotonifício Paulista. Outro endereço que também tinha muitas fichas de todos trabalhadores da indústria Têxtil era Sindicato dos trabalhadores da Indústria têxtil de todo Município de são Paulo. o endereço é Rua Oiapoque nº 80 após atravessar o viaduto do Largo da Concórdia (Brás). Vá até estes locais, conta o seu problema, e quem sabe você será vitoriosa. Boa sorte! Abaços!…

    2. jose carlos disse:

      Oi Denise , você também trabalhou nesta empresa ? eu conheci uma Denise la também , sera que era você ? Este João que procuras a função dele era torneiro mecânico na manutenção ? Você não era amiga da Vera que trabalhava nos teares ? Você não conhecia o Sebastião ( tião ) que fazia as manutenções nos teares , eu trabalhei com ele pois eu era estagiário do Senai . Eu acho que sei quem você é … entre em contato por favor .Abraços /

  12. ed disse:

    galera – quero saber mais sobre os tecidos de cotonificio paulista! eram tecidos para camisas? algo de luxo? eh muito interessante essa historia. obrigado!

  13. Paulo Alvares de Souza disse:

    ola, as fotos de São Paulo Antiga são muito boas, elas me lembrao de quando eu era criança e ia passear no centro de S. Paulo. PAULO

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.