Abandonado há muitos anos na rua Dr. Penaforte Mendes, 30, bairro da Bela Vista, este edifício comercial ajuda a degradar muito este trecho da rua, que liga a região da Praça 14 Bis com a rua Frei Caneca e região da rua Augusta.

Este prédio de linhas simples, mas atuais, não é muito antigo e possui quatro andares. O andar mais baixo foi emparedado para evitar invasores e os andares superiores apresentam a grande maioria de suas vidraças depredadas e muitas pichações.

Se recuperado, um edifício deste porte poderia facilmente tornar-se uma escola, ou outra instituição pública. Este estado deteriorado contribui para uma alta degradação urbana e social neste trecho da rua.

Veja outras fotos deste edifício (clique na miniatura para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Conheça a região através do mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

About the author

Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, edita o site São Paulo Antiga e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Também edita o blog Human Street View, focado em comparações fotográficas entre a atualidade e o passado.

Deixe um comentário!

Comments

  • Tweets that mention Edifício – Rua Dr. Penaforte Mendes, 30 — São Paulo Antiga — Topsy.com 10/02/2011 at 10:30

    […] This post was mentioned on Twitter by Douglas Nascimento, São Paulo Antiga. São Paulo Antiga said: Edifício abandonado – rua Dr. Penaforte Mendes, 30 (Bela Vista) – http://t.co/m0wWrrL […]

    Reply
  • Ralph Mennucci Giesbrecht 10/02/2011 at 15:40

    Esse além de horrível é mais do que horrível pois está em ruínas! Como sempre disse: prédios antigos são lindos e continuam lindos em ruínas. Já prédios mais novos… é o contrário. São horriveis e mais horriveis ainda em ruinas.

    Reply
    • Juliana 11/02/2011 at 19:26

      Talvez a questão não seja só a antiguidade do imóvel, mas a qualidade do projeto – até porque também existem prédios antigos feios (eu mesma trabalho em um que tem outro, provavelmente dos anos 30 e sem a mínima coerência nos ornamentos, bem em frente). O prédio em questão parece meio sem graça, mas poderia ficar interessante com uma boa reforma.

      Reply
    • Maju 10/08/2011 at 14:09

      FATO! Construções mais novas são tão sem graça, sem poesia…

      Reply
    • Flavia 16/10/2011 at 02:11

      O prédio não é “horrível”, ele simplesmente se enquadra na estética brutalista, muito comum em São Paulo e outras metrópoles. A forma de ver beleza apenas em construções antigas é equivocada, é necessário ampliar a percepção visual…

      Reply
  • Renata 11/02/2011 at 17:47

    O que a prefeitura está esperando para ocupar este imóvel? Realmente é um bom espaço para uma escola.

    Reply
  • Rosana Bacarini 13/02/2011 at 12:55

    E a maternidade SAo Paulo na região,que foi uma das primeiras maternidades de São Paulo está completamente abandonada.Vai uma dica Douglas coloca umas fotos pra gente e faça uma matéria eu acho muito interresante.

    Reply
  • Barata Ribeiro 21/02/2013 at 14:12

    Eu não quero saber se é bonito ou feio.. ele tem que ser útil… do jeito que está só serve para invasões de pessoas que não sabem viver em sociedade. E essas pessoas estão lá agora, poluindo o bairro onde moro.
    Governo, voce está ai ?

    Reply
  • thomaz humberto saletti 23/04/2015 at 14:17

    está ocupado a muito tempo. e ainda falam em transformá-lo em moradia popular!! A rede social Bela vista se preocupa em “virada da saúde” com distribuição de preservativos e falatorio sobre dengue, enquanto a própria praça 14 bis está em estado deplorável!!, com invasão total de moradores de rua que migraram de outros pontos da cidade, cheiro insuportável, lixo e banheiro a céu aberto.

    Reply
%d blogueiros gostam disto: