Crimes

O Crime da Mala (1928)

Comments (14)
  1. J.C.Cardoso disse:

    Será que era outro crime?
    Conheço como tendo sido um crime passional. Pistone teria um ciúme doentio dela, e desconfiado de traição, fez o que fez.
    A história que eu sabia era que a mala (com o corpo) seguia para a Itália, para a família da morta. Mas parece-me que houve uma greve em Santos (início do movimento sindical), a coisa começou a apodrecer e… feder… e daí…

    1. janedarcke disse:

      Poizé! Meus pais também falavam extamente isso! Que ele era ciumento, que o filho não seria dele, e que o corpo seguiria para a Itália, sem nenhuma menção a dinheiro/negócios… Ela tinha (teria?) uma prima em Buenos Aires e só…

      1. Essa história é falsa, comum em crimes trágicos surgirem versões não oficiais.
        Seus irmãos, José e Esther Féa, vieram de lá para acompanhar as investigações em 1928.
        Inclusive em 2010 eu visitei a casa onde a família viveu na periferia de Buenos Aires.

  2. Desde criança ouvia a frase dita pelos meus pais : “é o crime da mala !”, quando alguma coisa era considerada absurda ou chocante…meu pai me havia explicado o motivo de tal expressão e penso que muitos paulistanos também a conheciam e a usavam…pelo menos os mais antigos. Muito boa a reportagem !

  3. sueli soares disse:

    PARABENS DOUGLAS POR TRAZER ESTE CASO TRISTE AQUI NA SAO PAULO ANTIGA A VIOLENCIA CONTRA MULHER JA VEM DE LONGE SO ASSIM TODOS VAO CONHECER A HISTORIA DA MARIA FEA.

  4. Emerson de Faria disse:

    Pois é, quase 90 anos antes de Eliza Matsunaga fazer sushi de seu marido japa, um crime horrendo e semelhante acontecia.

  5. JEFFERSON disse:

    Como sempre suas matérias são espetaculares Douglas! Parabéns! Quanta riqueza de detalhes, e o que dizer dessas fotos? Que raridade, fotos do interior da mala e da autópsia, nunca imaginei que elas existissem! Realmente mais uma grande postagem! Agora com relação a essas peregrinações e essa idolatria toda, com todo respeito aos devotos, mas, como o povo brasileiro é vazio nessas questões…

  6. Será que é NESSE crime da mala que a música “Alvorada Voraz” do RPM fala???

    1. Fernanda disse:

      Segundo o Wikipédia, é sim.

  7. Vera Cristina Dainese disse:

    Ouço esta história desde criança. Minha avó filha de italianos, me contava com requintes de suspense e fatalmente, eu ficava sem dormir a noite inteira relembrando a história pavorosa sempre lembrada pela minha avó. Triste saber, que as Leis já eram brandas na época, ele (assassino), se livrou e casou-se de novo. Ele teve direito a vida, e a vítima??? Maria Féa? Ela o traiu??? Nunca saberemos, mas a impunidade rola solta até os dias atuais. Infelizmente.

  8. Theyla Evenlin disse:

    Este foi primeiro crime, com o corpo encontrado dentro de uma mala?

    1. Oi Theyla, como vai ?

      Esse é o mais famoso, contudo foi o segundo. O primeiro “Crime da Mala” ocorreu cerca de 10 anos antes e foi cometido pelo imigrante libanês Michel Trad.

  9. Theyla Evenlin disse:

    Muito bem obrigada.Agradeço que me tenha respondido.
    A história deste crime e realmente curiosa.
    Parabéns pela matéria e continue assim.

Deixe uma resposta

Publicidade:

SP ANTIGOS

Nosso Instagram: @saopauloantiga
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.