Em uma das principais e mais movimentadas ruas do tradicional bairro da Liberdade, a rua São Joaquim, encontramos a antiga sede da Comissão Regional de Obras do Exército:

clique na foto para ampliar

Um edifício belíssimo e projetado em art decó,  a antiga instalação militar fechou as portas já faz algum tempo, o suficiente para vândalos entrarem em ação. Vidros quebrados, infiltração e poeira já tomam conta do local que está vazio e começando a deteriorar-se.

O local teve como atividade mais recente, um posto do Ministério da Defesa.

Uma construção deste porte, de significativo valor arquitetônico e com uma área considerável não pode ficar assim sem uso, sem destino. É preciso dar uma atividade para revitalizar o local, que pode ser facilmente uma repartição pública, escola ou biblioteca.

Confira outras fotos do local (clique para ampliar):

About the author

Licenciada em História, é pesquisadora e professora da rede pública e particular em Guarulhos. É co-fundadora da Associação Guarulhos tem História e Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC). Co-autora dos livros "Guarulhos tem História" e "Guarulhos: espaço de muitos povos".

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Renata 11/02/2011 at 17:40

    Uma pena ver um imóvel desses assim.

    Reply
  • Daniel 12/02/2011 at 03:45

    Não só pelo desperdício, mas é um problema grave deixar uma antiga instalação militar cair nas mãos de vagabundos. Cuidar do patrimônio não deixa de ser uma questão de soberania nacional.

    Reply
  • Bruna Rienda 14/02/2011 at 22:14

    Será que vão deixar acontecer com esse lindooooooo edificio (sou maior admiradora do estilo art déco) o que aconteceu com o do batalhão de guardas?
    Um dia será que SP mudará?

    Reply
  • Elaine Bastianello 20/02/2011 at 20:22

    Glaucia querida, realmente a gente não consegue ficar limitada no espaço funerário. Minha cidade está com fome de verticalização e tudo em cima das edificações seculares…estou na luta contra esse “tombamento”. Bjos
    Elaine

    Reply
  • Lênin 19/08/2011 at 08:08

    E o pior não é só o abandono, mas também a quantidade de assaltos que acontecem em frente a esta instalação militar. Ainda existem militares trabalhando neste prédio, porém na hora em que acontecem os assaltos exatamente a frente deste espaço, ninguém vê militar nenhum….é um descaso total, pois o lugar é conhecido pelos moradores da região pelos assaltos tanto a carros quanto aos pedestres.

    Reply
  • Alan 30/11/2012 at 21:59

    Douglas, que tal uma reportagem sobre o Campos Salles? (que fica quase em frente)

    Reply
    • CARLOS 02/05/2013 at 19:55

      PERFEITO!!!!!

      Reply
  • Thomaz Yamada 28/11/2013 at 22:55

    Gláucia,
    Cresci no bairro da Liberdade e sempre ouvi que este prédio, antes da 2a guerra, teria sido um clube alemão que foi desapropriado depois do Brasil ter entrado na guerra contra o eixo. Será verdade ?
    O Campos Salles merece realmente uma visita. Tem uma fachada suntuosa e uma escadaria dupla de piso de mármore…

    Reply